Como fazer uma faxina de emergência

Não há desculpa para uma casa suja, mas uma casa bagunçada talvez possa ser compreendida, vez ou outra. Mas se a sua casa está desorganizada e você acaba de descobrir que vai receber visitas em poucos minutos, talvez haja uma maneira de fazer com que as visitas nem mesmo percebam isso (se a casa estiver suja, aí a história muda bastante...) usando um pouco de planejamento operacional e ação imediata.

A Carla, fiel ao seu lema "Comida Quente, Cabeça Fria", publicou o artigo "Limpando a casa rápidinho: uma faxina de emergência", que trata exatamente disso: o que fazer se você tem só 3 minutos e não quer que as visitas (amigos, futuros clientes, parentes, parentes da namorada, etc.) percebam a bagunça?

Ou, como ela mesma diz, "como dar uma cara de arrumada pra sua casa sem fazer uma faxina completa. Não é a solução ideal, mas serve praqueles momentos em que você precisa deixar a casa bonitinha e não tem tempo."

Resumindo o resumo dela: quando você tem menos de 10 minutos, não dá tempo de arrumar a casa de verdade, mas você não quer que as visitas-surpresa percebam a bagunça, eis o que priorizar:

  1. abrir as janelas e cortinas
  2. tirar de vista a tralha (se possível, reunindo em uma caixa, para depois ela não voltar para onde estava)
  3. concentrar-se na organização visível das áreas que a visita certamente vai ver: entrada, lavabo e sala de estar.
  4. para arrematar, não esquecer de pentear o cabelo, escovar os dentes e colocar uma roupa limpa.

Mas o melhor é manter tudo sempre arrumado - não para as visitas, mas sim para você mesmo!

Para dicas sobre como fazer uma faxina completa, leia o artigo anterior: Organização doméstica e a Galinha Temporal - Vencendo a bagunça, 20 minutos de cada vez

Vídeo: Como dobrar lençol de elástico - com efetividade

Lençóis com elástico que se ajustam ao colchão são uma obra-prima da eficácia quando estão em uso, ficando bem presos no lugar, e razoavelmente esticados. Mas na hora de guardar, surge o problema: como dobrá-los?

Eu sempre soube que havia um jeito de fazer a dobra sem deixar os cantos amassados e sem calombos devidos ao elástico - afinal, quando compramos o lençol, ele vem dobrado bem esticado e liso. Mas eu não sabia como fazer, até a hora de ter de fazer minha mudança, na semana passada - a ocasião pedia um pouco mais de organização no guarda-roupas, e resolvi pesquisar.

E nem foi difícil: a primeira visita ao Youtube já levou ao vídeo abaixo:



Como dobrar lençol de elástico

Eu nunca assisti ao programa da Ana Maria Braga na TV, mas o trecho acima teria valido a pena: dobrar lençol de elástico é tão simples, desde que saibamos o truque apresentado pela entrevistada.

E já que estamos em vídeos de organização doméstica, vamos a um bônus. Veja que dica interessante: como dobrar sacolinhas de supermercado para que elas ocupem o mínimo de espaço:



Como dobrar sacolas de supermercado

Eu deixo na minha gaveta de talheres umas 20 sacolas de supermercado dobradas desse jeito. Como é uma gaveta aberta com bastante freqüência, sempre dá de saber quando o estoque de sacolas (que eu reuso no cesto de lixo para materiais recicláveis) está baixo, e aí dobro mais algumas após a próxima visita ao supermercado. Em 5 minutos, dobro sacolas suficientes para 2 semanas de reuso.

Outra alternativa para manter organizados as sacolas plásticas é usar um puxa-saco feito com cano de PVC, ou este modelo decorativo DIY.

Leia também: Como tirar e dobrar uma camiseta em 10 segundos.

Mudança de apartamento: como sobreviver, parte 2: o encaixotamento

Mudar de endereço pode ser um stress, mas fica mais fácil com uma boa preparação. Separei um conjunto de dicas para facilitar uma das tarefas mais essenciais de quem se muda: o encaixotamento e embalagem dos móveis, utensílios, roupas e todos os objetos do seu lar.

Eventualmente a empresa transportadora pode se encarregar de boa parte dessas tarefas, mas muitas vezes elas são feitas integralmente pelos próprios interessados. De uma forma ou de outra, parar para pensar a respeito antes de executar pode poupar muita dor de cabeça!

Vamos às dicas, abaixo.

Leia também: Mudança de apartamento: como sobreviver, parte 1.

Como se mudar com efetividade: encaixotando a mudança

  1. Antes de encaixotar, reduza! Você certamente tem em casa hoje muitas coisas que nunca mais irá usar ou precisar. Livros que não vai reler nem consultar, revistas, instrumentos, utensílios, roupas e muito mais. Muitos destes itens podem ser úteis para outras pessoas e instituições, que podem até mesmo ir buscar na sua casa. Alguns deles podem ter valor de mercado e ser vendidos, até. Você ganha múltiplas vezes: vendendo o que puder, doando o que quiser, deixando de transportar o que não irá mais usar, e aproveitando a oportunidade para reduzir a bagunça e renovar. A exceção são as toalhas, panos de pratos e lençóis velhos: ao invés de doá-los, considere a possibilidade de reciclá-los para embrulhar os seus itens mais frágeis (veja a dica a seguir).
  2. Empacote e encaixote desde cedo: comece assim que estiver firmemente decidido a mudar, ou 10 dias antes da data da mudança. Mesmo que você more sozinho em um apartamento de 1 quarto, pode se surpreender com o trabalho que dá reunir e guardar tudo o que você tem. Já conheci vários amigos que imaginaram que poderiam fazer tudo na véspera, ou no dia, com ajuda da equipe de mudança, e sofreram grandes atrasos e decepções. Comece pelos itens menos importantes e utilizados.
  3. Não empacote nenhum item que você ainda vai precisar usar. Planeje a operação empacotamento com cuidado. Até a hora de ir embora você pode precisar de alguns utensílios de cozinha, remédios, estojo de primeiros socorros, ração dos animais de estimação, ferramentas para desmontar e empacotar, fitas adesivas, higiene pessoal, lista telefônica, carregadores para os aparelhos eletrônicos, uma lanterna, etc.
  4. Empacote em separado os itens de necessidade imediata: quando você chegar no novo endereço, vai precisar de bastante coisa imediatamente: toalhas de mão e rosto, panos de prato, papel higiênico, sabonete, detergente, ferramentas, uma lanterna, agenda telefônica, carregadores, ração dos animais de estimação, lâmpadas, estojo de primeiros socorros, etc. Muitos deles são os mesmos que você vai precisar deixar disponíveis no endereço anterior até o último momento antes de sair (veja a dica acima), portanto fica fácil colocá-los todos em uma mesma caixa, que deve ser tratada com atenção especial. Não esqueça de colocar nessa caixa a cafeteira, pó de café, açúcar e biscoitos, para a primeira pausa no novo endereço ;-)

  5. Proteja seus objetos mais frágeis: Louças, enfeites, aparelhos eletrônicos e outros itens facilmente quebráveis ou arranháveis precisam ser armazenados com cuidado especial para reduzir sua movimentação dentro da caixa, a possibilidade de pressão externa amassá-los, e a tolerância a impactos. Lençóis velhos, panos de prato, plástico bolha, bolinhas de isopor, jornais amassados e vários outros materias podem colaborar nesta tarefa. Depois de encaixotá-los, identifique a caixa como frágil, de preferência com uma cor facilmente visível.
  6. Reforce e etiquete as caixas: Não é difícil encontrar caixas em supermercados e atacadistas, mas muitas vezes elas não foram projetadas para lidar com o volume ou o peso que você irá querer colocar dentro delas. Fitas adesivas de boa qualidade não são caras, use-as generosamente para reforçar o fundo de cada caixa. Imediatamente após encher uma caixa, marque o exterior dela de uma forma bem visível com um pincel atômico (use etiquetas adesivas grandes, se for reusar cada caixa várias vezes), indicando o conteúdo e o cômodo de origem (veja a dica a seguir). Se as caixas contiverem itens de maior valor, ou se você quiser rapidamente poder encontrar algum item dentro de qualquer uma delas, considere tirar uma foto do conteúdo antes de fechar. E no caso dos itens de valor, não escreva claramente isso na etiqueta da caixa - ao invés de "porta-jóias", coloque "miudezas", e assim por diante.
  7. Organize o encaixotamento por cômodos: Cada caixa deve conter materiais vindos de um cômodo específico da sua casa anterior: caixas com as coisas da sala, da cozinha, do quarto, etc. Se possível, use etiquetas coloridas (no topo e nas laterais) em cada caixa para permitir a rápida identificação, na hora em que você precisar separá-las, ou procurar rapidamente algum item em uma urgência. Se você tiver MUITAS caixas, numere-as e mantenha uma lista com todas elas, para poder verificar rapidamente a ausência de algumas, controlar quais já foram levadas, quais estão faltando, etc.
  8. Use sacos ou trouxas como amortecedores: Alguns itens macios e resistentes podem ser acomodados também em sacos de lixo reforçados (do tipo usado em indústrias) ou em trouxas, mas tome cuidado especial com eles, não deixando de também identificá-los. Eles também podem ser usados como amortecedores entre itens mais frágeis.
  9. Livros e documentos pesam muito. Não coloque todos eles em uma grande caixa, é possível que você depois tenha dificuldade em carregá-la, e ela pode não suportar o peso. Use caixas médias, e encha-as só até a metade com papéis e livros, reservando a outra metade para itens de grande volume e pouco peso, como almofadas e edredons.

Leia também: Mudança de apartamento: como sobreviver, parte 1.

Semana da tipografia

O blog vizinho Woww, do Sebastião e sua turma, promoveu recentemente uma semana temática dedicada à tipografia, a "Semana Tipográfica", descrita assim: "A idéia da Semana Tipográfica não é apenas conceituar ou definir o termo tipografia propriamente dito, mas apresentar artigos relacionados ao tema que tragam algum conhecimento novo ao leigo que tenha interesse em melhorar seus trabalhos, utilidades e artigos aos designers que conhecem a importância dos tipos em seus projetos.".

Eles começaram com o post "Tipografia com Efetividade", trazendo uma seleção de artigos relacionados a tipografia já publicados aqui no Efetividade, tais como: "7 dicas simples de tipografia para melhorar o visual de seu blog ou de seus documentos" e "Fontes: conheça 10 alternativas originais para a Arial e a Helvetica", entre outros.

A partir daí, seguiu-se uma série de artigos sobre o tema. Dê uma olhada:

  1. Tipografia com Efetividade
  2. Sites para baixar fontes e deixar sua coleção mais variada
  3. Anatomia das Fontes
  4. El Filete Porteño de Buenos Aires
  5. Como escolher a fonte certa
  6. Font Conference: a conferência das fontes
  7. Espacejamento, Entrelinhamento e Alinhamento
  8. TypeArt: arte feita com tipografia

Mudança de apartamento: como sobreviver, parte 1

Mudanças podem ser oportunidades, mas geralmente também são grandes e custosos desafios. Algumas pessoas gostam, outras detestam, e boa parte delas concorda que 4 mudanças equivalem a um incêndio.

Mas, como quase tudo na vida, a mudança pode ficar muito mais fácil e prática se você planejar adequadamente, agir de modo eficiente no momento correto, e empregar as lições aprendidas anteriormente, seja por você mesmo ou por outros.

Estou em processo de mudar de apartamento na mesma cidade, algo que já fiz 4 ou 5 vezes anteriormente, e por isso já tive oportunidade de aprender minhas próprias lições, algumas das quais compartilho agora com vocês.

Você confere abaixo a parte 1, tratando sobre o planejamento, preparação e suporte à mudança. A segunda parte, com dicas específicas sobre o encaixotamento, sai ao longo da semana!

Leia também: Mudança de apartamento: como sobreviver, parte 2: o encaixotamento.

Como se mudar com efetividade: planejamento, preparação e suporte

  1. Faça um inventário: antes de mais nada pare e calmamente faça uma lista de tudo que acredita que vai precisar levar, dando prioridade aos itens de maior volume e peso (móveis, eletrodomésticos, etc.), mais importantes, mais valiosos e mais frágeis (enfeites, obras de arte, lâmpadas fluorescentes, etc.). A lista irá ajudar a fazer várias das escolhas que você terá pela frente, e servirá para o controle operacional também.
  2. Avise aos amigos o quanto antes: Mesmo nos casos em que você não precise de uma mãozinha para carregar a mobília, avisar é sempre bom: nessa hora surgem boas dicas, eles podem ter caixotes, ferramentas das quais você vai precisar, podem ter tido boas (ou más) experiências com transportadoras, etc. Mas se você vai se mudar sem contratar uma empresa, não se iluda: exceto nos casos de ausência de mobília, é muito difícil carregar tudo sozinho. E se você estiver se mudando para longe, dará a eles mais oportunidade para uma iniciativa própria para se despedir, reforçar contatos, encerrar assuntos pendentes, etc. Mudar-se pode também ser (embora nem sempre - certamente não é meu caso) uma atividade traumática ou melancólica, e o contato com os amigos pode ajudar.
  3. Não deixe a geladeira surpreendê-lo: Na hora de desligar tudo para fazer a mudança, você pode perceber que não sabe o que fazer com o conteúdo da geladeira e do freezer. Assim que souber que vai se mudar, dê uma olhada no que tem na sua geladeira ou freezer, e comece a consumir o que desejar, e puder, para não ter de transportar. Doe ou distribua o que não for consumir, a não ser que faça questão de levar consigo - mas dá trabalho (e pode ser um risco à segurança alimentar) transportar seus congelados, exceto se for em distâncias bem curtas! Lembre-se também de consultar o manual da sua geladeira ou freezer, porque às vezes eles precisam ser desligados algum tempo antes do transporte, para evitar problemas com os fluidos de refrigeração.
  4. Tome cuidado especial com cães e gatos: Ter uma medalhinha com o seu telefone pode não servir para nada se eles se perderem durante a mudança e você não for mais usar aquele número. Pense bem em como acomodá-los durante a mudança, como transportá-los em segurança e com conforto, e como assegurar que eles estejam bem identificados caso se extraviem, especialmente em trânsito.

  5. Separe uma caixa (ou sacola) pessoal para cada morador: Cada pessoa deve ter uma caixa, reservada desde alguns dias antes da mudança, para colocar roupas suficientes para 2 dias, os remédios que toma regularmente, higiene pessoal básica, um livro ou algo que use para desestressar, e outros itens de que possa precisar antes de abrir todo o restante das caixas, ao chegar no destino. Isso vai facilitar a vida de todos, e reduzir a necessidade de abrir caixas antes da hora de guardá-las com eficiência.
  6. Tire fotos digitais dos móveis montados: Se você mesmo vai se encarregar de desmontar e montar os móveis, tire fotos (pode ser até com o celular) dos detalhes da montagem, mostrando o que encaixa em que, onde vai cada parafuso, acessório, etc. Na hora de montar, às vezes o processo é menos óbvio do que deveria ser, e as fotos podem servir para tirar suas dúvidas.
  7. Atenção aos acessórios de montagem e parafusos: ao desmontar móveis para o transporte, coloque todos os acessórios de montagem dele em um plástico resistente, etiquete este plástico, feche bem, e prenda com fita adesiva a alguma peça grande do mesmo móvel. Se você guardar separadamente, ou se juntar tudo em uma só caixa, já era.
  8. Ferramentas e acessórios para a montagem: Coloque em uma caixa especialmente visível e facilmente encontrável todas as ferramentas e acessórios (como extensões de tomadas, adaptadores, etc.), bem como produtos de limpeza pesada, que serão necessários imediatamente após chegar ao novo endereço. Coloque-a por último no caminhão, para ter certeza de que ela será uma das primeiras a chegar ao novo endereço.
  9. Agende e orce tudo com antecedência: Se você vai precisar de montadores, carregadores, transportadores, instaladores, frete, carreto, caminhão de mudança, etc., o melhor negócio é acertar tudo previamente, pegar um orçamento por escrito, e preocupar-se bem menos depois. Uma mudança pode ser um processo intrincado, com uma série de envolvidos e interessados (a sua família, a companhia de luz, a telefônica, gás, água, banda larga, transportadora, imobiliárias, condomínios, vizinhos, etc.), alguns dos quais prestam serviço para você, e são pré-requisito para que os demais possam também desempenhar seus papéis - portanto, a atenção ao cronograma é fundamental.
  10. Divulgue bem o seu novo contato: por mais que você se esforce, não vai conseguir comunicar a todos os possíveis interessados sobre a sua mudança. Avalie se as pessoas que possam ser procuradas como referência (sua empresa, o zelador, porteiro, síndico, vizinho) devem ser informadas sobre seus novos contatos, e combine com alguém para receber e encaminhar o que chegar pelo correio nas primeiras semanas. Verifique se pode manter seu telefone por mais um mês, usando o recurso de correio de voz da operadora - se possível, com uma mensagem gravada dizendo seu novo número de telefone, além da opção para que a pessoa deixe o recado dela.

Uma dica extra é aproveitar a oportunidade de limpeza e renovação. Ao mudar, você desloca tudo o que tem em sua casa, e pode fazer uma revisão do que ainda quer levar consigo, o que pode ser melhor aproveitado por outra pessoa, e o que não precisa mais ser carregado. Não leve para a nova casa objetos que não tragam valor à sua vida!

Leia também: Mudança de apartamento: como sobreviver, parte 2: o encaixotamento.

Efetividade.net em migração - e novo endereço (postal)

Mas não é de servidor (continuamos confortavelmente hospedados nos servidores da MediaTemple), e sim de casa: o meu escritório doméstico está sendo transferido para outro endereço, aqui mesmo em Floripa, mas mais amplo e perto da natureza (e também de frente para a UFSC - talvez ajude a inspirar um futuro mestrado).

A conexão à Internet já está instalada lá (os técnicos do Virtua me atenderam no dia seguinte ao da solicitação, nota 10), mas até eu ter todo o mínimo necessário (mesa, cadeira confortável, iluminação, fontes de cafeína) instalado direito, e ter tempo livre suficiente, ainda demora alguns dias.

Já deixei agendados os posts para os próximos dias (inclusive 2 sobre mudanças), então provavelmente vocês nem notarão nada de incomum no site, que estarei acompanhando a partir de um Eee com conexão de baixa velocidade, como tenho feito desde o final da semana passada.

Tenho pendentes as doações que preciso fazer para a Wikipédia e a Creative Commons, resultado da recente promoção do site, mas isso vai ter de ficar para depois de estar com tudo instalado, ok? Aí eu aviso. Creio que tenho vários e-mails pendentes sem responder a vocês, e conto desde já com a sua compreensão.

No mais, se você mora perto da UFSC e perceber uma nova rede sem fio com o ESSID "SaveFerris", saiba que seremos vizinhos.

Fique ligado nos livros: Como fiz da última vez que me mudei, vou fazer um saldão de livros que não vão caber na nova estante. Alguns deles bem legais! Qualquer dia desses, publico a listagem e os preços por aqui, tem até 2 livros recentes de Drupal. Os que ninguém quiser, eu dôo para alguma biblioteca, depois.

Artigos recentes: