Como passar no vestibular na próxima tentativa

O vestibular é uma das grandes barreiras de entrada para muitas faculdades concorridas, mas todos os anos várias dezenas de candidatos conseguem entrar em cada um dos cursos oferecidos. Ser um deles está ao seu alcance mas, em última análise, isto depende basicamente da sua capacidade de tirar uma nota alta o suficiente, o que em geral significa compreender os conteúdos e estar apto a responder sobre eles na hora da prova, além de não ter maiores dificuldades com a redação.

Tentar e não conseguir faz parte do jogo, mas deve servir como motivação para se preparar melhor da próxima vez. "Quando você não passa, fica arrasado, pensa em desistir. A pior parte de não conseguir é as outras pessoas ficarem com pena de você", diz Rodrigo Sato, que acaba de ser aprovado em sua terceira tentativa, em reportagem do G1. "E não adianta os pais tentarem consolar, porque não conseguem. Conselhos manjados prejudicam", avisa.

E de fato, na hora em que sai o resultado negativo de uma prova, não é de conselhos manjados que nós precisamos. Nem é a hora de cobranças exageradas, ou de oferecer algum prêmio de consolação ou, pior, oferecer um prêmio motivacional condicionado a o aluno conseguir passar na sua próxima tentativa. Entrar na faculdade escolhida deveria ser motivação suficiente, e oferecer um carro, uma viagem ou qualquer prêmio de alto valor financeiro condicionado a isso acaba diluindo o valor da conquista, ou até mesmo desviando eventuais escolhas cruciais que podem precisar ser feitas neste momento.

O G1 tem 5 dicas para lidar com o vestibulando reprovado, e vou reproduzi-las aqui, para que você possa enviar por e-mail para aquele parente sem-noção:

  1. Não repita frases clichês nem demonstre pena. O processo seletivo é apenas o primeiro desafio da vida profissional.
  2. Não vincule o ingresso na faculdade a prêmios como carros ou viagens. O candidato deve querer a vaga, que por si só já é uma grande conquista.
  3. Ser permissivo e deixar que o candidato desista não é a solução. Pais devem ser minimamente rigorosos.
  4. Os pais podem ajudar na organização dos estudos para o ano de cursinho.
  5. Auxilie o candidato a decidir se quer continuar como vestibulando na mesma carreira ou se tem alguma outro curso que pode ser até mais satisfatório.

Para vestibulandos adultos ou mais maduros, as dicas precisam de adaptação. Não necessariamente serão os pais a apoiar, e eventualmente a idéia de um "ano do cursinho" passa a ser mais utópica. Mas a situação é a mesma, apenas em outro contexto: você quer ser aprovado, terá que fazer o que for preciso e possível, e o apoio bem direcionado das pessoas próximas poderá ser muito útil, mesmo que seja no sentido de desafiá-lo.

Se você está lendo isto, certamente não é um cabeça-de-vento que não tem idéia de como estudar. Pelo contrário, você está em busca de uma forma de ir em frente, ajustando o que não funcionou na tentativa anterior. E é exatamente o que você precisa fazer. Dê a si mesmo uma semana após a divulgação do resultado para descansar, refletir, processar a perda e encontrar motivação, e em seguida recomece. O primeiro passo é identificar em que matérias você foi mal, pois é nessas que você precisa se concentrar. Coloque em "modo de manutenção" as matérias que você já domina, dedicando menos tempo a elas, e comece a aprender o que faltava. Se os resultados da prova passada não forem suficientes para esta análise, refaça-as em casa, bem como provas de anos anteriores e as de outras faculdades do mesmo nível, para ter um bom diagnóstico.

Depois do diagnóstico, é só agir. Se você deseja mesmo passar, vai precisar vencer esta barreira, por mais que as condições possam lhe parecer desiguais e injustas. É bobagem contar com a sorte; estude com efetividade, vá até o limite da sua capacidade, e faça render cada minuto, e cada página. Mantenha em mente qual é a sua motivação. Desistir de se esforçar em geral é fácil, mas abrir mão de algo que você deseja exige uma decisão mais profunda - portanto, coloque a questão sempre sob este último prisma.

E no dia da próxima prova, não deixe seus próprios aspectos psicológicos trabalharem contra você. Use técnicas para evitar a tensão, procure lembrar que você está preparado e mantenha-se confiante. Se notar que está aumentando a ansiedade, largue a caneta e respire fundo até se acalmar. Não converse com os outros alunos sobre a prova imediatamente antes de ela começar: a ansiedade é contagiosa! Seu foco e sua energia devem estar na prova em si, e não no desempenho ou nas preocupações dos outros concorrentes.

E se o que você procura está relacionado mais às técnicas de estudo em si, e menos aos aspectos motivacionais, dê uma olhada nestes artigos anteriores:

Quando comecei a escrever este artigo, o título era "O que fazer se você não passou no vestibular". Mas, como dizem por aí, atitude não é tudo mas é 100%, então mudei para dar a minha contribuição adicional ;-)

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: