Falência de e-mail: como evitar

Você já ouviu falar em declarar falência de e-mail? O conceito pode parecer estranho, mas a expressão em inglês e-mail bankruptcy tem até sua própria entrada no Urban Dictionary, que a define como apagar todos os e-mails pendentes e começar de novo com uma caixa de entrada vazia, em resposta a uma situação em que o e-mail saiu de controle.

Aparentemente quem cunhou a expressão foi Lawrence Lessig, defensor da flexibilização dos direitos autorais e fundador da Creative Commons. Em 2004, batalhando contra uma caixa de e-mails pendentes de até 2 anos de idade, ele acabou desistindo, coletou os endereços de todos os remetentes das mensagens que ele não chegou a ler ou responder, e mandou uma mensagem coletiva a todos eles, explicando que estava apagando tudo, pedindo desculpas, e pedindo que assuntos realmente importantes fossem reenviados.

Ultimamente tenho batalhado muito com a minha caixa de entrada de e-mails pessoais, a ponto de já ter criado uma categoria adicional na minha classificação, chamada "Quem sabe, um dia". Não estou próximo da falência de e-mails, até porque já faz algum tempo que concluí que não tenho condições de ler ou responder a todas as mensagens que recebo, mas o peso desta tarefa está ficando mais pesado a cada dia que passa.

Em homenagem a este problema que aflige a muitos de nós, aqui estão os 3 princípios para evitar a falência de e-mails, cortesia do Lifehack.org:

  1. Você não precisa responder a todos os e-mails - se você recebe mais do que 50 e-mails dirigidos diretamente a você todos os dias, provavelmente não há como reagir a todos e manter-se produtivo, a não ser que o seu trabalho seja responder a e-mails. Saiba categorizar e filtrar, e se possível automatize. O que nos leva ao princípio 2:
  2. Priorize - se você sabe que não irá atuar sobre todos os e-mails que receber, rapidamente concluirá que precisará definir quais são os e-mails prioritários, que precisam ser respondidos com atenção, os intermediários, que precisam ser lidos para definir o que fazer, e os que podem simplesmente ser ignorados sem ler.
  3. Você não pode cuidar do e-mail o dia inteiro - a não ser que o seu trabalho seja exatamente este. Defina os horários do dia em que você verifica e-mail, e os horários em que não encostará na caixa de entrada. Agende, e se limite. Não deixe o e-mail tomar conta de todos os seus horários.

Estes princípios, e mais algumas dicas extras, estão no artigo "How to Avoid Email Bankruptcy: 5 Rules That Work".

Leia também:

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: