Promoção de verão: mais de 50 textos já inscritos, e ainda dá tempo!

Lembra da Promoção de Verão aqui do Efetividade.net, em que você pode enviar um texto e concorrer a DVDs de séries, ventilador USB, mochila Targus e mais?

Ela foi lançada anteontem, e já passou de 50 textos inscritos. Ainda não comecei a analisá-los, porque o prazo ainda vai longe (ainda faltam quase 2 semanas), mas achei que valia a pena listar alguns dos leitores que já enviaram textos e irão concorrer se o material deles estiver de acordo com os termos da promoção.

Inscreva-se, ainda dá tempo ;-) E veja abaixo a lista de quem já se inscreveu:

Obrigado a todos, e boa sorte!

Currículo sem experiência

Fazer seu currículo se torna um desafio maior quando você ainda não tem experiência profissional. Como fazer o currículo quando não se tem muito a relatar?

Mas todos os dias, milhares de pessoas passam pelo mesmo desafio - sejam elas recém-formadas, ou mesmo sem muita escolaridade, mas em busca de um início de carreira profissional ou de uma guinada em sua vida.

As oportunidades de trabalho sem experiência são poucas, mas existem, a exemplo das vagas de emprego temporário típicas dos períodos de final de ano e temporadas turísticas.

E mesmo quem não tem experiência pode se virar um pouco para ter o que dizer no currículo, desde participação em ONGs e associações comunitárias até a realização de cursos (muitas vezes gratuitos) relacionados diretamente à ocupação desejada, em entidades como o SENAI, SESI, SESC ou SEBRAE, entre muitas outras.

Nosso artigo anterior "Emprego sem experiência? Existe solução" apresenta uma série de atitudes que podem ajudar quem planeja seu início de carreira a se destacar das demais pessoas na mesma situação, quando chegar a sua hora de tentar garantir uma vaga ou ser chamado para uma entrevista. Já o artigo "Emprego: como voltar ao mercado de trabalho" dá as dicas a quem está buscando um retorno após algum tempo parado, ou uma mudança de mercado.

Currículo sem experiência

E esta semana o G1 enriqueceu o conjunto de dicas, entrevistando alguns profissionais da área, para saber deles o que valorizam em currículos de candidatos sem experiência profissional.

O importante, como já afirmamos em vários artigos anteriores (veja os links ao final deste texto) é lembrar sempre que a função primordial do currículo não é garantir o emprego, mas apenas levar o candidato ao próximo passo do processo de seleção, geralmente representado pela entrevista.

Para Adriano Arruda, diretor-geral de uma empresa da área, "os recém–formados, que não têm experiências para mostrar, devem valorizar a formação. No caso de graduados, devem mostrar a formação universitária, os cursos feitos durante a graduação e o estágio, caso tenha sido realizado."

Já para Renata Garrido, consultora sênior de outra empresa desta especialidade, "o candidato deve mostrar o que fez durante a universidade, como projetos e trabalhos, descrever como eles foram feitos e ressaltar as notas altas."

"Atividades voluntárias também podem ser citadas, além de outros cursos, como idiomas e informática. O mesmo deve ser feito por quem não é graduado, como por exemplo, projetos desenvolvidos dentro da escola e cursos extracurriculares. Essas experiências mostram a dinâmica da pessoa, se ela é interessada, como ela estrutura seu trabalho, como busca seu próprio desenvolvimento".

Cuidado com o auto-elogio "solto"

Eu costumo sugerir a remoção daquele texto introdutório tão comum, em que o candidato diz que tem iniciativa, espírito de liderança, dinamismo, boa vontade, garra, sede de crescer, trabalha bem em equipe. Sem fatos ou dados que sustentem a afirmação, trata-se de um clichê tão comum, que pode até mesmo pesar contra você, ou no mínimo ocupar espaço que poderia ser melhor preenchido com algum detalhe relevante.

Mas todas estas características podem ser mencionadas explicitamente quando conectadas a algum ponto de sua experiência acadêmica ou mesmo profissional, ou para-profissional. Por exemplo: "Demonstrou liderança ao conduzir a coleta de fundos que permitiu a abertura da sede do grêmio estudantil do colégio XYZ". Note que uma atividade puramente colegial pode assim virar um ponto a seu favor, que os outros candidatos com a mesma experiência acadêmica e profissional eventualmente não terão - é o chamado diferencial, e pode significar um pequeno impulso na direção da entrevista.

A consultora Renata Garrido concorda, e também recomenda ao candidatos: "não façam auto-elogios no currículo, colocando frases como "tenho espírito de liderança", "tenho determinação", entre outras. Isso pode ser feito apenas na descrição das atividades dos cargos. "O candidato pode dizer: 'mostrei determinação para executar tal projeto'", afirma."

Wii na fisioterapia - agora no Brasil

Há cerca de um ano, no início de dezembro de 2007, publiquei o artigo "Como perder peso jogando videogame - com o Nintendo Wii", com base nas minhas próprias observações e em experiências realizadas no exterior.

Na ocasião, escrevi:

Não posso dar conselhos sobre dietas, e recomendo que você procure uma opinião profissional antes de adotar qualquer programa de exercícios - e que concorde com ela quando ela insistir com você que exercícios ao ar livre, em grupos ou na academia podem ser bem mais vantajosos.

Mas se você não consegue se motivar para outras modalidades, e já tem um Wii (não recomendo comprar tendo em mente apenas esta finalidade), talvez valha a pena considerar a idéia de usá-lo regularmente desta forma - bem dentro do espírito de nosso artigo anterior, "Emagrecer: Como perder peso de verdade, parte 1 - aprenda a gostar dos exercícios".

Mas agora, após o planeta completar mais uma volta ao redor do Sol, a novidade de usar o Nintendo Wii como agente promotor dos exercícios físicos começa a chegar ao Brasil, pelas mãos de profissionais da fisioterapia. Veja o que diz a matéria da Info:

A clínica de fisioterapia da Unicid, em São Paulo, está usando consoles Wii em sessões de reabilitação. O uso do videogame da Nintendo faz parte de um programa coordenado pelo fisioterapeuta Fábio Navarro Cyrillo.

Fábio participou, em julho deste ano, de um estágio na universidade canadense de McGill, onde a plataforma é usada em tratamentos médicos.

Segundo Fábio, no Canadá o console é usado como tratamento auxiliar em programas que visam melhorar o equilíbrio, coordenação, resistência e força muscular dos pacientes. Em São Paulo, o console é usado em sessões que acontecem às terças e quintas-feiras na clínica de fisioterapia da Unicid (Universidade Cidade de São Paulo), que fica no bairro do Tatuapé, zona Leste.

Pelo que podemos ver na imagem divulgada, os pacientes usam os treinamentos de postura e equilíbrio do jogo Wii Fit (aquele no qual o jogador fica de pé sobre uma plataforma, a Wii Balance Board), mas a matéria informa que os jogos do Wii Sports (tênis, boliche, etc.) também são empregados.


Trailer de 35 segundos do Wii Fit - ênfase em coordenação e equilíbrio

E a conclusão é a mesma que a minha: "De acordo com o estudo, os pacientes que utilizaram o Wii apresentaram melhora mais relevante no período medido. A principal explicação é que os games rompem a idéia de exercícios monótonos e repetitivos, dando mais motivação ao paciente."

Promoção de Verão: Indique seu texto para o Efetividade, e concorra a mochila Targus, DVDs, acessórios USB e mais!

Você escreveu ou viu um artigo cujo tema combina com os que costumamos ver aqui pelo Efetividade.net? Então indique-o!

A partir do início desta semana eu ativei um link "Sugerir material", ali na barra de links superior do site, para permitir que os leitores indiquem material para publicação. É bem simples - você preenche um formulário se identificando, insere o texto (o ideal é que seja curto - ou envie só um trecho dele, e o link para a versão integral), envia, e eu recebo e analiso para publicação, ou mesmo para guardar na gaveta para publicar futuramente (por exemplo, nas minhas férias).

Qualquer fonte de material será bem-vinda, mas receberei com muito prazer links para textos interessantes de outros blogs brasileiros, sejam eles indicados pelos próprios autores ou não.

Para dar o impulso inicial, montei uma pequena promoção (que possivelmente vai me permitir acumular material para meu período de férias, inclusive!), com brindes sorteados entre as pessoas que enviarem material até o dia 4 de dezembro, desde que este material seja aceito para publicação (ainda que eu o agende para publicação posterior, ok?)

O sorteio vai contemplar as pessoas que fizerem o envio do material, e só vão concorrer pessoas com endereço postal no Brasil, e que tiverem seu material enviado aceito para publicação (eu avisarei, até o dia 4 de dezembro, cada uma delas sobre a aceitação). Em 5 de dezembro publicarei aqui no Efetividade a lista dos sorteados.

Links para artigos publicados em 2008 em qualquer site serão bem-vindos, desde que eu os considere dentro do tema do Efetividade e interessantes o suficiente para publicar aqui (critério bem subjetivo, eu sei...). Links para artigos inéditos ou escritos pensando especificamente nesta promoção serão especialmente bem-vindos e terão mais chance de aceitação para publicação.

Vamos à lista dos brindes, cujo tema é: ~verão~!

  • Uma mochila Targus Sport para levar suas tralhas com estilo.
  • Uma caixa de DVDs da segunda temporada do seriado The Unit, para dar alguma emoção às tardes de chuva de verão.
  • Um ventilador USB Leadership, para refrescar você enquanto lê o Efetividade.
  • Dois dogtags USB com corrente de metal, para levar no pescoço instaladores de programas decentes para usar na lan house da rua da praia.

Casos excepcionais ou omissos serão decididos pelo Efetividade.net e divulgados neste site.

Uma firewall mental protegendo seu tempo e sua atenção: vídeo de Merlin Mann no Google explica como fazer

Merlin Mann é autor do site 43 Folders, que foi a minha principal inspiração inicial para criar o Efetividade.net, em uma época em que a questão de criar condições para a produtividade pessoal ocupava bastante a minha atenção.

Ocasionalmente ele dá palestras sobre temas relacionados, e em março tive a oportunidade de recomendar dois vídeos de efetividade, gravados de palestras ministradas por ele.

E mais um destes vídeos acaba de ser disponibilizado. São 35 minutos de uma palestra ministrada no Google, cujo aspecto central é o valor que damos (ou deveríamos dar) ao nosso tempo e à nossa atenção.

Conforme nossos processos mentais ficam mais importantes para o andamento e o resultado de nosso trabalho, nosso tempo e atenção tornam-se mais valiosos, e o custo de aceitar interrupções que não agregam valor cresce. E o pior: tempo e atenção são recursos individualmente finitos, e a busca por dar mais tempo e mais atenção a tudo que nos rodeia leva a um nível crescente de stress e a ansiedades que não podem ser satisfeitas, a não ser que repensemos nossa vida em níveis essenciais, reconhecendo que não temos tempo para tudo, e que precisamos dar atenção para aquilo que faz diferença positiva - não apenas para nossa atividade profissional, mas também para nossas vidas.

A apresentação dele, caprichosamente editada pelo Google, apresenta esta necessidade de renegociar (conosco mesmo e com os outros) os nossos compromissos, dando um jeito de controlar, restringir e reduzir quem tem acesso a estes recursos tão limitados e valiosos - reduzindo assim o stress e a ansiedade causada por ter de dedicar tempo e atenção a mais coisas do que é desejável.

E o mais interessante: além de apresentar alguns exemplos extremos, ele ainda indica uma série de exemplos de comportamentos que podem ajudar a atender a este objetivo. Recomendadíssimo!

Leia também: Merlin Mann on Maximizing Your Time.

E para conteúdo relacionado em português, leia:

Atenção, autores: preparem-se para a nova promoção do Efetividade.net!

Lembra da promoção de aniversário do Efetividade.net em 2007? Na ocasião, mais de 50 blogs publicaram textos sobre Efetividade e sobre Produtividade Pessoal, se inscreveram na promoção e concorreram a uma série de brindes legais.

Agora não estou fazendo aniversário, mas sempre quero estimular a publicação de material sobre o assunto, e para isso separei alguns brindes (mochila Targus, DVDs de seriados, ventilador USB e mais) com temática de verão, para dar aquele empurrãozinho ;-)

Já vá pensando no seu tema, e aguarde: quarta-feira vou publicar aqui no Efetividade as instruções da promoção. A idéia desta vez é publicar pequenos trechos dos seus artigos aqui no Efetividade, com link para o leitor procurar a versão integral no site do autor, ok?

Artigos recentes: