Gerenciamento de tarefas e pendências: as ferramentas preferidas dos leitores do Efetividade

Inaugurando nossa série de artigos sobre as ferramentas de produtividade pessoal preferidas dos leitores do Efetividade.net, na semana passada perguntei a vocês quais as ferramentas que vocês usam para gerenciar listas de pendências.

As respostas superaram minhas expectativas: foram mais de 80, e permitiram ter uma boa visão sobre a variedade de alternativas neste campo: foram serviços on-line, softwares para Mac, Linux e Windows, aplicativos para 3 plataformas móveis, arquivos (de planilhas, de texto...) e até papel e caneta!

A segunda rodada já está no ar (responda lá: "Com que ferramentas você gerencia suas finanças pessoais?" - já temos mais de 50 respostas, de quem participou durante o feriado!), e agora chegou o momento de relatar o resultado da primeira.

Sem mais delongas, portanto, vamos à síntese das respostas dos leitores!

Os mais populares: Papel e Caneta

Minha ferramenta preferida para registrar e controlar listas de pendências (como já escrevi no ano passado) também é a preferida dos leitores do Lifehacker e foi a mais mencionada por vocês.

A Thais sintetiza a razão: "Já usei de tudo um pouco. Hoje, por incrível que pareça, acho melhor usar o papel. está sempre à mão, é mais rápido para atualizar e não depende de energia elétrica nem outro equipamento para isso. Tenho pastas de projetos separados por categorias (casa, família, trabalho, estudos, saúde etc), e dentro delas cada folha corresponde a um projeto. Os lembretes de ações eu coloco em fichas 6×9 e carrego para lá e para cá. (...) Já utilizo assim há anos e foi o que mais funcionou."

E o EZ! complementa: "Tento usar papel e caneta mesmo. Toda semana já tento me programar para a próxima semana. Um papel, uma lista de coisas a fazer e aí vou adaptando no decorrer dos dias."


O caderno especializado da Tilibra

Além de cadernos genéricos e clássicos já mencionados por aqui anteriormente (Moleskines, Molecos, Cíceros, Meninos), o Handrus indicou um específico para listas de atividades e pendências. Ele descreveu: "É o caderno profissional Secretária, da Tilibra. Ele tem um detalhe simples, no ínicio das linhas apresenta um pequeno indicador quadrado para marcar o completamento, perfeito! 100 folhas de to-do! A foto acima mostra duas páginas internas do caderno."

E o pessoal vai bem além: o Luiz Augusto usou nossa dica de personalização de caderno, e o Guilherme usa o Pocketmod pra personalizar.

O Felipe Torres radicalizou, abrindo mão da portabilidade em nome do espaço, e instalou logo um quadro branco (eu tenho 2, mais um quadro magnético!) pra anotar suas pendências. A Denise Sabença foi pro lado contrário em termos de dimensões: ela é uma das que usam Post-Its. E quem sabe não seria interessante combinar post-its e quadro branco? Certamente não seria inédito, mas não sei se algum dos leitores do Efetividade já experimentou!

Destaques mais mencionados

Além da dupla papel & caneta, que foi a grande campeã de popularidade, 4 outras ferramentas foram mencionadas por grande número de leitores e merecem ser tratadas em destaque:

1 - Evernote

Eu tenho e uso o Evernote para anotar diversos recortes, mas não para gerenciar minhas pendências. Mas vários leitores usam pra isso, e até me deu vontade de testar. Quem sabe?


Evernote no iPad, com fontes ampliadas pra facilitar a screenshot

Quem explica é o Lucas S: "Mesmo sendo “apenas” um bloco de notas, a vantagem do Evernote é sua flexibilidade. Como geralmente as tarefas em minhas listas também vêm acompanhadas com algum texto ou imagem descritiva (mindmaps também), ele é um excelente centralizador – e mantém todas as notas na Web, para edição via browser e sincroniza com diversos PCs."

O Hugo Doria complementa: "Apesar dele não ser um software exclusivo para listas de tarefas, é capaz de realizar esse papel muito bem. O mais bacana no Evernote é que ele é capaz de indexar vários tipos de informações. Você pode, por exemplo, tirar uma foto de um texto e o Evernote irá indexa-lo. Daí, você pode pesquisar e até criar uma tarefa com base nisso. Há uma lista de recursos do Evernote em português, para quem quiser saber mais.
 

2 - Tarefas ("Tasks") do GMail

Meu e-mail reside em serviços do Google também, e eu uso o Tarefas (ou Tasks) às vezes, como anotação temporária até que possa transferir para a ferramenta certa. Acho cômodo e acessível.

O Patrick explica: "Eu particularmente me adaptei bem à ferramenta de “Tasks do Gmail”, pois ela fica suspensa sobre qualquer página dentro do Gmail, e como verifico minha caixa de entrada com alta frequência fica facil ver minhas tarefas pendentes. Algumas das vantagens dela são: estar integrada juntamente com o GMail, e contar com todas as outras vantagems do próprio servidor de email da Google; ter acesso online, onde qualquer lugar que estiver conectado tenho acesso, no computador do trabalho, em casa, no netbook. Sua utilização é muito intuitiva, para ativar basta clicar no link do menu esquerdo da página do gmail, logo abaixo de Email e Contatos, a partir disso é só comecar a digitar as tarefas, podendo incrementar com cores e datas."
 

3 - Remember the Milk

Este eu nunca usei, embora ouça falar há bastante tempo, e seja o preferido de vários dos leitores, diretamente na web ou via aplicativos clientes.

Luigi Cericato conta: "Eu utilizo o Remember The Milk. Ele une de uma forma agradavel agenda pessoal com “to do”, sendo essa uma das principais vantagens dele. Seu uso é pelo navegador, gratuito e passa a ser intuitivo assim que se acostumar. Você pode configura-lo para lhe mandar lembretes por SMS. Também é possivel adicionar tarefas por e-mail. É compativel com iOS (iPhone), Android, Blackberry e Windows Mobile, porém para isso é necessario ser usuario Pro que custa U$25,00 por ano."
 

4 - Things

O Things é o único aplicativo para plataformas móveis que ficou entre os mais mencionados pelos leitores, e deve haver alguma razão ;-) As descrições e screenshots me deixaram interessado, e quando fiz o download para providenciar as screenshots, o que mais me chamou a atenção é que ele dá um jeito de mostrar no ícone, na tray do celular, a quantidade de tarefas pendentes do dia. Achei interessante para quem não pode contar com as notificações mais visíveis de pendências que há no Symbian, por exemplo.

Quem explica melhor o apelo do programa é o Eder L. Marques: "Já utilizei várias ferramentas, finalmente optando pelo Things. Ele realmente me permite implementar o GTD, tirando todas as tarefas da cabeça e me permitindo se concentrar no que estou fazendo. O Things atualmente possui apenas versão para Mac OS X, IPhone e iPad, sendo que esta última eu não utilizo. Considero um investimento MUITO bom. A aparência e a simplicidade de uso garantem uma implementação bem rápida da metodologia GTD. Com um investimento de pouco mais de R$80,00 consegui uma suite completa para administrar minha lista de tarefas. Com seu visual agradável e excelente usabilidade, o Things é uma ferramenta que recomendo para o Universo Mac/IPhone."

Outras ferramentas em destaque

Houve ainda uma série de ferramentas que não foram mencionadas por tantas pessoas, mas tiveram alguma característica que me chamou especialmente a atenção. Claro que não dá de incluir todas aqui, mas após algum trabalho de priorização fechei uma lista de 9 nomes:

Toodledo - Descreve o Fabio Ventura: "De uns tempos para cá, tenho adotado algumas soluções baseadas na “nuvem”, com o intuito de garantir sincronia e acesso em qualquer lugar sem depender de meu computador. Especificamente para as listas de tarefas (to do), uso o serviço do site Toodledo (http://www.toodledo.com/). Um diferencial deste serviço em relação aos que vi por aí, é que posso criar tarefas com “sub-tarefas”. Ajuda bastante a controlar o andamento de uma tarefa ou projeto. Tanto o site quanto o programa se adaptam aos métodos GTD."
 

OmniFocus - Alexandre Araujo: "Encontrei o software OmniFocus que funciona no Mac e IPhone, com sincronismo entre eles. Esse software é pago, porém muito eficiente. É fácil de organizar e permite aplicar muitas técnicas de GTD de maneira simples. Ele tem integração com os clientes de e-mal Mail e o Postbox, é possível converter um email em tarefa com poucos cliques."
 

Arquivos TXT - vários leitores usam editores de textos simples, gravando TXTs em seus desktops ou diretórios preferidos. O Renato Martins grava no celular, e descreve: "Uso a metodologia GTD em três arquivos txt (Next actions list.txt, Wait list.txt e Maybe list.txt. Por estar no celular, faz com que eu possa anotar qualquer coisa, a qualquer momento, sem necessidade de conexão a internet (e nem esperar abrir site, fazer login, nem nada). Um celular com teclado QWERTY também agiliza bem a entrada de dados."
 

Getting things Gnome - O Fabio Brito - @psychopenguin informa: "Getting things GNOME, para uso no desktop GNOME (Linux e outros Unix like). Ele inclusive faz o meio de campo entre o RTM e o Evolution." E o Idney complementa: "Tenho utilizado com muita praticidade o GTG: Getting Things Gnome! Que está disponível nos repositórios de quase todas as distribuições linux que contenham o ambiente Gnome. As principais características que me levaram a adotar definitivamente o programa (já rodei muito procurando) foram a simplicidade, a integração com o ambiente de trabalho e a possibilidade de acesso remoto (no caso, dá para sincronizar com o Remember the Milk) e, utilizando disso é possível sincronizar mais de um computador e até mesmo celulares."
 

Todoist - Quem descreve é a Lorrene: "O todoist pode ser acessado de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet, pois é um sistema web para gerenciamento de tarefas. Dessa forma não preciso me preocupar com instalações (acesso direto do site), nem com sistemas operacionais e nem se o fabricante de celular vai deixar meu aparelho com o sistema operacional desatualizado (não podia deixar de citar o #motofail). Há uma versão móvel do site, além do acesso da API caso queria desenvolver uma integração para outros aplicativos (penso em fazer o Getting Things Gnome conversar com ele)." Veja como a Lorrene usa o Todoist.
 

MS Office 2010 (Outlook + OneNote) - Quem descreve é o Alexandre: "Fácil visualização, fácil controle, interligação com outros produtos da mesma familia, fácil sincronização com dispositivos potateis. As vantagens percebidas: Utilizo o Outlook há muitos anos (sincronizava com meu antigo Palm IIIe para vocês terem uma idéia), comecei a interligá-lo com o OneNote a partir da versão 2010. Me ajudou muito no controle de projetos e documentações de diferentes categorias tratadas em paralelo. Quando chega um determinado e-mail, o mesmo ja o classifica no projeto que pertence, me traz uma lista resumida de histórico de contatos, data para conclusão. Uma coisa muito importante para mim é manter o histórico da atividade, o que é possivel pela própria tarefa ou pelo diário." Veja também o modelo de organização do Outlook adotado pelo Diniz Domingues.
 

Astrid (Android) - Um gerenciador de pendências para Android, com entrada de texto simplificada, sincronização opcional com o Remember The Milk, e recursos variados de notificação e alarme para quando chega o prazo-limite de alguma pendência.

Tarefas (Palm) - Mauricio Costanzi descreve: "Eu utilizo Palm há um bom tempo. Hoje uso um Treo 680. Ele tem diversos aplicativos nativos incluindo o “Tarefas”, que vem acompanhado do PalmDesktop, para ser instalado em seu desktop. Me adaptei muito bem a esse aplicativo, pois conta com recursos de alarme, classificação e ainda pode ser exibida no início da sua agenda de compromissos. Eu o uso muito, pois me permite inserir muitas tarefas a ser realizadas no dia, na semana, mês ou ano. Criei grupos para classificá-los, me organizar e trabalhar melhor, como por exemplo, @computador, @deslocamento, etc… (Dica da Bia Kunze)." Veja também a descrição do RJP sobre como ele usa o Palm.
 

To-do (Nokia/Symbian) - Quem descreve é o Vagner: "Já vem instalada nos celulares da Nokia com Symbian 3. Mas para facilitar a utilização, é necessário modificar um pouco a configuração padrão. Eu configurei o celular pra exibir os items de to-do na tela inicial, com isso eles ficam sempre a no máximo 2 toques do direcional. Uma das vantagens é que é possível configurar um alarme, que vai despertar no horario indicado na tarefa. O pré requisito para usar esse sistema é ter um celular Nokia com Symbian." E o Márcio complementa: "Uso a ferramenta para listas de tarefas que vem embutida no calendário do meu Nokia E63. Na verdade, já venho usando essa ferramentinha desde que comprei um E62, bem no início de 2007. Não necessito de muitos recursos e, ao contrário do meu notebook (ou de algum computador com acesso à internet), o telefone *sempre* está comigo. Ultimamente venho sincronizando o calendário (além das notas e contatos) com o OVI.com, que também não é nenhum primor, mas cumpre seu papel."

Continue participando

Conto com os seus comentários sobre esta síntese para que eu possa melhor produzir as próximas da série!

Claro que não deu (nem faria sentido) para mencionar todas as ferramentas que vocês citaram. Um conjunto de casos em que lamento não dispor de melhores recursos para sintetizar as descrições é o das soluções híbridas: em alguns casos os leitores fizeram descrições primorosas de como combinam uma série de ferramentas para extrais o melhor de cada uma delas.

Mas os comentários do post em que fiz a consulta aos leitores continuam disponíveis como referência adicional, e vocês podem encontrá-las lá.

Até preparei alguns links diretos para comentários que fazem referência a ferramentas interessantes que ficaram de fora. São eles: 42Goals ClockingIT EpicWin iCal MyTinyTodo Neotriad Nozbe Paperless Planilha Excel Pnotes PocketInformant Rainlendar Shuffle (Android) Springpad SSI gTasks Sticky Notes (Nokia) Tasque (Linux) ThumbCal (Windows Mobile) Teambox Teuxdeux ToDo for IPhone ToDoList uTodo.

Já está no ar a consulta sobre a próxima ferramenta de nossa série (responda lá: "Com que ferramentas você gerencia suas finanças pessoais?" - já temos mais de 50 respostas, de quem participou durante o feriado!) , e no mesmo post publiquei (na segunda-feira) os leitores sorteados com brindes pela sua participação nas respostas dessa primeira etapa. Continue participando, porque o resultado está superando completamente as minhas expectativas, mas agora espero que continue assim ;-)

Declare independência e ganhe mais tempo para fazer o que você quer

7 de setembro é a data em que se comemora a Independência do Brasil, no dia em que D. Pedro I desembainhou a espada, às margens do Ipiranga, e disse um sonoro "não" a Portugal.

Os motivos e efeitos disso poderiam ser debatidos, mas o que interessa ao nosso tema de hoje é que estar apto a dizer um sonoro NÃO, quando necessário, permite mudar muita coisa em nossas vidas.

O jornal A Gazeta, de Vitória/ES, publicou hoje - comemorando o dia da Independência - a matéria "7 maneiras de declarar sua independência", e uma delas (na qual contribuí como convidado) é pela questão de ter tempo livre para o que se quer fazer, e não so para o que se é obrigado a fazer.

Respondi que vejo 2 ingredientes para que o ganho de produtividade nas nossas vidas não se traduza apenas em ter mais tempo para cumprir obrigações.

O primeiro deles é ter um objetivo: é preciso saber o que estamos tentando conseguir ao procurar acrescentar eficiência e produtividade às nossas vidas. Afinal, efetividade não é terminar as tarefas mais cedo, e sim fazer as tarefas que conduzem ao resultado desejado, mesmo que este resultado seja ter mais tempo livre para cuidar dos filhos, aprender um instrumento ou andar de bicicleta!

Mas o segundo é o mais importante, embora demande mais estrutura para poder ser praticado: é preciso saber dizer não.

Minha colaboração com a matéria sobre Independência que a Gazeta publicou foi sobre o bom emprego do NÃO, nestes termos:

"Precisamos aprender a deixar de usar a frase "não tenho tempo" como uma má desculpa, e adotá-la como um bom motivo para não fazer aquelas coisas que em nada acrescentam aos nossos objetivos. Assumir que "não tenho tempo" para fazer uma série de coisas me permite manter a agenda com espaço livre para fazer aquelas que acrescentam ao meu desenvolvimento pessoal, empregabilidade e à busca dos meus objetivos!"

Afinal de contas, só acordar cada vez mais cedo, ir dormir cada vez mais tarde e buscar cada gota de eficiência no nosso dia-a-dia de nada adianta, se for para só ficar eternamente correndo atrás da máquina por obrigação.

Declare independência do que você não precisa fazer, e tenha mais tempo para o que lhe acrescenta!

Sugestões de leituras relacionadas:

  1. Seja positivo: aprenda a dizer não!
  2. Planejamento estratégico: como aplicar à sua vida

Com que ferramentas você gerencia suas finanças pessoais?

Dando continuidade à nossa série de artigos sobre as ferramentas de produtividade pessoal preferidas dos leitores do Efetividade.net, inicia hoje nossa nova consulta, e a pergunta é simples: Com que ferramentas você gerencia suas finanças pessoais?

Gerenciar as finanças pessoais e familiares, não deixando que escapem ao controle, é um traço das pessoas organizadas - e isso é independente da natureza do saldo que elas gerenciam. Claro que há grande variedade de ferramentas: pastas, fichas, softwares, sites, formulários, e combinações de todos eles.

Já tratei do tema várias vezes aqui no Efetividade, incluindo menções frequentes ao controle do fluxo de caixa pessoal, e também especificidades como o planejamento para as despesas de fim de ano, criação de um fundo de reserva pessoal,orçamento doméstico, preparação para a declaração do Imposto de Renda e até uma abordagem rápida sobre como ganhar dinheiro, que naturalmente envolve controlar as finanças pessoais.

Mas hoje é a vez de perguntar a vocês, conforme conversamos ao longo da série. Abaixo tem instruções detalhadas sobre como melhor responder, mas o resumo é o seguinte: queremos saber quais as ferramentas de produtividade (no caso da semana corrente, especificamente as de gerenciamento de finanças pessoais) que os leitores do Efetividade preferem, e para isso nada melhor do que perguntar diretamente a vocês, certo?

Os brindes da rodada anterior

Na rodada anterior, sobre ferramentas de listas de pendências e tarefas (cujo resultado, na forma de um artigo sobre as ferramentas mais legais, sai nessa quarta-feira), tivemos mais de 80 respostas, e isso me deixou muito satisfeito, a ponto de escolher brindes bem caprichados para sortear entre os participantes. A mesma ideia vale para esta nova rodada que inicia hoje, conforme detalhes mais abaixo.

Mas antes vamos anunciar os ganhadores da rodada anterior, que foram:


Utili-key

Diana Arnos (comentário): ganhou uma Utili-key, da Swisstech - Eu levo uma delas no meu chaveiro há anos, e não tenho dúvida de que é uma ótima ferramenta de produtividade.

Eder L. Marques (comentário): ganhou um iLink, cabo compacto para carregar e sincronizar seu IPhone via porta USB.

Ambos têm até sexta-feira (10 de setembro) para entrar em contato informando o endereço postal completo no Brasil para onde devo enviar o brinde!

Como responder sobre suas ferramentas favoritas

Estamos tentando identificar as ferramentas preferidas de vocês para vários aspectos da produtividade pessoal (no caso dessa semana, especificamente o gerenciamento financeiro pessoal), e a ideia é ser inclusivo.


Com gerenciamento financeiro em dia, até declarar o IR fica mais fácil...

E ser inclusivo, neste contexto, significa que vale aplicativos para Linux, Mac, Windows, web, MSX, CP-500, smartphones diversos, truques mentais, ferramentas em papel, ferramentas de mesa, de parede, etc.

A participação de vocês deve ocorrer ao longo da próxima semana (até domingo, 19 de setembro), nos comentários desta notícia, e não há formato definido, mas eu gostaria que, para que a participação fique mais completa, vocês fossem específicos sobre alguns aspectos essenciais, tais como:

  • o nome da ferramenta,
  • onde pode ser obtida,
  • a facilidade de ativação e uso,
  • as vantagens percebidas
  • se tem custos específicos,
  • os requisitos para seu uso (por exemplo, se é para Mac, ou para celulares Blackberry, ou exclusivo para quem tem agendas Filofax).

Dica de formatação: na rodada passada o leitor Roger comentou que estava difícil encontrar as informações na lista de comentários, porque eram muitos. Portanto, sugiro que vocês coloquem títulos em seus comentários, na primeira linha deles, e entre asteriscos - por exemplo: *Eu uso um quadro branco*, ou *Sou feliz com o Finance Plus*.

E não precisam exagerar na padronização: usem as informações que melhor se aplicarem. Mesmo se alguém já tiver mencionado a sua ferramenta preferida, você pode acrescentar algo de válido falando sobre o seu caso de uso específico.

Na semana posterior (ou seja, de 20 a 26 de setembro) eu publicarei um artigo sintetizando as opções trazidas por vocês, acrescentando meus comentários e falando também sobre as ferramentas que eu uso.

E para estimular a participação... brindes!

Imagino que vocês vão ter interesse em participar espontaneamente, mas para estimular ainda mais, vou colocar dois brindes condicionais:

  • O primeiro brinde vai ser sorteado na data da publicação do resultado, entre os participantes completos, mas apenas se o número de participações completas for igual ou superior a 30.
  • O segundo vai ser sorteado na data da publicação do resultado, entre os participantes completos, mas apenas se o número de participações completas for igual ou superior a 60.

Portanto, não esqueça de avisar aos amigos para que eles também participem, e assim aumente a chance de chegar a haver os sorteios (já que os brindes aqui do Efetividade costumam ser bem interessantes!)

Entenda-se por "participação completa" aquelas em que o autor do comentário tratar especificamente sobre suas ferramentas adotadas para gerenciamento de finanças pessoais, e der detalhamento suficiente sobre as ferramentas que usa (veja acima uma lista das principais características que você não deveria deixar de abordar, quando aplicáveis). Vou ser flexível na hora de avaliar, mas não a ponto de ser leniente com cópias ou participações apressadas demais ;-)

Os brindes serão definidos ao longo da semana (conforme os requisitos forem sendo alcançados, se forem!) mas pretendo manter a linha adotada nas promoções recentes: gadgets para uso em produtividade pessoal, cadernos e blocos caprichados, e similares.

Importante: comentários participando do diálogo, complementando as particiações dos demais, fazendo perguntas, etc. são muito bem-vindos também, mas não participam do sorteio e nem da contagem. Cada pessoa só participará uma vez do sorteio, mesmo que mencione múltiplas ferramentas. Casos omissos serão decididos soberanamente pela administração do site. Os Termos de Uso do site serão aplicados normalmente aos comentários da promoção.

Agora é com vocês

Estou bem curioso para saber quais as ferramentas de gestão financeira pessoal mais populares em papel, em PCs, na web e nos principais smartphones, e imagino que surgirão algumas bem criativas e inesperadas.

Comentem, detalhem, referenciem, pois agora o conteúdo virá de vocês! E lembrem-se: a pergunta é sobre as ferramentas que vocês realmente usam, e não as que vocês ouviram falar, ok?

Consulta: Qual deve ser a próxima ferramenta de produtividade da nossa série?

O prazo para vocês responderem com que ferramentas preferem gerenciar suas listas de pendências ainda vai até domingo, e na semana que vem eu vou me dedicar a:

  • tabular as mais de 70 respostas que já chegaram sobre isso, bem como as que ainda chegarão
  • compor e publicar um artigo falando das mais mencionadas ou mais interessantes
  • se possível, mandar algumas sugestões de aplicativos pro pessoal do Baixatudo, que está patrocinando aquele quadro de Downloads Efetivos ali na barra lateral, e vai gostar de saber das escolhas de um público tão seleto ;-)

Mas depois do feriadão já quero abrir nova questão para vocês irem respondendo enquanto eu processo a primeira, por isso hoje pergunto (e conto com a resposta de vocês nos comentários) qual setor da produtividade pessoal eu devo abordar na consulta que começará na semana que vem.

Quero algo bem diferenciado do que está em andamento agora, então agenda de compromissos está fora de questão para a próxima semana, porque o contraste seria menor.

Ofereço, portanto, as seguintes opções:

  1. Gerenciamento de anotações e referências (páginas da web arquivadas, documentos eletrônicos ou não, links, textos, notas, citações, etc.)
  2. Gerenciamento de finanças pessoais
  3. Gerenciamento de leituras pendentes (ferramentas on-line ou não que facilitem organizar e ler convenientemente livros, textos e as páginas web que vamos encontrando pelo caminho...)

As outras categorias sobre as quais já consultei vocês também serão tratadas a seu tempo, mas agora estou apenas ajustando a escolha de qual será a imediatamente próxima, ok?

Estou satisfeitíssimo com as respostas até agora

Foram mais de 50 respostas no post inicial perguntando sobre as categorias de ferramentas, e já são mais de 70 respostas no post atual sobre ferramentas de to-do list. Obrigado pela recepção calorosa, e continuem assim!

Eu optei, de propósito, por deixar as respostas em um formato livre, que dificulta bastante a tabulação automatizada e me dá bem mais trabalho para processar, compilar, ordenar e entender. Mas assim eu recebo bem mais detalhes, então o esforço acaba valendo a pena.

É lógico que nem todos os detalhes e ferramentas serão mencionados no post sintetizando as respostas, mas os comentários de vocês servirão como referência, mesmo que não sejam mencionados diretamente, ok?


Utili-key

Imagino que a maioria de vocês já está satisfeito só por participar, mas eu prometi sortear brindes entre quem responder as ferramentas de to-do, e claro que cumprirei. Ainda não decidi o segundo brinde, mas o primeiro já está aqui em cima da escrivaninha: é uma Utili-key, da Swisstech, como a da foto acima.

Eu levo uma delas no meu chaveiro há anos, e não tenho dúvida de que é uma ótima ferramenta de produtividade.

Mas hoje nossa pergunta é outra

Voltando ao tema de hoje: quero saber de vocês qual dos 3 temas enumerados acima vocês preferem que seja o próximo a ser tratado. Respondam nos comentários, e não se acanhem se quiserem fazer algum comentário adicional!

Emagrecer correndo com saúde: seu smartphone pode ser um aliado

Que tal usar seu smartphone para acompanhar a melhoria do seu desempenho na corrida, bike ou caminhada?

Se você caminha, corre ou pedala na intenção de ter uma vida mais saudável, perder peso ou evitar os males do sedentarismo, deve saber que o período mais difícil são as semanas iniciais, quando ainda se está formando o hábito e adaptando-se ao novo ritmo.

O mais difícil é criar o hábito

Quem está passando por esta fase geralmente morre de inveja dos conhecidos que já estão habituados e contam as maravilhas à disposição de quem já criou o hábito do exercício.

Chegar a este ponto não é extremamente difícil, mas envolve uma série de obstáculos. Alguns são melhor tratados por um profissional da área, que poderá indicar os procedimentos, roteiros e avaliações a que você deverá se submeter.

Mas um deles em especial está bem ao seu alcance: é a questão da motivação. Já tratamos do assunto antes, falando de questões como metas, objetivos e recompensas. Para facilitar o entendimento, vou reproduzir alguns trechos:

  • Fixe metas: Mas não as baseie no resultado (como o nível de perda de peso ou de ganho de músculos, por exemplo), e sim no processo em si: quantas vezes por semana praticar, quanto tempo correr, quantos quilômetros percorrer, quanto peso erguer, etc. Estabeleça recompensas para si próprio ao alcançar as metas. As metas estimulam a prosseguir, e você logo estará concorrendo contra si mesmo, de maneira positiva, para quebrar seus índices anteriores.
     

  • Registre indicadores: Não adianta ter metas se você não registrar seus resultados diários. Anote tudo sempre, de preferência no mesmo papel (ou planilha) em que registrou quais são as metas.
     

  • Equipamentos são recompensas: Não compre os melhores equipamentos logo na primeira semana. Se você tem os recursos para comprá-los, comece com os que já tiver à mão, e combine consigo mesmo ir comprando os melhores conforme for superando determinadas metas. Você irá perceber que dá mais vontade de alcançar logo a marca de 12km diários para "poder" comprar o ténis novo, ou um MP3 player especial para esportistas.

Se você tem um smartphone e pode levá-lo consigo durante a prática do exercício, a questão dos indicadores pode ficar muito bem resolvida com a instalação de um aplicativo no estilo 'sports tracker'. Há várias opções, e muitas delas são gratuitas. Veremos a seguir os detalhes de uma delas.

Entra em cena o Endomondo

Eu ando de bicicleta e caminho, mas bem menos regularmente do que gostaria. Há tempos queria definir metas semanais baseadas em quilometragem mas, compulsivo que sou, me incomodava a imprecisão das medidas das caminhadas, pois geralmente tênis não tem odômetro ;-)

Acabava usando as voltas de bike para definir trajetos fixos para as caminhadas, medindo previamente as distâncias com o odômetro da bike. Mas trajeto previamente fixado acaba tirando um pouco da graça do exercício, e as tentações para se afastar do caminho, como uma pitangueira carregada ou um cão com cara de poucos amigos, sempre se fazem presentes.

Duas telas do Endomondo no celular

Foi essa a demanda básica que me levou a começar a levar o smartphone nas caminhadas. O meu aparelho (como ocorre com vários outros da mesma geração) tem GPS integrado, e isso permite que aplicativos do tipo 'sports tracker' façam um acompanhamento do trajeto do exercício, e calculem a distância total percorrida, a velocidade média e até (se você tiver o hardware associado) a frequência cardíaca, o número de passadas e a estimativa de consumo calórico.

Entre as diversas opções disponíveis, escolhi o Endomondo, que tem versões para aparelhos Nokia, HTC, IPhone, BlackBerry, Android, Samsung, Sony Ericsson, LG, HP, Eten, Palm, Motorola e Garmin.

Mas o que me levou ao Endomondo (saber a distância percorrida) é bem menos do que ele faz, pois ao final de cada exercício ele transfere os dados para o site Endomondo.com onde, com minha senha gratuita, tenho acesso a grande quantidade de informações adicionais.


Na imagem acima você vê os dados de uma de minhas caminhadas recentes, incluindo a distância, duração, velocidades média e máxima. Frequência cardíaca e estimativa de calorias estão em branco, porque não tenho o sensor necessário. Já é bem mais do que saber apenas a distância previamente estimada, certo?

Mas o Endomondo (como vários dos seus similares) vai bem além. Na imagem acima você vê a mesma caminhada dos dados anteriores. Ela foi parcialmente realizada na beira do mar em Jurerê, como pode ser visto nos dados do GPS que são traçados sobre um mapa do bairro, obtido automaticamente no Google.

No mapa acima, note que a intervalos regulares há círculos numerados. Eles são marcos dos quilômetros do percurso, e ao pairar o cursor do mouse sobre eles, é exibida uma pequena janela com a informação da velocidade média alcançada especificamente naquele quilômetro, o que me permite, por exemplo, comparar a velocidade dos trechos de asfalto com a dos trechos de areia da praia.

Além disso há recursos de definir trajetos, exibir num calendário as atividades realizadas, ver um gráfico da evolução do desempenho ao longo do tempo, e uma série de recursos "sociais", como convidar e desafiar os amigos para uma corrida, compartilhar os resultados com os amigos, etc. - mas até o momento eu não uso nada disso, e já estaria satisfeito mesmo se ele só fizesse os serviços que mencionei nos parágrafos anteriores.

Motivação via fones de ouvido

Enquanto eu caminho ou pedalo, o mesmo smartphone que está rodando o Endomondo (que fica mostrando na tela o tempo, velocidade média e distância percorrida, mas permitiria também visualizar o mapa, se fosse o caso) também fica tocando músicas de uma playlist que preparei especialmente pra isso, só com músicas de ritmo acelerado (ou seja: BPM elevado), para ajudar a estimular o ritmo das passadas ou pedaladas.

Uma forcinha auditiva

Mas aí o Endomondo também dá uma forcinha extra: a cada quilômetro completado, ele se encarrega de reduzir o volume da música por alguns instantes e informar, com uma voz em inglês, o tempo total decorrido e também o tempo que eu levei para completar o último quilômetro, e depois reativando a música normalmente. Assim fica fácil perceber se estou num ritmo bom ou preciso dar uma acelerada, até porque é difícil ficar olhando pra tela.

Várias outras alternativas - o que você acha?

O Endomondo não é necessariamente a melhor alternativa para você, embora tenha sido o meu preferido.

O Cardiotrainer, só pra Android

Para ver algumas outras alternativas, este artigo do Lifehacker apresenta o próprio Endomondo, 3 outras alternativas similares e mais um aplicativo específico pra usar na academia.

Eu gostaria de saber a opinião de vocês. Você usa algum recurso digital para acompanhar seus exercícios? O que tem a nos contar sobre ele?

Os ganhadores do livro "A essência do líder"

Na semana passada eu resenhei o livro "A Essência do Líder", relançado no Brasil (em sua edição especial de 20o. aniversário) pela editora Campus Elsevier.

Na ocasião, divulguei as regras para sorteio de 3 exemplares entre os leitores. Dezenas (quase 2 centenas) de vocês se inscreveram, e hoje um modesto script em AWK se encarregou de sortear os 3 felizardos. São eles:

Obrigado a todos pela participação, e parabéns aos 3 ganhadores, que têm até sexta-feira (3 de setembro) para me informar, pelo contato do site o endereço postal no Brasil para onde a editora deverá encaminhar seus livros!

Artigos recentes: