Crise: preparar-se para uma possível demissão ajuda também a manter o emprego atual

Quem tem atitude profissional, investe na empregabilidade e abraça cedo as mudanças vai para o fim da fila das demissões - ou encontra nova vaga antes.

Quando a crise econômica alcança o mercado de trabalho, muita gente revê pela primeira vez em muitos anos a sua empregabilidade, e começa a temer pelas suas oportunidades de encontrar nova vaga caso a atual seja atingida pelo facão voador que fica cada vez mais à solta.

O instinto tentará dizer que é tarde demais para fazer alguma coisa, mas neste caso é melhor não ouvi-lo: nas crises os cortes vêm em ondas sucessivas, e várias das medidas de aumento da empregabilidade futura também contribuem para o atual empregador deixar você cada vez mais para o fim da lista de quem ele pode vir a precisar demitir.

O gestor que precisa preencher uma lista de demissões não considera só a produção – também vai pensar na atitude da equipe que vai restar.

Afinal, na hora da desagradabilíssima tarefa de montar e colocar em ordem uma lista de demissões, um gestor não olha apenas para a produção e as competências técnicas: ele vai parar para pensar na qualidade do grupo que restará após a saída dos demais, e aí são as atitudes e a forma de se relacionar com os colegas que contam. Não é absolutamente necessário se destacar como um líder, mas por motivos óbvios você deve evitar ser apagado ("não fará falta pra ninguém"), detestado ("vão até comemorar") ou derrotado ("esse está só esperando a hora de sair").

O primeiro passo: foco na postura profissional. Você deve fazer isso sempre, mas é especialmente importante quando estiver se preparando alguma avaliação com critérios pouco objetivos (típica da composição de listas de demissão e das consultas informais a histórico profissional).

Não é só a questão da aparência (que pode ser mais importante do que deveria), mas especialmente da atitude, em aspectos amplos: manter a palavra, cumprir o que anuncia, saber o limite entre a vida profissional e pessoal (sua e da equipe), não dar desculpas esfarrapadas,exercer positivamente sua influência, não ser vítima nem manipulador da política do seu escritório.

A seguir, pense a tempo no seu networking. Se você deixar para tentar formar ou reavivar laços só quando já estiver precisando de ajuda, todo ~amigo~ que não tinha notícias suas há 15 anos vai perceber a motivação egoísta e interesseira do ato.

Mas o momento da crise já percebida mas ainda não desencadeada é uma situação em que há oportunidades diversas a explorar, e você pode melhorar suas chances e sua autoconfiança por meio de atitudes simples de aproximação:

  • Um telefonema ou e-mail curto ocasional (não mais do que um a cada 2 meses!) sem pedir nada, apenas contando algum fato interessante e perguntando como o amigo ou contato próximo está.
  • Fazer cursos e participar ativamente da sua comunidade local e profissional.
  • Acompanhar (em fóruns online, blogs, publicações) o que acontece no seu mercado de trabalho, para estar em dia e eventualmente buscar aproximação profissional com pessoas que estejam atuando de maneiras interessantes.
  • Participar ativamente em alguma organização interna da sua empresa ou categoria profissional (CIPA, associação atlética, etc.) que reúna pessoas de diversas áreas.
  • Enviar mensagens pessoais (não enlatadas!) no aniversário de amigos e contatos profissionais próximos.

Se você caprichar, tudo isso faz o seu nome aparecer no seu âmbito profissional, abre oportunidades, e ainda pode gerar algum item a mais no seu currículo.

A pergunta “Por que devo contratar você e não os outros 15 que cumprem os requisitos da vaga?” está embutida em toda entrevista e toda análise de currículo.

Antes de ela ser feita por quem estiver analisando a sua carreira e o seu potencial, ela precisa ser feita por você mesmo, e demanda uma resposta clara. Itens como formação específica e saber trabalhar em equipe são apenas o essencial, e o que define a ordem de classificação é o que vem além disso, para o bem ou para o mal.

Por exemplo: eu sou Administrador, mas atuei profissionalmente também na área técnica do desenvolvimento de software, o que me habilita a desenvolver simulações e modelos estatísticos de cenários (econômicos, financeiros, etc.), bem como relatórios de acompanhamento, que vão além do que um colega que conhece "apenas" o uso intermediário de planilhas de cálculo1 pode fazer. Ao planejar a minha formação continuada, eu sempre procuro equilibrar os investimentos em ambas as áreas, para não deixar o diferencial enferrujar.

Não descubra tarde demais que você não tem nada dos últimos 10 anos para mencionar num novo currículo.

Essa é uma visão a ser perseguida continuamente, para não se descobrir subitamente um demitido desatualizado que não tem nada mais recente do que 2 décadas atrás para mencionar no currículo, e cujas razões que levaram à contratação anterior não têm mais valor de diferencial.

Se essa ficha cair e você já estiver em uma crise, é hora de um plano intensivo: inscrever-se em cursos presenciais e on-line, verificar se o seu nome aparece associado a atividades profissionais ao pesquisar por ele em sites de busca e redes sociais, participar de um grupo comunitário ou ONG nos quais possa se envolver em habilidades complementares valorizadas no mercado (gerenciar equipes, obtenção de patrocínios, divulgação, etc.), matricule-se em uma pós-graduação, tente emplacar um artigo em um site ou revista técnica da sua área, e assim por diante.

A atitude confiante é importante tanto para a manutenção de uma posição existente, quanto para superar a transição e ter sucesso na luta por uma nova colocação.

Algumas pessoas encontram dentro de si toda a confiança de que precisam, outros precisam desenvolvê-la. Uma maneira de desenvolver a confiança é criar a sua própria rede de proteção, na forma de uma redução de despesas, criação2 de um fundo de reserva, busca de uma fonte de renda adicional, incentivo à profissionalização de outros membros da família, etc.

Um bom alvo a perseguir é manter disponível3um valor financeiro equivalente a duas a três vezes a renda mensal familiar, o que garante que as contas do primeiro mês após uma interrupção súbita possam ser pagas e que haja algum fôlego para a reestruturação logo a seguir.

Fontes de renda adicionais podem ser o aluguel de um imóvel, a prestação de serviços que não concorram com o do empregador, a revenda de produtos, rendas de capital, etc. Não são fáceis de desenvolver e manter, mas podem formar o pára-quedas que lhe dará a confiança necessária para render o seu melhor.

A tendência natural do ser humano é demorar a aceitar as consequências de um momento difícil. Os estágios usuais envolvem a negação, a ira, a tentativa de negociar com a realidade, e só depois a aceitação chega.

Só que a aceitação da crise é requisito para lidar melhor com ela. Quem a abraça mais cedo e começa a agir na direção certa estará em vantagem em relação aos que insistirem em negá-la ou em manter expectativas que não mais se justifiquem.

Assim, caso a sua empresa passe por um momento complicado, especialmente se a causa for uma crise nacional ou do setor, ou seu setor subitamente tiver que receber a carga de trabalho de outro que foi cortado, ou subitamente diversos recursos deixarem de estar disponíveis e a carga de trabalho de todo mundo aumentar, não seja um dos que vão para o canto resmungar - abrace a novidade e reveja seu papel para melhor se ajustar a ela, já que ela é um fato real.

Negar a nova realidade, esquivar-se das novas responsabilidades e buscar apenas as alternativas isentas de risco torna você um integrante preferencial na lista dos que serão descartados em qualquer corte, pois sua ausência fará pouca diferença ou falta.

É melhor correr um pouco mais de riscos, bem calculados, e assim poder ser visto como peça-chave na hora em que alguém for escolher aonde o facão vai passar, mantendo assim o controle sobre a escolha do momento certo de sair ou ficar!

 
  1.  O que já é, em si, também um diferencial em vários mercados...

  2.   Mesmo que tardia, mas preferencialmente a tempo.

  3.   Ou seja: não alocados em algum investimento de baixa liquidez, como um imóvel que não possa ser vendido rapidamente.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: