Powerball: testando um aparelho de exercícios portátil que pode chegar a 16.000 RPM

Em fevereiro recebi um release de um produto bastante incomum: a Powerball, um aparelho baseado nos princípios do giroscópio e que vem sendo utilizado na prevenção e combate das lesões por esforços repetitivos e também no treinamento de atletas de tênis, golfe, kitesurf e outros esportes que exigem movimentos finos dos braços.

Publiquei o release no BR-Linux, na época, o que gerou bastante movimentação e depoimentos por parte dos leitores. Segundo as informações disponibilizadas pela empresa que importa a Powerball para o Brasil, André Agassi e Tiger Woods são usuários do aparelho, que é do tamanho aproximado de uma bola de tênis e por isto pode ser facilmente levado junto ao equipamento dos esportistas, em viagens e competições.

Mas o público lá do BR-Linux (e aqui do Efetividade) não é tipicamente esportivo - embora muitos pratiquem esportes, tenho certeza. Mesmo assim a Powerball tem seu apelo junto a este público também, devido à alta incidência de lesões por esforços repetitivos entre as pessoas que operam computadores regularmente.

Já disse anteriormente, e repito, que antes de usar qualquer aparelho para combater ou prevenir lesões, você deve consultar um médico. Mesmo assim resolvi solicitar aos importadores uma Powerball para análise, e agora compartilho com vocês os resultados.

Atualização: A NSD Power Ball está de site novo - www.nsdball.com.br

O que é a Powerball

A Powerball é um artefato aproximadamente no formato e tamanho de uma bola de tênis, que usa o princípio do giroscópio para gerar movimento e resistência, criando um dos mais compactos aparelhos de exercício mecânicos que existem.

O giroscópio de uma Powerball pode alcançar taxas de rotação superiores a 15.000 RPM, embora a força muscular exigida para atingir números tão elevados não esteja a alcance da maioria dos seus usuários. Mas mesmo a rotações menos elevadas, o aparelho cria condições para exercitar pulso, braços e ombros, e tem a vantagem de ser prático de transportar, guardar e usar.

Segundo o fabricante, os movimentos com a Powerball são circulares e não causam impactos. "A Powerball age aumentando simultaneamente sua força e resistência no braço, pulso, dedos, ombro e mão. Quanto mais rápido movimentá-la, mais força é preciso fazer. Dependendo da força de cada usuário, a Powerball pode alcançar 250 rotações por segundo e chegar até 16 kg".

É difícil descrever o uso de uma Powerball, mas em tempos de web 2.0 encontra-se vídeos de qualquer assunto ;-) O vídeo abaixo é excessivamente "comercial", e parece aquelas propagandas de canais de vendas pela TV (lembra das meias Vivarina?), mas tem o mérito de mostrar o funcionamento da Powerball de forma que nem mesmo mil palavras conseguiriam superar.

Neste outro vídeo você pode estimar (pelo esforço do usuário e pelo diâmetro do braço dele - que certamente não chegou ao tamanho atual fazendo apenas exercícios com aparelhos portáteis!) a força necessária para chegar a 16.000 RPM. Nos meus testes por aqui eu cheguei mais perto de 4.000 RPM apenas, mas mal cheguei a fazer força também - o objetivo era exercitar para prevenir a LER.

Testando a Powerball

Após receber a Powerball, eu a disponibilizei a diversos colegas de trabalho para que eles testassem livremente durante alguns dias cada um, e depois me informassem suas conclusões.

Tiago Machado, administrador de redes, já havia ouvido falar da Powerball antes, mas não tinha tido oportunidade de testá-la. Quando deixei a Powerball no setor em que ele trabalha, para alguns dias de testes, ele a recebeu de forma entusiasmada, e trabalhou com ela em sessões de 2 minutos de duração, com ênfase na obtenção de altas rotações. Ele relatou: "Percebi que ela realmente trabalhou a região o pulso e antebraço. Ambos ficaram doloridos como em um primeiro dia de academia. Vinha sentindo um desconforto em meu pulso da mão direita devido ao uso constante de mouse e teclado, e esta dor passou em 2 dias de exercícios."

Mas não é só isso que ele contou sobre a experiência. Segundo ele, "o aparelho despertou a curiosidade de todos os colegas de trabalho. Alguns estavam desconfiados achando que era apenas um brinquedo inútil, mas ao final do primeiro dia da presença da PowerBall podia-se notar uma pequena competição para ver quem conseguiria o número de rotações mais elevado. Funcionários de outras áreas também ouviram falar e vieram experimentar o aparelho. Hoje, terceiro dia, nem pude "brincar" com o aparelho pois o mesmo está passeando por outras seções com pessoas tentando derrubar o meu recorde (11342 RPM)..."

Ailton Pereira, mais um colega que tem o computador como instrumento diário de trabalho, também observou aspectos positivos: "A Powerball funciona. Principalmente para (até onde testamos) aqueles pequenos incômodos, causados pelo tempo excessivo usando o mouse, dor nos punhos, cotovelos e ombros. Testei da seguinte forma: 2 vezes por dia em dias consecutivos, em sessões de 5 minutos em cada mão, alternando o sentido de rotação e em baixa rotação, aproximadamente 4000 rpm." Mas ele faz uma ressalva: o aparelho não é mágico, e nem é remédio para LER ou qualquer outra lesão. É um exercício e pode ser benéfico, assim como pode ser objeto de abuso.

Quando publiquei o release inicial no BR-Linux, o leitor Caio Begotti acrescentou um comentário interessante: "Powerball é massa! Sempre tem alguém girando ela e, realmente, sempre se nota o pulso ficar mais firme e os músculos ficaram mais rígidos (também, mais de 10kg de força numa velocidade impressionante). O recorde na empresa são 12.900 RPM, o meu é 12.499 RPM; é bem legal tentar se acostumar com os giros dela pra tudo quanto é lado."

Com a palavra o preparador físico

Depoimentos de usuários são interessantes, mas uma confirmação médica viria a calhar, certo? Eu solicitei aos importadores brasileiros algum tipo de endosso ou recomendação médica a respeito do produto, e obtive como resposta algo que não é bem isso, mas ajuda: a recomendação de um preparador físico de pilotos e atletas de diversas modalidades - José Rubens D'Elia, autor do livro "Fábrica de Campeões".

A recomendação de D'Elia não é relacionada a lesões por esforço repetitivo, mas à preparação de atletas: ele tem usado com sucesso, e recomenda, a Powerball como aparelho para preparação física de mãos e braços para ciclistas, tanto nas modalidades que exigem muito estresse dos braços (como downhill e cross) quanto nas que exigem esforços prolongados.

Para exercícios de esforço, ele recomenda séries de 30 segundos em cada braço, seguidas de novas repetições no sentido contrário, com alongamento entre cada repetição.

Concluindo

Eu não posso afirmar que a Powerball é efetiva para quadros de lesão por esforço repetitivo ou qualquer outro tipo de doença ocupacional, e acredito que ninguém exceto o seu médico pode lhe dar conselhos quanto ao uso de qualquer instrumento ou tratamento nestes casos.

Não tenho quadro de tendinite, mas eventualmente sinto os efeitos do uso prolongado do teclado (ou do controle do PSP) e após mais de um mês de uso moderado da Powerball, posso contar que de fato ela aumentou a minha margem de tolerância a estes usos contínuos.

Além disso, de fato ela é interessante como brinquedo e como desafio - como relatou o Tiago Machado, é difícil não surgir um campeonato contínuo em qualquer ambiente em que ela esteja presente.

Existem vários modelos de Powerballs disponíveis no Brasil para você escolher. Mas se você for comprar, recomendo que opte por um dos que já vem com o contador digital de giros, pois sem ele é difícil acompanhar o desenvolvimento do exercício, além de se perder o aspecto do desafio.

Onde encontrar

O site oficial dos distribuidores nacionais é www.powerballbrasil.com.br, e vários modelos podem ser comprados via Internet na LinuxMall, que cedeu algumas das ilustrações deste artigo.

Se você conhecer algum outro revendedor adicional, on-line ou não, inclua nos comentários. Da mesma forma, relatos de experiências dos leitores serão bem-vindos.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: