Gerenciamento de leituras pendentes: as ferramentas preferidas dos leitores

Dando continuidade à nossa série de artigos sobre as ferramentas de produtividade pessoal preferidas dos leitores do Efetividade.net, na semana passada perguntei quais as ferramentas que vocês usam para gerenciar suas leituras pendentes.

Ao contrário do que ocorreu nas ferramentas das etapas anteriores, dessa vez estamos lidando com uma atividade cujo significado é subjetivo e aberto a interpretação. Considero que isso enriquece o resultado, pois cada leitor que respondeu adotou sua própria visão sobre o que são "leituras pendentes".

Assim, de uma vez só, temos respostas relativas a livros, periódicos, feeds, artigos on-line, e até especialidades, como leitura dinâmica.

A maior parte das ferramentas abordadas está relacionada às leituras on-line, o que é natural e consequência de termos feito a pesquisa em um site - se a tivéssemos realizado abordando pessoas em uma biblioteca pública, a representação seria oposta ;-)

O mais popular: Google Reader

Aparentemente os feeds da web são mesmo a principal fonte de informações sobre novas leituras para o público do Efetividade, e isso se reflete no número de leitores que mencionou o Google Reader como sua principal ferramenta de gerenciamento das leituras pendentes.

Wanderley Caloni resume: "No Google Reader, mesmo já lendo na diagonal, marco os itens que me interessam com estrelas para leitura posterior com mais cuidado e anotações. Na navegação web uso também o Reader para criar notas e inserir tags, já compartilhando automaticamente."

E o Vegetando complementa: "Possui aplicativos em várias plataformas que facilitam a leitura em dispositivos portáteis. Uma vez lido um item ele não fica na lista de pendentes em nenhum outro lugar, já que os dados ficam no servidor."

Instapaper

O sóbrio Instapaper é também minha alternativa preferida para guardar artigos on-line para leitura posterior. Basta clicar em um bookmark criado por ele na barra do meu navegador, e ele salva o conteúdo em seu sistema, inclusive removendo barras laterais e anúncios, adotando um layout mais parecido com o do texto de uma revista. Depois é só ler na web, no tablet ou até no smartphone - sendo que nos 2 últimos casos é possível criar cópias locais dos textos, para permitir a leitura quando não houver conexão disponível.

O Bruno Gama resume: "Meu fluxo de leitura começa no google reader, ou no ipad usando a app Reeder. Quando encontro artigos muito grandes, que eu não consigo ler fazendo “scanning”, eu mando tudo para o instapaper.com. Daí após o almoço, ou enquanto eu estou comendo algo, pego o iPad e leio pela App dele. É totalmente multiplataforma, visto que em computadores tu irá ler pelo browser, tem recurso de eliminar banners e ler como um paper/documento, eliminando colunas em volta do site por exemplo e fixando só no conteúdo.

  Ver detalhes sobre Instapaper no BaixaTudo

Gustavo Diogenes complementa: "Eu uso o instapaper para ipad. É fenomenal porque integra com vários aplicativos como Fipboard e Pulse, tem bookmarklet pro Safari e tambem posso mandar links por email. O interessante é que ele formata a página e deixa só o conteúdo que interessa, aumentando muito a produtividade na hora de ler. Ele tambem mantem uma copia dos arquivos offline."

E a Stella Dauer esclarece sobre a portabilidade: "Basta ir passando pelos links e ir salvando o que quer ler depois no Instapaper. Depois, basta escolher onde quer ler. No meu caso, posso levar tudo para o Kindle ou utilizo o aplicativo gratuiro Hard Copy em meu smartphone Android. A facilidade e a praticidade são enormes, já que posso ler em qualquer lugar e manter tudo sincronizado. Tem aplicativos para todas as plataformas, a maioria gratuitos."

Skoob

Eis uma ferramenta interessante para quem prefere unir os livros em papel ao gerenciamento digital.

Handrus apresenta: "Para os livros tenho usado o Skoob, uma comunidade sobre livros interessante, que aliás tem promoções muito boas em parceria com editoras e uma lista crescente de livros."

Leo Araujo resume: "Eu uso o Skoob. Além de manter uma estante virtual onde eu posso avaliar e inclusive resenhar, há um histórico de leitura que eu posso registrar algo que li em uma determinada página. Muito bom!"

Francine Oliveira complementa: "Não faz muito tempo que descobri a rede e ela vem sendo a melhor ferramenta para gerenciar minhas leituras, posso, inclusive, anotar minhas opiniões à medida em que vou lendo o livro ou a revista!"

Prateleira de pendências

Mencionada por vários leitores, é uma solução similar à que aplico: a estante do meu home office tem uma prateleira dedicada a organizar os livros ainda não processados, e um tampo para as revistas e outros periódicos na mesma situação.

O Julio Carraro descreve: "o controle mais interessante que mantenho é físico, revistas e livros que curto e que preciso marcar e ter acesso fácil. Para isto meu marceneiro fez uma estante que vi numa revista de arquitetura, segue foto: http://tinyurl.com/2c5hog5. A vantagem da estante é trabalhar a gravidade, facilitando o acesso às revistas, que podem estar cheias de marcadores de páginas. Elas são melhores conservadas."

Uma variação é a pilha organizada, mencionada por vários leitores e sintetizada pelo João Paulo Novais: "Gosto de utilizar a fila de leitura (um livro sobre o outro) com o bom e velho marcador de página, virado para cima na página que estou lendo."

Menções honrosas

  • O Anderson Berg descreveu o Mendeley: "Mendeley é uma rede social de artigos científicos, adicionando amigos à sua rede é possível ver quais artigos eles estão lendo e quais assuntos os interessam. A ferramenta é totalmente gratuita. Existem versões para Windows, Linus e Mac, além de iPhone e iPad. É necessário criar um cadastro no site e realizar o download do software. O uso pode ser feito pelo software ou pelo site. O Mendeley tem a opção de criar coleções de artigos separados por assunto, por exemplo. O Mendeley ainda faz a busca de informações sobre um determinado artigo, levando em consideração título e nome dos autores, recuperando outros dados"
      Ver detalhes sobre Mendeley no BaixaTudo

     

  • A Livia Gabos apresenta: "Read it Later é um plugin Firefox que pode ser encontrado no repositório de plugins da Mozilla. Eu adoro ele porque eu posso criar uma conta e sincronizar as leituras de um computador para outro. Por exemplo, se estou no trabalho e encontro uma notícia muito interessante sobre moda e tendências, eu marco ela para ler depois e leio quando chegar em casa. Ao abrir o Firefox ele sincroniza automaticamente. E depois de ler posso tirar a marcação como não lida. Ele é gratuito e muito bom para você que tem vários computadores em que acessa diversos sites e se sente perdido em como vai fazer para lembrar de tudo que não leu, mas queria ler.
    Muito mais facil do que mandar e-mails para ler em casa. Ele pode ser utilizado em conjunto com o Google Reader também."
     

  • Eustáquio Rangel foi além e criou seu próprio software: "Eu uso o Remember the Milk. Crio as tarefas sem data específica, com o nome do livro/artigo e insiro as tags #leitura e alguma das seguintes para saber onde e como está o objeto da leitura: #pdf, #mobi, #web ou #livros. Quando uso a #web, insiro a URL na tarefa. Para ajudar a conferir e completar as leituras, uso uma pequena app que desenvolvi, o Gmilk."
      Ver detalhes sobre Remember the Milk no BaixaTudo

     

  • Rodrigo H. comenta: "Uso o Delicious. Como as leituras que tenho que deixar para depois são online, a melhor ferramenta para mim é colocar os links noo Delicious, onde consigo tê-los acessíveis de qualquer computador com internet, e após a leitura os apago. Uso a extensão do Delicious no Firefox para que os favoritos apareçam como se fossem os favoritos do Firefox mesmo, tornando prático o acesso."

Além disso, vale destacar que diversos leitores mencionaram tratar as leituras pendentes como casos ordinários de seus sistemas pessoais de anotações, projetos ou GTD/ZTD, mencionando como os tratam nas ferramentas específicas das suas técnicas preferidas. Essas descrições, bem como a das demais ferramentas mencionadas, podem ser encontradas nas respostas originais dos leitores ao questionamento sobre as ferramentas.

E veja também ">os outros posts da série sobre ferramentas de produtividade pessoal!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: