SEO no Brasil: otimizando seu site ou blog para obter melhores posições no Google - parte 2

Otimização para sites de busca, ou SEO (Search Engine Optimization) é uma ferramenta de efetividade, porque faz com que a sua mensagem chegue a quem está realmente (e literalmente) em busca dela. Além disso, é uma ferramenta de produtividade, especialmente se o seu site tem banners ou serviços de anúncios como o Adsense (saiba mais detalhes), pois com o mesmo conteúdo você terá maior oportunidade de rendimento.


Se o que você quer é apenas escrever, não é necessário se preocupar com estes assuntos. Mas se você quiser ser lido, aí a coisa muda de figura, e levar em conta os métodos para fazer com que seu site fique em primeiro no Google para as palavras-chave mais relevantes começa a fazer diferença.

A parte 1 deste artigo fixou-se nos aspectos externos do blog: relacionamento com outros blogs, uso de diretórios e agregadores, atenção a indicadores, etc.

A parte 2, que você está lendo neste momento, se concentra nos aspectos internos: conteúdo, ferramentas, layout, palavras-chave e outros. Você irá notar que há pontos em comum entre as duas listas, o que é natural: alguns aspectos têm características externas e internas.

Vamos à lista, e aguardo os seus comentários e complementações!

13 dicas de otimização para blogs

  1. Escolha uma boa hospedagem: É possível ter hospedagem gratuita de blogs com qualidade relativamente boa (os serviços do Google Blogger ou do Wordpress.com são bons exemplos), mas a partir de um certo volume você vai preferir ter seu próprio contrato de hospedagem, que costuma custar 10 dólares ou menos por mês. Eu recomendo o Dreamhost, mas recomendo mais ainda que você pesquise bem antes de fechar negócio. Se o seu único critério de seleção for o preço, provavelmente você vai acabar fechando contrato com os "pipoqueiro hostings" tão abundantes no Brasil, e que geralmente não mencionam nada a respeito, mas muitas vezes se limitam a lotear e revender serviços de hospedagem que eles contratam em provedores internacionais. Os critérios de escolha ideais devem envolver variáveis como espaço de armazenamento disponível, cota mensal de transferências de dados, velocidade, disponibilidade, suporte, ferramentas de administração, confiabilidade, e os demais que forem relevantes para o seu caso.
  2. Escolha o domínio certo: O ideal é registrar o seu próprio domínio desde o começo, e hospedar o site nele desde o princípio. A idade do registro do domínio entre nos critérios de avaliação de diversos sites de busca, portanto não deixe para depois. Registrar um domínio internacional (.com, .net ou .org) tem pouca ou nenhuma burocracia, não é caro e o domínio pode ser usado até mesmo se você for hospedar seu site em um provedor brasileiro. Vale lembrar que ao fazer seu contrato de hospedagem no Dreamhost, você ganha grátis um registro de domínio internacional. O domínio conta muitos pontos na avaliação pelos sites de busca, então certifique-se de escolher uma palavra-chave que vá constar nas pesquisas dos leitores - por exemplo, se você vai escrever sobre chicletes, prefira um domínio que tenha a palavra chiclete no nome, e não opte por sinônimos como goma-de-mascar.com. Escolha também uma palavra fácil de lembrar, de escrever, de entender quando você fala (para não ter de soletrar a cada vez que for dizê-la a alguém) e que não seja uma marca registrada por ninguém.
  3. Escolha as ferramentas certas: Você pode perfeitamente criar e manter o seu blog em ferramentas públicas como os já mencionados Google Blogger ou do Wordpress.com, mas nada oferece a mesma flexibilidade que instalar o seu próprio CMS (gerrenciador de conteúdo). O meu preferido para blogs comuns é o Wordpress (o mesmo usado no serviço Wordpress.com), e para sites maiores é o Drupal - ambos de código aberto. Mas vale mencionar que a ferramenta mais usada entre os 100 mais populares blogs do mundo (segundo o Technorati) é o Movable Type, que não é de código aberto.
  4. Identifique e use palavras-chave: A cada novo artigo, pare para pensar quais as palavras-chave pelas quais os leitores potenciais poderão associá-lo ou encontrá-lo, e procure usá-las ao construir seus títulos, subtítulos, destaques, links, legendas de fotos e no primeiro parágrafo. Não exagere nem seja artificial, apenas empregue-as naturalmente. Pergunte a você mesmo: o que as pessoas que estão procurando por este artigo vão digitar no Google? A resposta são as suas palavras-chave essenciais. Mas se você exagerar, não vai agradar nem os leitores e nem os sites de busca. Hoje de tarde vi um post cujo título falava em "Rebelde RBD" para forçar artificialmente a inclusão de palavras-chave adicionais. Este é o passo adicional que você deve evitar dar.
  5. Defina o seu assunto: Não é necessário se restringir a apenas um tema ou a um conjunto restrito de temas, mas vale a pena cobrir com maior intensidade alguns temas específicos, e complementá-los com posts sobre assuntos variados que possam interessar a quem chegou ao seu site procurando por estes seus assuntos específicos. Tanto os usuários quanto os sites de busca vão aumentar a sua classificação como autoridade em um determinado assunto se você tiver grande quantidade de posts sobre este assunto. E ao escrever cada post, fixe-se em um tema somente, e escreva algo com começo, meio e fim sobre este tema específico. Se tiver outro assunto no mesmo momento, publique 2 posts, não faça um post misto-quente - os leitores até podem entender, mas os mecanismos de busca ficarão confusos.
  6. Informe-se sobre usabilidade: A maioria das técnicas que aumentam a usabilidade do site são favoráveis também à indexação pelos sites de busca. Uma boa fonte de informação - verdadeiras apostilas grátis sobre usabilidade - é o UseIt, site do especialista Jacob Nielsen. Leia no mínimo a breve Introdução à Usabilidade e os 10 maiores erros de design de blogs. Se você quiser investir, mais do que recomendo o clássico livro Projetando websites, do mesmo autor.
  7. Atualize regularmente: Se possível, diariamente. Quando você atualiza diariamente por um período longo o suficiente, tanto os leitores quanto os sites de busca percebem, e passam a visitá-lo a intervalos mais curtos também. E quando os sites de busca indexam você diariamente, o intervalo entre você postar seu conteúdo e ele começar a ser encontrado por interessados que ainda não conheçam seu site se reduz, e o retorno pelo seu esforço é maximizado.
  8. Inclua links para conteúdo relevante: Inclua links para as fontes onde você mesmo se informou, ou se informaria, sobre o assunto do seu post. Isto aumenta a qualidade do seu post, sob o ponto de vista do leitor, e pode valer alguns pontos a mais, sob a ótica dos mecanismos de busca.
  9. Seja original: Blog não é serviço de clipping. Tanto os leitores quanto os mecanismos de busca identificam quando você não agregou nenhum valor ao reproduzir alguma informação já existente, e reagem de acordo.
  10. Volume e quantidade: Estudiosos de otimização dizem que sites com mais páginas ou posts *tendem* a ter classificação mais alta do que os sites menores, e que o tamanho ideal de post para fixar a atenção dos leitores e pontuar melhor nos sites de busca é por volta de 250 palavras. Mas Não se trata de regras fixas: há sites pequenos com Pagerank alto, assim como há posts longos cujos leitores lêem até o fim. Certo? ;-)
  11. Atenção ao design e à redação: Aspectos como a tipografia (não apenas a escolha da fonte - e a Verdana é a mais popular entre os top 100 do Technorati - mas também os espaçamentos, alinhamentos, margens, bordas, etc. - veja as 7 dicas de tipografia do Efetividade.net), seleção de cores e imagens (a cor de fundo mais popular entre os top 100 é o branco), posicionamento de anúncios, seleção de conteúdo auxiliar para as barras laterias e rodapés, bons títulos, redação caprichada (não abrevie, não use gírias, não copie citações sem traduzir nem deixe de acentuar), transmita sua mensagem vigorosamente.
  12. Use bem as ferramentas auxiliares: aprenda a utilizar as ferramentas de análise de logs disponibilizadas por seu provedor de hospedagem, e recorra a serviços como Google Analytics, Google Webmaster tools (crie e mantenha atualizado o seu sitemap), instale bons plugins do Wordpress, e mantenha-se sempre atualizado.
  13. Direcione seus esforços: Comece a tomar nota de idéias para posts futuros, tenha um arquivo de posts iniciados mas ainda não prontos, acompanhe publicações e notícias sobre os seus assuntos, e saiba reconhecer quando um post ainda não está pronto - é melhor guardá-lo para o dia seguinte do que colocá-lo no ar ainda incompleto ou com qualidade abaixo da que você desejaria.

E a dica extra é muito importante: tenha prazer escrevendo, e saiba quando é a hora de abandonar as regras e partir para fazer o que você tem vontade. Um blog é a sua expressão pessoal, e a otimização, ou o retorno financeiro, nunca devem ser a primeira motivação.

Referências e complementos:

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: