Organização • Produtividade pessoal • Atitude
Efetividade20 ANOS Agenda em dia e caixa de entrada vazia

Os 12 ingredientes do sucesso de um blog

Quais as características de um bom blog? Merlin Mann, criador do blog 43 Folders (que me inspirou a criar o Efetividade.net, em 2005) publicou uma pequena lista dizendo o que faz um bom blog, na opinião dele.

Eu vou colher dessa fonte mais uma vez, publicando abaixo minha própria lista - baseada na do 43 Folders, mas com alguns desvios e acréscimos.

Eu mantenho 2 blogs de porte razoável - o Efetividade.net, que você está lendo neste momento, e o BR-Linux, que está na estrada desde 1996. E acompanho vários outros, brasileiros e estrangeiros, e uma coisa que percebo é que os blogs que mais me atraem têm muito pouco em comum uns com os outros, especialmente no que diz respeito ao seu conteúdo.

E não é porque eu só leio um blog sobre cada assunto. Pelo contrário: o número de blogs sobre código aberto e sobre lifehacking que eu acompanho é considerável. Mas os melhores entre eles realmente são (os top-5, ou top-3 de cada categoria) em geral são completamente diferentes entre si.

E com o crescimento explosivo do número de blogs, vejo tanta gente iniciando seus próprios esforços, querendo fazer sua voz ser ouvida, mas cometendo o erro essencial de fazer cover da forma, nome e conteúdo de blogs existentes. Inspiração é legal, imitação assumida também pode ser uma forma de atrair interesse, mas de modo geral, para alcançar a luz própria vale mais a pena buscar percorrer os caminhos ainda não trilhados.

Assim, eis uma pequena lista de atributos que os bons blogs que eu acompanho possuem. Nem todos os bons blogs reunem todos os atributos, e nenhum deles pode possuir todos eles em grau máximo. Mas eles compõem bem o seu mix, e você também pode fazer o mesmo.

  1. Voz e face: Você pode concordar, ou discordar, do que está sendo dito em um bom blog. Mas você percebe e sente que se trata da opinião de quem escreveu. A face está exposta e a voz está ali, clara, com todas as suas tonalidades e timbres - não é aquela coisa neutra, sem cor, sem alma e sem graça. Para procurar a tal "neutralidade jornalística", sabemos onde ir, e não é ali.
  2. Uma obsessão exposta: Os bons blogs são sobre um assunto (ou conjunto deles) que interessam profundamente aos seus autores. Um tema que eles dominam, ou ao menos acompanham com grande interesse, e querem compartilhar com quem desejar ler.
  3. Bom texto, em blocos: Os bons blogs apresentam basicamente texto, organizado em parágrafos, que lemos de cima para baixo e da esquerda para a direita, pulando as partes que não nos interessam, como faríamos com uma revista preferida. Seus autores podem até não ser grandes prodígios da escrita, mas ao menos se esforçam para redigir com clareza, usando as maiúsculas na hora certa, acentuação, pontuação e alguma atenção à gramática.
  4. Formatos alternativos: Ocasionalmente, um bom blog quebra a regra acima, e é composto primariamente de imagens, ou de slides, ou de listas de itens, ou mesmo de links. Mas o conteúdo é tão interessante, a organização é tão original, e o conjunto é tão funcional (ou harmonioso), que ele consegue atrair e manter a atenção mesmo assim. Mas essa regra é tão freqüentemente abusada por autores que têm preguiça de escrever, que acaba sendo um obstáculo até para os talentosos.

  5. Sempre autêntico: Além de expressar a sua voz, o bom blog não tenta disfarçá-la. Se ele está fazendo uma propaganda comercial em seu texto (os chamados "publieditoriais", ou "posts pagos"), ele deixa isso claro, e o leitor pode aceitar ou não. Se ele é a favor de um determinado partido, ele não se finge de politicamente neutro. E assim, quando ele emite uma opinião a favor de uma idéia ou produto, você não tem dúvida de que é o que o autor realmente pensa, e não algo que ele foi pago para lhe mentir.

  6. Ele se distingue dos seus pares: Mesmo quando está cobrindo o buzz ou a grande notícia do dia, o texto dele tem algo que vai além do que os outros blogs do mesmo campo de atuação, e com acesso ao mesmo conjunto de fontes, puderam oferecer. Ou chega mais cedo, ou é mais amplo, ou tem opiniões mais balanceadas, ou uma análise mais específica, ou inclui links para mais fontes interessantes, ou a ilustração é fora do comum, ou tantas outras formas de se destacar pela qualidade.
  7. Você ocasionalmente discorda deles: A não ser que o blog em questão seja seu, você ocasionalmente discorda do que ele diz. Isso é uma conseqüência do item 1: o bom blog tem voz, expressa opinião. E às vezes você discorda do que ele diz sobre seu software preferido, sua empresa dos sonhos ou sobre uma ou outra técnica que recomenda. Mesmo assim, você continua a ler, porque até a discordância é interessante. E se o blog for bom mesmo, você encontra um jeito de dialogar com o autor, e a discussão enriquece a experiência. Se o autor nunca se arrisca a dizer nada que ele genuinamente acredite, mas sabe que pode desagradar a uma parte da sua audiência, seu produto pasteurizado passa a ser embalado e colocado no freezer, e não consumido em grandes doses.

  8. Ele não fica tentando discordar de você: Ter voz e provocar discordância ocasional é bom. Ser um troll que passa os dias inventando maneiras de provocar ou ofender determinadas classes do público, porque sabe que isso dá audiência, é algo completamente diferente. E pode até dar resultado para o autor, mas não faz um bom blog.
  9. Ele erra de vez em quando. E assume. Para fazer o que não foi feito ainda, qualquer empreendimento tem que contar com a disposição de arriscar, e eventualmente errar. Um bom blog de vez em quando lança alguma novidade que não atrai interesse nenhum, cria uma promoção que é um fracasso, tenta fazer algo que acaba não decolando. Mas ele não varre nada disso para baixo do tapete: o assunto é exposto, discutido, e serve para que os envolvidos aprendam e evoluam, e acertem mais na próxima vez.
  10. Ele dá crédito: Se uma idéia é inspirada no trabalho alheio, isso é mencionado claramente e com todas as letras. As fontes das novidades são referenciadas e linkadas apropriadamente. A colcha de retalhos é formada com partes cuja origem é conhecida e divulgada.
  11. Ele tem ritmo: Os leitores sabem o que esperar: um post por semana, 10 posts por dia, posts ilustrados, posts sérios, posts com fina ironia, etc. Um bom blog estabelece seu próprio ritmo, e depois o segue.
  12. Ele sabe quando quebrar as regras: Eventualmente o autor faz um post fora do seu tema central, se engaja em uma campanha alheia, publica um link ou imagem sem contexto, deixa de expressar sua opinião. Ele sabe quando fazer isso, o faz de forma ética, e sem interromper o fluxo usual.

E você?

Naturalmente, o que está exposto acima é a minha opinião, e a minha voz. Você pode discordar, e está convidado a expor nos comentários a sua própria voz sobre o que faz um bom blog!

Leia também:

Telas de proteção nas janelas!

Nas últimas semanas vi na imprensa uma verdadeira coleção de notícias sobre acidentes envolvendo crianças que caem de janelas de apartamentos. E todos os dias, uma variedade de acidentes similares com queda de objetos e animais de estimação também acontecem, mas não atraem atenção suficiente e nem chegam aos jornais, por serem até mesmo corriqueiros.

Mas para as pessoas envolvidas, raramente a situação é banal - mesmo nos casos mais comuns, de queda de objetos. E existe prevenção simples, portanto que tal reduzir as chances de um acidente destes acontecer com você?

Em primeiro lugar, se você tem crianças ou cãezinhos no apartamento, faça uma rápida revisão do posicionamento da mobília. Algum sofá serve para dar acesso ao parapeito das janelas? Não conte com o bom senso das crianças - elas em geral vão explorar tudo que acharem interessante, e mesmo quando compreendem o risco envolvido, podem decidir enfrentá-lo.

Nos mesmos casos, e também quando há gatos envolvidos, uma solução ainda mais completa, e bem mais segura que simplesmente afastar os móveis, é providenciar a instalação de telas de proteção em todas as janelas e sacadas. Uma tela de nylon é discreta, pode ser instalada em várias cores para se adaptar ao seu condomínio, e é bastante efetiva para impedir que crianças caiam por acidente, e que animais domésticos caiam em qualquer circunstância.

Eu instalei recentemente telas em 4 janelas e uma sacada, e no total custou cerca de R$ 300,00 (se você mora em Florianópolis, recomendo o instalador que eu contratei, pontual e com qualidade - o fone é 48 3259 3307). Já tive uma configuração similar em outro apartamento, e ela durou vários anos com segurança, sem ceder ou se romper.

Os acidentes com crianças e animais domésticos naturalmente vão continuar a ocorrer, mas eles não precisam acontecer com você. A medida essencial é garantir que as crianças estejam sempre acompanhadas por um adulto responsável, mas a prevenção para os casos em que isso venha a falhar não pode ser deixada para trás.

Leia também: Bombeiros recomendam grades e telas para evitar acidentes com crianças.

Pequenas Empresas, Grandes Negócios lança blog "Papo de Empreendedor"

A revista "Pequenas Empresas, Grandes Negócios", da qual sou leitor ocasional, está lançando por estes dias o seu novo blog, com o título de "Papo de Empreendedor".

Com a proposta de ser mantido por toda a equipe da redação da revista, o Papo tende a ser do interesse de quem pensa em abrir seu próprio negócio ou tem espírito empreendedor. Segundo consta no material oficial, os temas gerais do blog da PEGN serão: bastidores da revista, empreendedorismo, finanças, franquias, inovação, leis & taxas, marketing, oportunidades, recursos humanos, sustentabilidade, tecnologia e varejo.

Segundo uma declaração da diretora de redação, há a intenção de no futuro abrir espaço para empresários blogueiros participarem da criação de conteúdo do novo blog também.

Eu fui avisado da novidade pelo colega blogueiro Wagner Fontoura, que se uniu ao também blogueiro e meu ex-colega de trabalho Helton Kuhnen para fundar a Coworkers Mídias Sociais, que assessorou a revista na criação do novo blog e deu treinamento aos profissionais de lá sobre como usar melhor as mídias sociais.

Aliás, após ver tantas tentativas de outros setores da imprensa no sentido de colher algo da fonte dos blogs e mídias sociais falharem devido à falta absoluta de domínio do assunto, é interessante ver a atitude da PEGN de chamar assessores blogueiros para guiar seus passos no início do novo empreendimento.

E a revista já começou bem, ao não cometer o erro essencial de implantação de blogs corporativos, na minha opinião: não desenvolveram sua própria ferramenta de publicação, nem tentaram adaptar um CMS cujo foco não sejam os blogs: adotaram o bom e velho Wordpress, e pronto! Agora é só ir evoluindo o tema, agregando recursos aos poucos, como faz a grande maioria dos blogs do mundo.

O blog novo da PEGN está em fase inicial de operação, e boa parte do seu conteúdo foi migrado do site antigo. Para você ver se vale a pena ou não acompanhar, selecionei 2 artigos:

Boa leitura, e sucesso ao pessoal da Coworkers!

Promoção: Independência Financeira - concorra a 3 exemplares do livro "Investimentos Inteligentes"

Lembra do livro "Investimentos Inteligentes", que eu resenhei recentemente aqui no Efetividade?

Pois a Thomas Nelson, editora dele, está com uma promoção que vai disribuir 3 exemplares do livro. Se você leu a resenha e se interessou, mas não comprou ainda, que tal arriscar?

O livro é bom, e os termos do concurso são bem acessíveis: Basta entrar na comunidade do livro (lá no Orkut - vai precisar ter conta lá...) e responder: “O que você faria se tivesse independência financeira?”. Os autores das 3 melhores respostas enviadas até 30 de setembro receberão exemplares autografados do Livro Investimentos Inteligentes.

Eu li o livro e recomendo!

O que é Networking

Networking é a técnica de criar, desenvolver e manter uma rede de contatos informais, buscando criar condições para a satisfação de interesses mútuos. Trocando em miúdos, é uma espécie de toma-lá-dá-cá (mas assumido, bem resolvido e sem culpas), em que os participantes se mantêm em contato e buscam usar os recursos (essencialmente as informações ou a possibilidade de uma indicação ou apresentação) uns dos outros no momento da necessidade.

Como é um jogo de interesses assumido, e pouco tem de relação com amizade, você pode desenvolver sua rede de contatos com muito mais facilidade quando está em ascensão ou estabilizado em sua carreira, e um erro muito comum (que reduz muito as chances de sucesso) é preocupar-se ativamente com isso apenas no momento em que a necessidade surge, ou quando se atravessa uma situação difícil.

Criar e manter uma rede de contatos é uma atitude profissional racional, e não está relacionada a puxa-saquismo ou falsidade, a não ser que você confunda as coisas e tente mascarar como amizade os seus contatos cujo interesse é profissional - algo que tem grande chance de terminar mal.

Mas não coloque os pés pelas mãos: se você não tem uma rede pessoal estruturada, comece reforçando ou reatando os contatos com as pessoas que você já conhece em seu próprio âmbito de atuação, e busque, a partir delas, ir expandindo a malha, contando com as apresentações e recomendações delas. Fazer isso aos poucos, sem jamais pedir um favor nos primeiros contatos, nem deixar o contato "esfriar" e só retornar a ele no momento de necessidade, é o caminho certo a seguir. E usar recursos digitais, como o LinkedIn ou mesmo o e-mail, pode ser uma boa forma de agir, mas não pode ser a única!

E se você não conhece ninguém do âmbito em que gostaria de circular?

Se o seu interesse é legítimo, há duas estratégias básicas com grande possibilidade de acerto:

  1. encontrar pessoas que conheçam as pessoas do círculo que você quer freqüentar
  2. freqüentar lugares abertos ao público em que estas pessoas estejam presentes - como eventos, palestras, exposições, etc.

Não parece a estratégia típica do novo-rico ou do alpinista social? Parece sim, e é basicamente a mesma técnica. O que pode diferir é a legitimidade do propósito, apenas. E, se for bem executado, não pega mal. Se for mal feito, ou se você não estiver à altura de realizar o que tinha em mente, em geral todo mundo logo vai perceber, não vai dar certo, e é capaz de fazer mais mal do que bem.

O leitor Cícero Moraes me enviou o link para um texto dele sobre networking, fruto de uma palestra que ele conseguiu fazer usando o próprio networking. Ele descreve assim:

Fiz uma palestra esses dias para uma turma de administração, uma área bem diferente da minha, que é a computação gráfica. Decidi falar sobre networking, afinal, conheci os responsáveis pela instituição assim. Depois da palestra, ficou decidido que eu escreveria um artigo para o jornal local sobre o mesmo assunto. Como me permitiram compartilhar o conteúdo, estou disponibilizando o endereço do documento, caso você deseje publicar no Efetividade."

É um breve artigo sobre a importância de se fazer uma rede de contatos (networking) e como lançar mão da internet para se chegar a esse fim. Em tempos de excesso de oferta da informação e contatos interpessoais profissionais, é essencial saber filtrar os que melhor responderão às nossas necessidades. Levar um fardo sozinho pode ser sofrível, mas com ajuda de outros a tarefa pode se tornar além de mais tranquila muito mais divertida. Se o homem não é uma ilha e é nosso destino convivermos com os outros, por que não agregar as pessoas que melhor se encanixam em nossas aspirações pessoais e profissionais?

Boa leitura!

Como fazer gelo mais transparente para sua festa - e gelar a cerveja em 2 minutos

A primavera está chegando, a temperatura começa a subir, e até mesmo aqui no Sul do Brasil já tem havido manhãs em que valeu a pena colocar algumas pedras de gelo no suco de laranja matinal.

E naturalmente eu não me importo em nada se o gelo que coloco no meu suco 10 minutos depois de acordar é enevoado ou tem mais transparência. Mas consigo imaginar situações em que pedras de gelo bem mais transparentes que o normal poderiam ser interessantes, e eu até mesmo cheguei a testá-las e percebi que elas realmente chamam a atenção de quem as recebe em seu copo.

Claro que a partir da terceira caipirinha o efeito desaparece totalmente, e aí você pode voltar a servir o gelo normal do seu freezer ou máquina de fazer gelo, indistintamente ;-)


À esquerda, gelo transparente. À direita, para comparação, gelo comum.

Este tutorial do Instructables mostra, em vídeo, como fazer. E é muito fácil e barato: basta ter formas de gelo bem limpas (e secas), colocar a água na chaleira, ferver, deixar esfriar, ferver de novo, deixar esfriar de novo, e aí colocá-la nos cubinhos (sem sacudir antes) e deixar gelar de forma natural.

A dupla fervura reduz bastante a presença do ar dissolvido, do cloro, do flúor e de outros produtos embutidos na sua H2O que formariam bolhas e cristais dentro do gelo. Para resultados ainda melhores, se você tiver um desses filtros de cozinha, filtre e de-ionize a água antes.


E que tal um canudo feito de gelo?

E já que estamos falando de frescuras (em mais de um sentido), que tal um canudo feito de gelo no seu drink? Esta é outra daquelas idéias que só pode fazer algum sentido até a terceira dose, mas não há dúvida de que tem grande potencial de chamar atenção, e - dizem - não gruda nos lábios, e pode ser feito no sabor que você desejar, desde que seja um líquido que congele na temperatura do seu freezer - nada de canudos de vodka, portanto.

O Instructables também explica como fazer, a partir de um hack em uma bandeja de gelo da Ikea, que não deve ser fácil de encontrar por aqui. Se você gostou da idéia, terá que procurar bem, ou improvisar.


Como gelar em 2 minutos a cerveja quente

E para quem não gosta de frescura, vamos a um vídeo sobre um assunto sério: uma forma rápida e segura de gelar a cerveja ou refrigerante. Em 2 minutos, a latinha que estava em temperatura ambiente fica em boas condições de consumo imediato, sem recorrer a produtos químicos ou a ingredientes difíceis de encontrar.

Você precisa ter bastante gelo, água limpa e um pouco de sal. Misture tudo em um recipiente grande (para uma tigela onde caberiam 5 latas de cada vez, eu vi usarem com sucesso uma xícara de sal, 40% de gelo e 60% de água, aproximadamente), coloque as latinhas lá dentro imediatamente, e mexa com uma colher grande durante 2 minutos. Depois é só abrir as latas e consumir!

A quantidade de gelo disponível faz bastante diferença, pois a transferência de calor necessária para gelar as latinhas assim rapidamente eleva a temperatura da água bem mais rápido do que você imaginaria. A presença do sal reduz o ponto de congelamento da água, fazendo com que ela fique bem fria sem congelar, e assim o calor das latinhas se transfira para ela com bem mais rapidez. O movimento constante garante que a temperatura fique homogênea (e baixa) em todo o sistema, evitando que a água próxima a cada uma das latinhas se aqueça. Portanto, se você tiver mais gelo à mão, reduza a proporção da água colocada inicialmente na mistura!

No vídeo acima, as latinhas ficam a 6 graus, mas dá para baixar mais que isso (com gelo suficiente, e mexendo por mais de 2 minutos). E mesmo que seja a 6 graus (que é mais frio do que a cerveja servida a partir da geladeira), é bem melhor que tomar quente, e pode ser muito mais legal do que aguardar o tempo normal, ou gelar com produtos químicos perigosos. Mas beba com responsabilidade!

Artigos recentes: