Falar bem em público: Como transmitir a idéia certa sobre você em apresentações e reuniões

Ser inteligente não basta: veja como transmitir a impressão de inteligência e confiança ao fazer apresentações ou falar em reuniões.

Profissionais especializados em ensinar as pessoas a usar com efetividade a sua capacidade de comunicar não são novidade. No Brasil temos um exemplo bastante conhecido para quem é "do ramo": Glorinha Beuttenmüller, a fonoaudióloga que praticamente moldou o padrão de expressão do telejornalismo brasileiro.

E eventualmente estes profissionais compartilham seus segredos com o público em geral. É o caso de Patricia Fripp, uma profissional (certificada) dos discursos, que compartilhou em um breve artigo uma seqüência de dicas para quem quer moldar sua forma de expressão para ajudar a passar uma impressão a seu público ou interlocutores.

Lembre-se de que passar a impressão certa não basta: para ser efetiva, a impressão transmitida precisa corresponder à realidade. Mas todos nós já vimos apresentadores e palestrantes que dominam seu assunto mas não conseguem transmitir uma boa imagem sobre si próprios, o que acaba impedindo que eles comuniquem adequadamente a sua mensagem.

Para evitar passar por esta mesma situação, veja algumas das dicas do artigo:

  • Para soar inteligente: diminua um pouco o ritmo da sua fala, para permitir-se selecionar as melhores opções de vocabulário ao mesmo tempo em que passa a imagem de reflexão.
  • Para demonstrar polidez: nunca responda perguntas com apenas "sim" ou "não". Forme frases completas: "Sim, eu o conheci em uma visita anterior", "Não, os dinossauros não coexistiram com o homo sapiens".
  • Para soar mais articulado: faça um esforço para pronunciar todos os fonemas de cada palavra, com atençao especial ao final de todas elas.

Veja as dicas completas e links para vários outros artigos sobre o tema em Plan B: Sound intelligent, powerful, polished, articulate, and confident.

O artigo do Lifehacker sobre este mesmo tema acrescenta uma série de sugestões dos leitores, incluindo:

  • Evitar usar mal palavras como "coisa" e "tipo..."
  • Falar "hum", "éééé...", "bem" ou "né?" onde deveria haver apenas pausas
  • Evite gírias e palavras "da moda"
  • Entenda as demandas de sua audiência, e satisfaça-as.
  • Domine o assunto sobre o qual irá falar (é óbvio, mas quanta gente desobedece essa?)

As duas últimas provavelmente são as mais importantes de todas. Sozinhos, nenhuma técnica ou modelo são capazes de garantir um bom discurso, apresentação ou participação em reunião, mas todo mundo pode aperfeiçoar seus métodos, e aprender com as experiências dos profissionais do ramo.

Qual a sua dica? Compartilhe nos comentários.

Leia também:

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: