Real e metafórico: leve na pasta seu próprio pincel para quadro branco!
Vale no sentido literal, mas também como metáfora: muitas vezes seria fácil garantir a disponibilidade dos recursos que sempre nos faltam, mas não percebemos.
Já notou que quase todo quadro branco do Brasil está com riscos que ninguém consegue mais tirar, ao mesmo tempo em que também ninguém sabe onde está aquele pincel novo que foi comprado na semana passada, só sabem onde está um velho, seco e quase ilegível?
Sim! Os professores já sabem, e os melhor preparados levam na pasta seu próprio pincel e apagador, porque sabem que não poder contar com a ferramenta é pior do que ter que se encarregar de um recurso que o ambiente deveria suprir.
Se você faz muitas reuniões em que é necessário registrar e transmitir conceitos dinamicamente, ou criar em grupo, deve sofrer com isso regularmente.
Portanto, fica essa dica rápida marcando meu retorno ao Efetividade: coloque na agenda uma visita à papelaria da esquina, onde com R$ 20,00 você pode comprar 4 canetas coloridas para quadro branco, etiquetas para identificá-las como suas, um apagador com encaixe para 2 canetas, e um saco plástico para levar o apagador na pasta sem manchar nada ;-)
Quanto ao sentido metafórico da dica, você não precisa marcar na agenda: se leu até aqui, certamente já está pronto para refletir sobre outros recursos fáceis de suprir e que sempre lhe faltam porque você deixa de tomar uma providência bem simples. Tome-a!
Comentar
Comentários arquivados