Músicas do Iphone "já" podem ser controladas via Bluetooth

Usuários antigos do IPhone que o usam como player de música e possuem um bom fone de ouvido Bluetooth ou o conectam sem fio ao aparelho de som do carro, ao home theater ou outros dispositivos de áudio com suporte a Bluetooth possivelmente já perceberam que a impossibilidade de usar os botões de pausar, avançar e retroceder faixas no seu aparelho de som.

Embora a partir de uma determinada versão a Apple tenha decidido permitir que seus usuários fizessem uso de dispositivos Bluetooth para ouvir as músicas armazenadas no IPhone, a ordem de execução das faixas sempre foi controlada apenas pela sequência do iTunes, e só por meio de sua interface, na tela do IPhone, era possível ter acesso a esses controles essenciais.

"Dicas" alternativas não faltavam: deixar o fone de ouvido original da Apple conectado ao IPhone e usá-lo como controle remoto com fio, comprar um dos controles remotos vendidos por alguns trocados especificamente para este fim, manter o IPhone no dock e usar um Apple Remote, etc.

E nos fóruns especializados, todos os dias chegava alguém repetindo a velha pergunta: "meus fones de ouvido Bluetooth não suportam o pausar/ avançar/ retroceder no IPhone, alguém recomenda uma marca que funcione?"

Se tivesse sorte, esse usuário de fórum receberia a resposta tecnicamente correta: não dava de controlar o som do IPhone via Bluetooth devido a uma decisão da Apple, que não ativou no Iphone o perfil Bluetooth necessário para isso - não havia nada de errado com o fone de ouvido em questão, nem com o som do seu carro, ou o home theater da sua casa.

Perfis Bluetooth

Bluetooth é uma tecnologia complexa e cheia de detalhes, mas tem diversas características interessantes, incluindo a ideia de perfis: um aparelho com suporte a Bluetooth pode ter suporte a variados perfis, cada um útil para um conjunto específico de aplicações.

Alguns exemplos de perfis Bluetooth comuns:

  • HID (Human Interface Device) - é o perfil de suporte a mouse, teclado e periféricos similares.
  • HFP (Hands-Free Profile) - usado em sistemas de viva-voz veiculares e similares - com som mono, e controle da ligação.
  • DUN (Dial-Up Network) e PAN (Personal Area Network) - servem para permitir que seu computador acesse a Internet por meio de uma conexão Bluetooth ao seu celular conectado à rede.
  • A2DP (Advanced Audio Distribution Profile) - permite transmitir som estéreo do celular a um aparelho externo.
  • AVRCP (Audio/Video Remote Control Profile) - permite que um aparelho externo controle a execução multimídia no telefone, com comandos como avançar, retroceder e pausar.

Embora o IPhone tenha oferecido suporte ao Bluetooth desde sua primeira geração, ele começou bem modesto, oferecendo basicamente o suporte a sistemas de viva-voz.

Aos poucos, como é o costume da Apple, foi sendo liberado no software o acesso aos demais recursos que seu hardware já oferecia - em novas versões foram sendo liberados os perfis que permitiam a conexão à Internet via Bluetooth (perfil PAN), e ouvir as músicas do celular em um aparelho externo (perfil A2DP).

Notáveis ausências eram o suporte ao perfil HID (que permitiria o uso de um teclado externo Bluetooth) e ao perfil AVRCP, que praticamente todo aparelho de som e fone de ouvido sem fio suporta para controlar a execução das músicas via Bluetooth.

Uma mudança silenciosa

Há alguns meses, quando a chegada do iPad fez a Apple mudar o nome do sistema operacional Iphone OS para iOS e lançar uma versão 4.0, foi anunciada com destaque o suporte ao perfil HID para permitir o uso de teclados Bluetooth "genéricos" com o iPad (mas funcionando também no IPhone).

Poucas semanas após, no início de setembro, foi lançada a versão 4.1 do iOS, com atualizações de menor porte: Game Center, fotografia HDR, suporte à rede social Ping e poucos outros detalhes, que no momento ainda podem ser consultados on-line.

Mas a lista de novidades do iOS 4.1 anunciada pela Apple não mencionou uma mudança notável, porque a equipara neste quesito aos celulares Android, Symbian e outros que há anos têm suporte ao controle de execução das músicas via Bluetooth: agora o IPhone também tem suporte ao perfil AVCRP, e o seu fone de ouvido ou aparelho de som do carro poderão pausar, avançar e retroceder as faixas do telefone via Bluetooth sem precisar de configuração adicional.

Ou seja: se você gostaria de fazer uso desse recurso e não lembrou de testar depois da atualização do sistema disponibilizada em setembro, lembre-se de fazê-lo na próxima oportunidade, pois já deve estar tudo funcionando, e a Apple esqueceu de lhe avisar!

Eu descobri essa disponibilidade ontem, por meio de uma dica rápida do Lifehacker, e logo depois já pude usar o "novo" recurso no som do carro, para resolver rapidamente a situação quando o iTunes resolveu colocar uma música do U2 numa playlist automática de Rock Clássico - o que ele estava pensando?

Agora é torcer para a Apple demorar poucos anos para implementar as versões mais avançadas do AVCRP, que permitirão que o som do carro exiba na tela o nome da música que está tocando - algo tão simples e que já é suportado por ambos os equipamentos, mas só vai funcionar quando Steve Jobs achar que é bom para seus seguidores!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: