Etiqueta moderna: os 10 mandamentos do celular e smartphone

Todos os dias sofremos abusos por parte de nosso próximo, portador de celular, que invade nosso espaço e nosso contexto com seus ringtones MP3 irritantes, conversações banais em nossa presença, e tentativas de descrever e demonstrar todos os recursos e badulaques de seu aparelhinho.

Dan Briody, da ComputerWorld, escreveu 10 mandamentos da etiqueta em celulares, para que não sejamos nós os próximos pecadores neste quesito. Adaptei a lista, que você encontra a seguir. Siga-a para não terminar como o protagonista do vídeo acima!

Os 10 mandamentos da etiqueta em celulares

I - Não sujeitarás o próximo à obrigação de ouvir tuas conversas - quem está em uma situação em que as pessoas ao seu redor não poderão escapar da banalidade de suas conversações, como em um ônibus, mesa de restaurante ou taxi, deve refrear seus impulsos e falar apenas o inevitável.

II - Não configurarás o ringtone MP3 para tocar La Cucaracha em todas as ligações - Ou a quinta sinfonia de Beethoven, ou Bee Gees, ou qualquer sucesso recente que ninguém aguente mais. Ter de ouvir o seu telefone tocar já é chato, mas ouvir uma mesma melodia todas as vezes pode ser insuportável.

III - Desligarás teu celular em eventos públicos, cerimônias e reuniões - ou você quer correr este risco?

IV - Não carregarás contigo mais do que 2 aparelhos sem fio - a tendência do mercado parece ser querer que transportemos verdadeiros bat-cintos de utilidades conosco todo o tempo. Diga não e obrigue os fabricantes a oferecer maior integração de suas soluções.

V - Não discarás enquanto diriges - já há pessoas suficientes no mundo tendo problemas para se comunicar ou para dirigir. Juntar as duas coisas é sinônimo de problemas maiores, além de ser contra a lei.

VI - Não transformarás acessórios bluetooth em bijouteria - Use o seu fone bluetooth sempre que estiver em uma ligação e quiser manter as mãos livres, mas retire-o e guarde-o imediatamente após.

VII - Não falarás mais alto ao celular do que falarias em outro telefone - Os microfones dos celulares já estão bastante desenvolvidos, e se o sinal estiver ruim, falar mais alto não vai melhorar nada - a não ser que a pessoa esteja de fato ao alcance da sua voz.

VIII - Não amarás teu celular - a dependência de estar sempre em contato é perigosa. Saiba em que momentos cortar os laços.

IX - Não tentarás impressionar com teu celular - usar celulares e smartphones não impressiona positivamente a mais ninguém - no máximo dá aquela impressão de que você está querendo se mostrar. Seja discreto e trate seu celular com naturalidade.

X - Não colocarás teu celular sobre a mesa do almoço para o caso de ele tocar - Não estamos no velho oeste. Se o seu celular tocar, você o ouvirá ou perceberá. Mantenha-o em seu lugar.

Sua vez: que mandamento você acrescentaria a esta lista?

Blog Day 2007 - minhas 5 indicações

Hoje, 31 de agosto, é o Blog Day, dia de indicar 5 novos blogs e de conferir as indicações dos demais participantes.

A cada ano as regras parecem ficar mais estritas, mas vou continuar fazendo como em anos anteriores, indicando simplesmente 5 blogs em crescimento e que talvez vocês ainda não conheçam, mas que eu leio regularmente. Vamos a eles:

  • Dinheirama - O Dinheirama é um site sobre finanças pessoais e educação financeira mantido pelo consultor Conrado Navarro, que tem como objetivo fazer com que você administre melhor seu dinheiro e aumente o seu patrimônio líquido.
  • BADCOFFEE - Informática e tecnologia, por Rafael Rigues - que tem em seu currículo períodos que ajudaram a fazer boas fases da PC Magazine Brasil, Linux Magazine e Revista do Linux, entre outras publicações.
  • Revista Papo de Homem - a única que o homem lê todos os dias.
  • Uncrate - 4 a 6 novidades selecionadas em gadgets, ferramentas, mídia e vários outros produtos interessantes, todos os dias.
  • WWTDD - doses diárias do comportamento estúpido das celebridades internacionais, narradas com humor corrosivo por Tyler Durden - ele mesmo, o personagem central do Clube da Luta.

Tag: BlogDay2007

Dívidas? Saia delas com efetividade, seguindo as dicas do Dinheirama

Na hora de sair das dívidas não há fórmulas mágicas. Qualquer economista, administrador ou contador irá lhe explipar, de formas menos ou mais complicadas, que você precisa reduzir seus desembolsos, aumentar o faturamento, buscar a eficiência no uso dos recursos indispensáveis, alongar o perfil (trocando os débitos de curto prazo e juro alto pelos de maior prazo e juro mais baixo) e, sempre que possível, renegociar as dívidas existentes, sem fazer outras.

Mas o óbvio nem sempre é claro para todo mundo. Quantas vezes você já não ouviu histórias de pessoas que usam o cheque especial (com seus juros altíssimos) para quitar outras dívidas, recorrem a agiotas e entregam garantias que não conseguirão resgatar, ou mesmo que usam um cartão de crédito para pagar a conta do outro?

Se você se encontra em alguma situação de débito e quer se livrar das dívidas, uma boa dica é seguir as dicas do Navarro, publicadas no Dinheirama. Ele fala exatamente sobre o tipo de óbvio que muitas vezes passa sem ser percebido.

Selecionei um trecho:

O mais importante ao decidir atacar seus débitos é aprender a priorizar. Tomar atitudes inteligentes pode ser a diferença entre pagar mais ou menos juros. E você quer pagar nenhum ou pouco juro, certo? Suponho que, a esta altura, você tenha problemas com o cheque especial e muitas dívidas no cartão de crédito. Isso acontece com 70% das pessoas em situação semelhante. Vejamos o que se pode fazer:

* Cheque especial: você precisa eliminá-lo. Hoje, agora. Tendo renda comprovada, sugiro que faça um empréstimo consignado e use o dinheiro para para quitar toda a dívida do cheque especial. Fazendo isso, você passará a dever juros cinco vezes menores que os do cheque especial. Pois é, de especial ele não tem nada.
* Cartão de crédito: O mesmo raciocínio acima vale para dívidas enroladas no cartão. Mas pagar a dívida atual e continuar fazendo uso do cartão pode ser perigoso. Recomendo que aposente imediatamente seu cartão de crédito e passe a comprar usando apenas dinheiro vivo. Pague sua dívida e faça o exercício por pelo menos 6 meses. O maior problema do cartão não é a falta de informação, mas a distorcida imagem de seu objetivo. Se você não sabe usá-lo, será usado por ele, podendo inclusive adoecer.

Estas devem ser suas prioridades imediatas. Resolvidos os problemas acima, perceberá que sua situação sofrerá significativas melhoras. Agora é hora de mexer no que você gosta, no seu jeito de ser e estar, no seu dia-a-dia. É hora de “operar” o ego. Dói, chateia e no começo é frustrante. Mas a satisfação depois da “cirurgia” não tem preço, se me permite a metáfora (sem graça) alimentada por um slogan de uma bandeira de cartão de crédito.

Leia o artigo completo do Navarro em "Devo e não nego, mas não consigo pagar!"

Você pode ajudar a repor o projetor que sumiu no BlogCamp em São Paulo

Durante o BlogCamp, conferência de blogueiros realizada em SP no último final de semana, um acontecimento indesejado (mas que não chegou a comprometer o brilho do evento) foi registrado: um projetor disponibilizado ao evento foi roubado, gerando um prejuízo de cerca de R$ 3.700,00 para os organizadores, para não falar das questões do mérito do tema em si.

O Manoel Netto está conduzindo uma coleta entre os interessados em contribuir para a reposição do equipamento roubado durante o evento, e no momento em que escrevo já registrou 21 contribuições de blogueiros com espírito de corpo. Não estive presente ao evento, mas mesmo assim me vi em plenas condições de contribuir, portanto já o fiz, e sugiro que você considere fazê-lo também. É fácil doar via PagSeguro, e não vai doer nada repassar a esta campanha 5% dos rendimentos do seu Adsense este mês ;-) (ou outro valor que você preferir).

Fica a sugestão para o Melo, que está organizando o II Encontro de Blogueiros e Blogueiras de Floripa: nada de projetores! ;-) Ou melhor ainda: use acessórios de segurança para fixá-los à mobília. Mas tem que ser acessórios de titânio e adamantium, se levarmos em conta o relato do Edney: "Para quem não estava lá acho que vale contar um pouco mais dos detalhes. O projeto estava bem preso no teto, ele foi arrancado violentamente, inclusive achamos um pedaço de conector no chão. Ele foi furtado durante o almoço quando o local estava praticamente vazio (...)"

A lista de quem já contribuiu, e as instruções para quem deseja contribuir, podem ser encontradas no post "Doação para restituição do projetor". Como minha forma de retribuir o espírito de corpo demonstrado por aqueles que não demoraram a se coçar para contribuir, eis a lista dos nomes iniciais: Alexandre Fugita, Alessandro Martins,André Kenji, Augusto Campos, Bárbara Dieu, BlackRose Valentine, Carlos Lavieri, Danilo Medeiros, Eric Messa, Gabriel Tonobohn, Juliano Mota, Lúcia Freitas, Maurício Magion, Miriam Bottan
,
Norberto Kawakami, Pollyana Ferrari, Sergio Grigoletto, Thiago Mobilon.

Powerpoint é só o começo: 7 dicas extras para apresentações impecáveis

Apresentações são um tema recorrente aqui no Efetividade.net, por uma razão simples: a necessidade de realizá-las é cada vez mais comum, e o despreparo de muitos palestrantes faz com que cada vez mais pessoas busque aperfeiçoar suas habilidades nesta área, para não fazer feio quando chegar a sua vez.

No artigo "Criando apresentações efetivas – e mantendo a platéia acordada", já tratamos de dicas para criar apresentações de boa qualidade, das quais a regra dos 10/20/30 (não mais que 10 slides, não mais do que 20 minutos, nenhuma fonte com tamanho menor que 30) certamente é a mais importante para quem busca a perfeição na transmissão da mensagem.

Já o artigo "10 dicas: Como NÃO fazer uma excelente apresentação" mostra o reverso da medalha, tratando dos erros mais comuns em apresentações, e como você pode evitá-los.

E hoje vamos tratar de algumas dicas que vão além dos slides em si. Como agir e se portar para melhorar a sua chance de fazer uma apresentação matadora no sentido figurado - e não no sentido literal ;-)

Vamos às 7 dicas, algumas das quais foram selecionadas no artigo 18 Tips for Killer Presentations:

  1. Vá devagar: palestrantes inexperientes inconscientemente aceleram seu ritmo para tentar compensar suas preocupações e até mesmo a eventual inclusão de conteúdo além do necessário. Fale devagar, e não "corra" os slides. E leve isso em conta na hora de definir o conteúdo!
  2. Coloque a parte importante no início: Quantas vezes você já viu um palestrante ou professor cometer o erro de deixar a parte mais importante para o final, aí acabar gastando com os assuntos iniciais mais tempo do que havia planejado, ficando sem tempo para apresentar com qualidade o "filé mignom" do seu tema? Apresentação não é novela, você não precisa guardar as surpresas para o final. Reduza a introdução e vá direto ao ponto, detalhando e fundamentando depois.
  3. Fale para fora: Você precisa ser ouvido. Fale em voz alta o suficiente, pratique antes com o microfone, faça o que for necessário para poder ser ouvido com conforto e sem esforço.
  4. Chegue CEDO: BEM cedo! Montar sua estrutura, copiar os arquivos para o micro conectado ao projetor, testar para ver se está tudo certo, corrigir os eventuais problemas, se ambientar... Você tem uma série de atividades a desempenhar antes do início da palestra, e o momento de realizá-las não é depois que o auditório já lotou.
  5. Não peça desculpas antecipadas: Não "chore pitangas", como se diz aqui no Sul. Quando um apresentador inicia sua palestra pedindo desculpas por estar nervoso, por não ter preparado uma apresentação mais adequada ao público a que se dirige, por sua voz às vezes falhar ou por qualquer outra circunstância ainda não ocorrida, ele chama a atenção para esta situação e *garante* que o público irá notar. Não faça. Por outro lado, se você cometer um erro ou estiver em situação extrema - afônico, por exemplo - aí sim é o caso de se desculpar imediatamente.
  6. Saiba ganhar tempo - Treine com antecedência a sua atitude diante de perguntas do público, para não fazer como a maioria dos palestrantes de primeira viagem, que mandam logo um longo "Ééééééé..." de 15 segundos, seguido do insuportável "Veja bem". Comentar a pergunta em si, no estilo "Esta é uma ótima pergunta, e eu fico feliz que tenha surgido agora, porque ajuda a trazer o tema mais perto da realidade de vocês" é uma estratégia eficaz para ganhar os segundos que você precisa para concatenar em sua mente a resposta em si. Mas pratique antes, porque na hora precisa fluir naturalmente.
  7. Divirta-se: No começo é difícil, mas a possibilidade de divertir-se preparando e fazendo uma apresentação aumenta com o tempo, conforme você vai ficando menos mecânico e mais natural. Descubra onde estão suas limitações e resolva-as, de forma a poder aproveitar melhor as excelentes oportunidades que são as apresentações.

Agora é a sua vez! Quais as suas dicas não relacionadas diretamente aos slides do Powerpoint (ou do OO Impress) para obter melhores resultados em apresentações?

Veja também o artigo "How I made my presentations a little better", no 43 Folders.

Atualização: Página "Anuncie aqui" - primeiros resultados

Durante o final de semana eu publiquei o artigo "Ganhando dinheiro com o blog: Vale a pena criar uma página do tipo “Anuncie aqui”?", relatando a minha experiência no BR-Linux com uma página de explicações (e tabela de preços) para iniciar contatos diretamente com empresas interessadas em publicar banners ou links, e falando também sobre o a recém-inaugurada página "Anuncie", ali no topo do Efetidade.net.

O artigo motivou algumas respostas, e até um questionamento interessante sobre contratos, que eu respondi lá mesmo com a minha opinião. Mas para quem ainda está se perguntando sobre o valor de procurar se comunicar diretamente com anunciantes locais, fica a informação extra: estou fechando o primeiro dia útil após a publicação da página já tendo recebido 3 contatos a respeito dela, e fechado a publicação de dois links textuais de um novo cliente, o Meu Plano, um site sobre planos de saúde.

Os novos anúncios entram no ar amanhã, mas achei que valia a pena avisar vocês sobre a eficácia da iniciativa ;-)

Artigos recentes: