Resenha e sorteio: livro "Marketing de otimização de buscas na web"

Recebi dos meus amigos da Linuxmall 2 exemplares do livro Marketing de Otimização de Buscas na Web, sendo que um deles eu guardei para meu próprio uso - incluindo a criação da resenha que você está lendo - e o outro vou sortear entre os leitores do Efetividade, conforme instruções ao final deste artigo

A autora, Martha Carrer Cruz Gabriel, é pós-graduada tanto em Comunicação de Marketing quanto em Design Gráfico, mestra em Artes, e várias vezes premiada como produtora web. Hoje atua como consultora em marketing de otimização de buscas e marketing de relacionamento.

E este background se reflete em um belo e conciso (100 páginas!) livro sobre o marketing de otimização de buscas na web, incluindo conceitos mais familiares como SEO e SEM, e bastante exposição técnica e prática dos conceitos e estratégias relacionados à área.

Eu gostei bastante do capítulo 2, que apresenta os conceitos de relevância adotados pelos buscadores, e como se adequar a eles para aumentar a chance de estar entre os primeiros resultados nas buscas que mais tiverem nexo com o seu negócio.

O quadro de idéias para link baits apresentado na página 35 apresenta uma série de dicas relativamente conhecida, mas raramente vista em um livro em português voltado ao público em geral, sobre como atrair links e visitantes para seu site. Para dar uma idéia, a lista inclui itens como:

  • fazer uma entrevista com alguém importante na área que você quer atingir
  • criar um evento ou concurso que atraia notícias
  • ser o primeiro a publicar as notícias relevantes no seu meio
  • criar um recurso interessante para uso em um evento que esteja para acontecer
  • criar um tema ou plugin

A minha preferida é a última: "Torne-se um especialista em seu nicho e escreva informações valiosas".

A comparação entre os pontos fortes e fracos da otimização orgânica (para influenciar os resultados ordinários dos buscadores) e da aquisição de anúncios para exibição em sites de busca, no estilo adwords, também é bem interessante.

Os capítulos 4 e 5 trazem uma atualizada lista de técnicas de otimização orgânica - aqueles toques sobre o que você mesmo pode fazer em seu próprio site para ser melhor percebido e indexado pelos sites de busca - e sobre o que você deve evitar para que estes sites não o coloquem em alguma lista negra.

Para fechar, alguns toques a mais sobre assuntos de interesse variado, como reinclusão de sites removidos de indexadores, landing pages, inclusão digital, dispositivos móveis, etc., e mais um capítulo dedicado a ferramentas e recursos que podem ser úteis.

Segue a referência: GABRIEL, Martha Carre Cruz. Marketing de otimização de buscas na web. Ed. Esfera, São Paulo, 2008. 100 páginas.

E o sorteio? Para ganhar o seu exemplar, é muito simples: escreva (até a meia-noite de 25 de julho, sexta-feira) um e-mail para livroseo@br-linux.org dizendo seu nome, endereço postal completo (com CEP), URL do seu site em que você gostaria de aplicar as dicas do livro, e duas palavras-chave de busca nas quais você gostaria que seu site estivesse bem posicionado. Vou ler todas as mensagens, mas não prometo responder. O sortei oocorrerá na semana seguinte ao término do prazo, e o ganhador será informado por e-mail, e terá seu nome e URL divulgados aqui no Efetividade.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: