D-Link DWL-G730AP: um roteador para redes sem fio completo e pesando apenas 50g

Leve na mochila um ponto de acesso sem fio menor que um sabonete comum, alimentado diretamente pela sua porta USB

O Efetividade.net testou o access point D-Link DWL-G730AP, um aparelhinho minúsculo (8 x 6 x 1,7cm) que pesa apenas 50g e que pode transformar em uma conveniente conexão sem fio qualquer ponto de rede físico a que você tenha acesso - num hotel, sala de convenções, sala de reuniões, etc.


Pelo tamanho do conector USB você pode estimar as demais proporções do D-Link DWL-G730AP

Há cerca de um mês eu já havia analisado o Linksys WRT54GC, um access point compacto, pouco maior que um maço de cigarros, que pode ser levado facilmente na mochila junto com o seu notebook, suporta alimentação via USB e transforma qualquer ponto de rede com fio em uma rede wireless instantaneamente.

E aquele modelo da Linksys é um verdadeiro gigante quando comparado ao modelo da D-Link que analisamos hoje. Ambos foram aprovados nos testes, mas cada um tem suas vantagens e pontos fortes. Vamos aos detalhes!

A maior vantagem: alimentação USB

O DWL-G730AP dispensa a presença de uma tomada, podendo ser alimentado diretamente via porta USB do seu notebook ou PC, o que é prático na maioria das situações, mas se torna uma vantagem imbatível em um caso especial: quando você está em um grupo e não dispõe de uma tomada livre nem mesmo para o notebook, mas pode contar com a bateria de um dos notebooks para alimentar o Access Point.

Para isto é necessário usar o cabo especial que acompanha o aparelho, que tem um plug de alimentação elétrica em uma ponta e um plug USB macho na outra ponta. Este cabo tem cerca de 40cm, o que pode ser suficiente para a maioria dos usos. Em situações especiais, talvez você precise de um cabo extensor USB, que não acompanha o produto mas custa uma ninharia em qualquer loja de acessórios.

Claro que em situações normais você pode ligar o aparelho diretamente na tomada, com o adaptador (100-240V automático) incluso.

A vantagem da mobilidade

Quando você opta por um access point compacto, está abrindo mão de uma característica bastante útil em aparelhos de maiores dimensões: o raio de alcance. Os modelos compactos em geral têm antenas internas e baixa potência, e não são a escolha certa para oferecer cobertura para sua casa inteira ou para um grande auditório.


O DWL-G530AP na minha escrivaninha

Em compensação, você passa a poder levar na mochila uma dose de conectividade sem fio na medida certa para uma sala de reuniões ou um quarto de hotel, ou qualquer lugar em que haja mais notebooks do que pontos de rede na parede. Um dos meus usos preferidos para um ponto de acesso sem fio são os quartos de hotel: quando há ponto de rede no quarto, geralmente ele está próximo a uma bancada desconfortável, e eu sinto falta de poder usar a mesa, ou mesmo digitar na cama, sem ter de andar com um cabo de rede de 10m (que no fim das contas ocupa mais espaço na mochila e pesa mais do que o DWL-G730AP).


O estojo e seu conteúdo

E o DWL-G730AP ganha pontos extras neste conceito por vir em um prático estojo com zíper, capaz de levar todos os seus acessórios de forma compacta e prática, e acrescentando uma camada extra de proteção contra impactos quando transportado na sua mochila.

Conectividade de gente grande

O DWL-G370AP tem 3 modos básicos de operação, selecionáveis por uma chave (física) localizada na sua base. Ele pode ser um ponto de acesso comum, um roteador sem fio ou um cliente para redes sem fio. Cada um dos 3 modos tem sua própria configuração independente, gerenciável via navegador e ativada automaticamente quando o usuário seleciona a posição correspondente da chave seletora já mencionada. Alterar a configuração de um dos modos não sobrepõe ou altera a dos outros.

O modo de cliente para redes sem fio é o mais sem graça dos 3, servindo basicamente como substituto para uma placa de rede sem fio para micros que não disponham de uma. Como ponto de acesso, o DWL-G370AP se conecta a uma rede local e dá acesso sem fio a ela para os micros e notebooks que estejam ao seu alcance. Mas é como roteador sem fio que o DWL-G370AP realmente brilha. Conectado a um modem ADSL, cable modem ou outra forma de banda larga, ele oferece acesso sem fio à Internet para os micros e laptops autorizados, com servidor DHCP incorporado, VPN Pass-through, firewall (incluindo NAT e filtro de endereços MAC).

Em qualquer um dos modos de operação, o aparelhinho suporta WEP de 64 e 128 bits e WPA-PSK, e os padrões 802.11B e G, até 54Mbps. O alcance nominal é 50m na velocidade máxima, e 200m a 6Mbps. A interface de administração via web é a mesma que em outros modelos da D-Link, mas mostra opções diferenciadas, dependendo de qual modo de operação esteja ativado.

Resultados dos testes

Eu coloquei um DWL-G370AP na minha seqüência de testes padronizada: tirar da caixa, ligar na tomada (em modo roteador) e a um cable modem, e ver o que acontece. E aconteceu o que devia acontecer: meu notebook (um HP Pavilion rodando Ubuntu Linux) reconheceu uma rede sem fio (cujo ESSID tem o nada criativo nome de "default"), pude acessar o assistente de configuração usando o Firefox (para preencher parâmetros como o fuso horário) e rapidamente estava navegando na Internet, a plena velocidade.


O diminuto painel de conexões

Em seguida fiz os testes "avançados": conectei a um modem ADSL (foi fácil ativar o PPPoE e configurar login e senha do provedor no roteador), depois ativei as opções mais comuns de criptografia, fiz alguns redirecionamentos de portas (para permitir o uso de serviços P2P e gaming). Sucesso total em todos os meus experimentos.

Testei ainda o alcance, e não era grande coisa, como esperado. Em uma sala de reuniões grande, a cobertura foi completa. Mas o sinal não ultrapassou paredes nem acompanhou curvas sinuosas da planta de uma casa como um access point D-Link doméstico, com antena aparente comum, faz com facilidade.

Conclusão

O DWL-G370AP é o menor ponto de acesso que eu já tive oportunidade de testar, e tem a forte vantagem de poder operar sem usar uma tomada extra, desde que esteja perto o suficiente de uma porta USB alimentada. Em compensação, ele perde do Linksys WRT54GC em um aspecto bastante importante: para ser tão pequeno, ele não inclui o switch 4 portas Ethernet que o modelo da Linksys (um pouco maior e sem alimentação USB) oferece.

Em compensação, ele é do tamanho de um sabonete gasto, pesa 50g e suporta todos os protocolos e recursos de rede que uma pessoa precisa para ser feliz. Ganhou nota 10 na análise do Efetividade.net. Se você viaja com freqüência ou sente falta de acesso sem fio em várias salas de reunião em que há pontos de rede fixos, pode ser sua chance de fazer algo a respeito - e ele é suficientemente barato para este tipo de uso esporádico.

Saiba mais

- Consulte o preço do D-Link DWL-G730AP no Submarino.
- Veja a página do produto (em inglês) no site da D-Link.
- Simulador da interface de administração.

Observação importante: Se configurações de rede local não são uma arte que você domina, e se você acredita que ler o manual técnico do equipamento pode não ser suficiente para que você o coloque em funcionamento, identifique desde já um amigo com pendores tecnológicos e convide-o para um churrasco na sua casa exatamente no dia em que o roteador chegar!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: