Acabe com os vampiros e economize energia

A frase do título poderia ser usada em muitos contextos, né? Por exemplo, poderia ser uma sugestão para se livrar dos vampiros emocionais que convivem com você e montam uma verdadeira rede ao seu redor para absorver o que você sente, ou um artigo dirigido ao universo ficcional de personagens como Blade, Abraham Van Helsing, Buffy ou Sookie Stackhouse, que parecem gastar bastante energia com essas criaturas ;-)

Mas os vampiros do post de hoje são outros: são os aparelhos eletrônicos que você deixa permanentemente ligados à tomada e que não param de consumir energia, mesmo que aparentemente estejam desligados.

Se você está lendo este post em um computador, olhe ao redor: é possível que você vá ver uma impressora, um roteador, um modem, um monitor, um par de caixas de som e talvez até um ou 2 carregadores de outros aparelhos que estão sempre na tomada ou até mesmo sempre ligados.

Talvez isto ocorra por comodidade (para não ter de esperar 2 minutos antes de começar as atividades do dia), ou porque uma vez ou outra você deixa alguma tarefa informatizada operando até mesmo durante suas horas de sono, ou ainda pela velha crença de que desligar os aparelhos diariamente reduz a sua vida útil.

Vampiros domésticos

Mas estes são apenas exemplos. Se você andar pela casa, talvez verá:

  • um forno de microondas usado poucos minutos por semana, mas sempre ligado (mostrando a hora errada num display LCD?),
  • um aparelho de DVD, Blu-Ray ou videogame
  • um decodificador de TV a cabo,
     

  • TV,
  • estabilizadores,
  • carregadores,
  • lâmpadas permanentemente acesas,
  • um condicionador de ar split que fica o inverno todo aguardando comandos do controle remoto que só virão no final da primavera,

e um conjunto tão grande de aparelhos com LEDs sempre acesos, que dá para andar pela casa à noite sem acender as luzes.

São estes os vampiros, aparelhos que ficam permanentemente sugando e consumindo energia elétrica, mesmo que não estejam em uso. Sugam a ponto de ficarem quentes (uma evidência forte de que há consumo considerável), e provavelmente correspondem a uma fatia alentada da sua conta de luz.

Identificando os vampiros

Além dos exemplos acima, algumas regras gerais (para as quais há exceções) ajudam a indicar que um aparelho está permanentemente consumindo energia elétrica, mesmo quando fora de uso e no modo "desligado":

  • Ele mantém um led ou outra iluminação acesa
  • Ele exibe permanentemente informações em um mostrador
  • Ele tem um sensor sempre atento para ligar imediatamente quando você pressionar o botão correspondente em um controle remoto
  • Ele mantém ou exibe a hora certa
  • Ele tem um conversor de voltagem externo
  • Ele esquenta

Eu estaria disposto a apostar que a maioria dos leitores que realmente sair para fazer um mapa dos vampiros da sua casa encontrará mais do que 10 exemplos, e poucos encontrarão menos do que 5.

Preciosismo ferramental

Durante algum tempo eu usava um Kill-a-watt como o da foto abaixo para verificar qual o consumo de cada vampiro antes de decidir o que fazer com ele, mas logo percebi que era desnecessário para esta finalidade (embora o aparelho em si seja útil para bastante coisa).

Ocorre que faz pouca diferença, para a decisão do curso de ação, se um vampiro consome 1W ou 5W - se ele não está produzindo nada de útil, também não deveria estar consumindo nenhuma energia. E o "efeito motivador" de saber que determinado aparelho está consumindo "só" 2W pode acabar sendo o inverso: você vai acabar se convencendo a deixar o aparelho na tomada, porque 2W parecem nem fazer diferença.

Mas o que faz a diferença é o conjunto dos vampiros! São 2W aqui, 5W ali, um "modo de economia de energia" acolá, e no final você paga uma conta de energia 15% maior ao longo do ano inteiro ;-) Portanto, minha sugestão é reservar a preocupação com o consumo para os aparelhos que ficam em uso - os que não estão em uso devem ser desligados, e pronto!

Exterminando os vampiros

Ao contrário do típico vampiro da ficção, é possível acabar com os vampiros elétricos da nossa casa sem usar estacas de madeira, luz solar ou correntes de prata. Eis minha sugestão de plano de ação geral:

1) Identifique quais vampiros você quer deixar vampirizando. Afinal, para alguns deles você pode ter uma boa justificativa - um aparelho cujo controle remoto é acionado todos os dias, ou outro no qual a manutenção da hora certa na memória seja realmente útil, ou ainda que faz parte da infra-estrutura necessária para uso de outro aparelho de uso eventual. Mas pense bem se o que você está buscando é conforto, utilidade ou racionalizar a preguiça!

2) Para os demais, identifique os que você pode simplesmente tirar da tomada, e lembrar de tirar novamente após cada uso. Estes são os que você usa esporadicamente, e que têm a tomada em uma posição facilmente alcançável.

3) Para os que sobrarem, verifique soluções alternativas apropriadas a cada caso.

Por exemplo: se você usa o aparelho com características vampíricas todos os dias, e a posição da tomada não é cômoda, que tal inserir na jogada uma régua de tomadas de boa qualidade, com filtro de linha e botão de liga/desliga, e colocá-la em uma posição acessível? Lembre-se de respeitar os limites da régua, dos aparelhos e da fiação da sua casa, bem como a recente norma ABNT sobre os plugs e conectores.

Se os filtros de linha forem distribuídos estrategicamente pela casa, é provável que você possa até mesmo desligar e ligar vampiros em bloco (TV + decodificador + DVD, Impressora + monitor + caixas de som, etc.) na hora de usar. Outra alternativa pode ser chamar um eletricista de confiança para instalar tomadas e interruptores caprichados, discretamente ao seu alcance, na mobília existente.

Outra solução alternativa, especialmente no caso de eletrodomésticos que foram fabricados antes do Apagão de 2001, é programar logo o orçamento para substitui-los por um mais novo. O Apagão motivou várias medidas de uso racional da energia ao longo da indústria, e é provável que substituir os antigos (inclusive os de uso contínuo, como geladeiras e freezers) faça tanto ou mais sentido econômico quanto comprar as réguas de tomadas com filtro de linha e botão de desligar mencionadas acima.

Mas, não importando qual a solução que você for adotar, atenção a 2 dicas importantes:

1) não tire o aparelho da tomada, nem desligue o filtro de linha, sem antes desligar todos os aparelhos da forma recomendada pelo fabricante.

2) consulte o manual de cada aparelho caso tenha dúvida sobre a possibilidade de ele ter sido projetado de forma a ser prejudicado pelo hábito de desligá-lo quando não estiver em uso. Aliás, consulte o manual em qualquer caso, pois o fabricante pode ter suas próprias instruções sobre como ligar e desligar o aparelho.

A conta de luz e a malha energética agradecem!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: