Organize e esvazie sua caixa de entrada de e-mail hoje mesmo com o Mailstrom

O Mailstrom é um serviço online que agiliza a organização da sua caixa de entrada do Gmail, Yahoo, Hotmail (ou outlook.com) e outros provedores com serviço IMAP.

Uma caixa de e-mail lotada é algo a que todos estamos expostos, mesmo quem segue o mantra essencial da produtividade pessoal, que é manter vazia a caixa de entrada, processando as pendências e novidades no ritmo em que chegam.

Hoje, retorno de feriadão, é um dia em que muitos usuários terão que exercitar sua rotina de filtrar, podar e reduzir os excessos das mensagens, até chegar às que precisam mesmo ser lidas e processadas (ou seja: cada mensagem deve ser ou descartada, ou resolvidas imediatamente, delegada a alguém, incluída em uma lista de pendências ou agenda, ou arquivadas).

Apesar de eu me esforçar moderadamente (já me esforcei mais, mas felizmente o e-mail está deixando de ser meu meio de comunicação principal), às vezes minha caixa de entrada também fica repleta, tanto que um dos primeiros artigos do Efetividade foi sobre como esvaziar a caixa de e-mail. ツ

Na linha do artigo recente que explicou como usar os novos operadores do Gmail para organizar mails antigos arquivados, hoje é o dia de aprender a usar uma ferramenta nova (e ainda em beta) para organizar e esvaziar a caixa de entrada do e-mail do Google.

Trata-se do Mailstrom, um serviço on-line que analisa e categoriza as mensagens da sua caixa de entrada do Gmail (ou de outros provedores de e-mail com serviço IMAP, como o Yahoo e o Outlook.com/Hotmail), separando em grupos as que são fáceis de apagar em massa (mensagens de redes sociais, de comércio eletrônico e de listas), e classificando as demais de maneira prática de operar em grupo (por remetente, por assunto, por tamanho ou cronologicamente).

Embora seja tecnicamente um cliente de e-mail, ele não tem o objetivo de que você o use para de fato ler as suas mensagens: a ideia é que você o use no começo de cada dia, para remover em massa o "lixo", deixando na caixa de entrada só as mensagens que merecem individualmente a sua atenção.

A operação é bem simples: as mensagens são separadas em grupos (social, comércio, listas, as grandes, e a classificação por remetente, por assunto e cronológica), e ao clicar em cada grupo as mensagens são apresentadas já ordenadas e agrupadas, previamente selecionadas e prontas para você excluir, arquivar ou mover, em grupo ou individualmente (também dá para ler as mensagens, se você precisar disso para tomar sua decisão).

Algumas ações especiais também estão disponíveis dependendo do contexto: por exemplo, mensagens de listas contam com a ação de cancelar a assinatura ("unsubscribe"), e nos contextos que permitem isso, sempre que você usa o botão de "Mover" pode definir a ação como uma regra a ser aplicada a todas as mensagens futuras similares à que você moveu.

A forma como o serviço permite esvaziar rapidamente uma caixa de entrada lotada torna bem adequado o seu nome, um jogo de palavras entre mail e maelstrom, que é um grande redemoinho.

O Mailstrom opera completamente via web, ainda está em beta e sem grande divulgação, e mesmo assim já ajudou mais de 35.000 usuários a remover um total de mais de 115 milhões de mensagens no último mês. Nada mal, hein?

No momento trata-se de um serviço gratuito, mas provavelmente vai passar a ser pago no futuro. Por enquanto há uma pequena fila de espera (que para mim foi de menos de 5 horas, na semana passada) no momento da inscrição, e o serviço fica integralmente disponível ao final dela.

Para mim o Mailstrom funcionou muito bem, e estou usando todos os dias desde que meu cadastramento se completou. Se você tem mais de 50 mensagens na sua caixa de entrada neste momento, recomendo!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: