Capacidade de Realização: 5 dicas para estar apto a vencer mais desafios

por Patricia Wolff, autora convidada para a série "Competências"

“Trazer o sonho para a realidade não é milagre, mas simples ato de vontade para o qual é preciso criar condições” - Rosa E. A. de Bernhoeft

Garantir a competitividade tem sido a palavra de ordem de muitas empresas que estão focando sua atenção nos resultados apresentados pelos colaboradores.

As pessoas bem sucedidas nesta realidade serão aquelas com capacidade de realização, isto é, colocar a energia naquilo que está fazendo, eficiência e velocidade no trabalho.

Preparei 5 dicas que poderão ajudá-lo nesta missão, e elas serão apresentadas a seguir.

1 - Defina seu objetivo de forma simples e específica

Entenda o que de fato é importante para você, por que quer alcançar este objetivo, o que você irá ganhar e perder.

A partir da consciência destes pontos, você conseguirá direcionar melhor a sua energia/atenção para realizar aquilo que precisar ser feito. Além disso, pense também nos obstáculos que possam surgir ao longo do percurso, tanto externos (mercado, pessoas) como internos (pensamentos, emoções, crenças).

2 - Planeje o suficiente e comece a realizar

Uma vez que você estudou seu objetivo, detalhou e avaliou a melhor forma de executá-lo, não fique esperando as condições ideais para implementá-lo.

Inicie sua jornada, e crie as condições necessárias para você obter o êxito. Comece de preferência pelo que for mais fácil, pois desta forma você irá concluir este pequeno passo sem muitas dificuldades e se motivará para seguir em frente.

3 - Concentre-se em seus pontos fortes

Identifique quais são os seus pontos fortes e aplique-os em seu dia a dia.

Esta é a forma mais rápida de obter a excelência. Caso precise de ajuda para identificá-los o livro Descubra seus pontos fortes é uma boa pedida, pois na compra do livro você recebe uma senha para realizar o teste pela internet e descobrir os seus cinco talentos dominantes. Vale a pena.

4 - Coloque um ponto final na procrastinação

Deixou novamente o relatório mensal para fazer no último dia?

Depois de um alto investimento de energia você termina e promete a si mesmo que nunca mais fará isso, pois o estresse não compensa. E no mês seguinte acontece a mesma coisa ... Para você poder colocar um ponto final na procrastinação é preciso que você identifique a razão pela qual você procrastina: está sobrecarregado? sua confiança está abalada? você está entediado? está trabalhando em algo que não gosta? ou está mesmo preguiçoso?

5 - Aja como protagonista

Duas tendências básicas do ser humano: vitima ou protagonista.

Cada uma das duas representa uma lente diferente por meio das quais fornecemos explicações para as coisas que acontecem em nossas vidas. Quanto mais você se responsabilizar por resolver as situações, maior será sua capacidade de reação, e consequentemente, maior será a capacidade de realização.

Concluindo

Lembre-se que se o desafio for maior que a sua capacidade de realizar, você fracassará; se a capacidade de realizar for maior que o desafio, você terá sucesso. Portanto, quanto mais treino, maiores suas chances de fazer sempre o melhor!

Para finalizar gostaria de sugerir uma reflexão.

  • Como até 90% de nosso comportamento baseiam-se em hábitos, identifique aqueles que estão atrapalhando sua capacidade de realização.
  • Defina novos hábitos que você deseja desenvolver, oposto do anterior.
  • Faça uma lista com 3 ações que você decide fazer para transformar o novo hábito em realidade, e com prazo.

E agora é com você! Bom trabalho!

A autora convidada da série de artigos sobre Competências, Patrícia Wolff, atua como coach executivo e de equipe, conferencista em Desenvolvimento Humano e é diretora da Quantas Consulting.
 

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: