Rapidinha efetiva #13: dicas dos leitores (malas, compras, pomodoro, trabalho móvel, pretensão salarial e entregas)

Temas de hoje: compras coletivas, arrumação de malas, um kit para a técnica Pomodoro, pretensão salarial (para a área de TI), trabalho móvel e acompanhamento de entregas de encomendas.

Descontinuei um pouco nossa série de "Rapidinhas Efetivas" porque o feedback de vocês nos posts da série estava sendo TÃO silencioso, que avaliei que se eu parasse de publicá-las, ninguém nem iria perceber mesmo ;-)

Mas o formato é útil para publicar dicas variadas e, como tenho acumuladas por aqui várias dicas enviadas pelos leitores, renasce a série (e talvez volte a aparecer regularmente, dependendo da continuidade das manifestações de vocês).

Portanto, sem mais delongas, vamos aos temas de hoje:

Movebla: um site dedicado ao trabalho móvel

Quem trabalha em home office e já se acha na crista da onda quanto à dinamicidade das relações de trabalho modernas talvez precise recalibrar seus conceitos dando uma olhada nas técnicas dos profissionais móveis ;-)

Para isso, o Movebla - O Mundo do Trabalho Móvel pode ser um bom começo. É um site bonito, organizado e repleto de conteúdo interessante (até mesmo para a turma dos home offices ou para quem trabalha em ambientes tradicionais).

A dica veio do Anderson Costa, que enfatiza que o tema Produtividade também estará em alta por lá.

Aliás, que tal aproveitar a inspiração e visitar também nossos artigos do tema Home Office?

Muambator: Acompanhando a entrega das encomendas

O Claudio A. Heckler, de Porto Alegre, escreveu:

Acompanho o efetividade.net faz um bocado de tempo, e depois dos posts sobre produtos comprados no exterior, resolvi compartilhar com voce uma pequena dica bem ao estilo "efetividade": o muambator.com.br

Disclaimer: o site e' de autoria do meu amigo Cicero Rolim, eu não tenho
qualquer interesse financeiro, mas sou um usuario muito feliz :)

Do que se trata? O Muambator permite que você cadastre um identificador de
rastreamento de pacote e ele faz para voce o monitoramento periódico do site dos
correios brasileiros (no momento, Hong Kong Post e outros em breve), e lhe avisa
quando ocorrem alterações.

E lhe avisa de diversas formas: email, twitter, SMS no celular, iPhone app.

Realmente inverte a relação nesses casos. Você faz uma compra no DealExtreme
ou outro lugar, cadastra o identificador no site e pronto; não precisa ficar se
lembrando de consultar os correios. Eu até usei para rastrear a entrega do
documento de licenciamento do meu carro recentemente...

Por fim, como se trata de um projeto em desenvolvimento constante, as novidades
sao periodicamente anunciadas nesse blog: http://blog.muambator.com.br/.

Achei essa dica bem no estilo "efetividade".

Checklist para arrumar as malas

O Joaobarba indicou o site vacationschecklist.com, que ajuda a não esquecer de colocar na bagagem o que é necessário.

Eu gostei e coloquei nos meus favoritos, embora tenha minha própria checklist para viagens e até já tenha publicado a checklist de viagem do Efetividade.net ;-)

Aliás, já que estamos no assunto, recomendo também a minha série de artigos sobre como arrumar malas com efetividade!

Tabela de Pretensão Salarial para a área de TI

O Rodarte escreveu divulgando uma Tabela de Pretensão Salarial para a área de TI. Ele conta:

Como a gente não achou na web nenhuma tabela de salários de Informática/TI atualizada, a nossa equipe criou uma super tabela, que é atualizada diariamente. Ela que foi desenvolvida em parceria com o escritório de estatística e atuária Rodarte Nogueira para que exibisse um resultado extremamente confiável.

A nossa tabela é bacana pois como o mercado de Informática/TI sofre mais mudanças nos salários praticados nas diversas áreas, por causa das novas tecnologias, cursos e programas que contribuem para reajustes nos salários do setor.

Então, entre e conheça. Como é uma ferramenta aberta, de acesso a qualquer usuário, acredito que vá fazer bastante sucesso com o seu público. Afinal, qual profissional buscando uma recolocação profissional, não gostaria de ter uma base na hora de negociar seu salário?

Bom, então fico esperando os comentários sobre a ferramenta. Espero que gostem!

Kit para a técnica Pomodoro

Já escrevi minha opinião sobre a técnica Pomodoro no final do ano passado, mas reconheço que ela é uma ferramenta útil quando o foco é a eficiência e produtividade, especialmente em trabalhos criativos, pois permite fatiar o tempo disponível e garantir uma melhor distribuição das fatias entre as demandas existentes.

Agora o Victor, parceiro do Efetividade no Baixatudo (que patrocina aquele quadro de softwares de produtividade ali na barra lateral), mandou um aviso interessante pros fãs da técnica, ou mesmo para quem estiver pensando em experimentar: o Kit Técnica Pomodoro, contendo o manual oficial da técnica e um cronômetro adaptado a ela, pronto para uso no PC (embora para aplicações similares eu prefira a "Galinha Temporal" ;-)

É interessante ter patrocinadores que contribuem com pautas tão dentro dos nossos temas usuais e de interesse. Depois me digam o que vocês acham!

Revisitando as compras coletivas: Compra3

A Camila, da Compra 3, escreveu uma mensagem simpática sobre o Compra3 (que analisei no artigo "Compra coletiva no comércio eletrônico: poder de barganha para economizar, e julgo que vale a pena compartilhá-la com vocês, dando a oportunidade para que mais leitores avaliem seu interesse nesse tipo de serviço.

Ela escreveu:

Ficamos muito felizes em saber que mesmo 2 anos depois, temos um número significativo de acessos gerados pela matéria do Compra3 em seu site.

Com a ajuda de meios de comunicação como o Efetividade, temos parceiros valiosos na divulgação de nosso serviço e no cumprimento de nossa missão. No entanto, observamos que a postagem referente ao nosso site é um pouco antiga, de 2008 para ser mais exata. Por este motivo, o convido para retornar ao nosso site e conhecer algumas ferramentas novas, novos parceiros, produtos e formatos de divulgação. Agradeço, em nome da empresa e, estamos à disposição. Um abraço e muito obrigada.

Eu atendi ao convite, visitei novamente o site, e o progresso é visível. Das minhas conversas com quem já utilizou o serviço, e do que vi por lá, concluo que continua valendo a pena sugerir que você avalie se esse tipo de alternativa de compra coletiva pode lhe ser vantajoso!

E-mail: mantendo vazia a Inbox, 3 frases de cada vez

Uma caixa de entrada superlotada de e-mails pode ser um grande obstáculo à produtividade. Mas o 3frases pode ser a solução que faltava - conheça, ajude a divulgar, e todos teremos respostas mais rápidas e fáceis de processar ;-)

Manter-se no topo é difícil quando a montanha não para de crescer

Afinal, uma caixa lotada traz consigo outro risco à eficiência: infinitas oportunidades de perder de vista o que é realmente importante, no meio de um monte de mensagens com animações em Powerpoint e ofertas de lojas on-line.

Mesmo quando o usuário adota "códigos", associando significados particulares aos estados das mensagens (por exemplo, decidindo que mensagens que constam como não-lidas são as que têm assuntos pendentes), o potencial de confusão é grande, e vem junto com a possibilidade de perder o controle do que está realmente pendente e o que ainda não foi lido.

Revisão: Como processar o e-mail

Há anos, na alvorada do Efetividade.net (em 2006), eu escrevi sobre como organizo meu e-mail e também como processo as mensagens que chegam. Basicamento aplico as técnicas do método GTD buscando ter uma caixa de entrada vazia e iniciando as ações apropriadas a cada mensagem que chega (agir, delegar, arquivar para referência, remover, etc.).

Minha caixa de entrada recebe avalanches de mensagens sobre assuntos variados

Mas os anos foram passando e o volume de mensagens só aumenta, a ponto de sufocar. Como vocês devem ter percebido, gosto de escrever ;-) e assim acabava deixando as mensagens pendentes de resposta na caixa de entrada até ter tempo de compor uma resposta a elas. Logo o acúmulo delas acabava atrapalhando o correto tratamento das novas mensagens que chegavam, e no terceiro dia eu já acumulava um saldo acumulado difícil de gerenciar, e acabava considerando seriamente declarar falência de e-mail, ou aguardando um feriado para zerar a caixa toda de uma vez (e recomeçar o ciclo alguns dias depois).

Entra em cena o 3frases.efetividade.net

Até que um dia eu encontrei o http://three.sentenc.es/ e percebi qual era o grande culpado nessa história: embora eu soubesse como gerenciar os e-mails, essa ideia de compor longas respostas, como na época em que ainda recebia menos de 20 mensagens para mim por dia, não é compatível com o volume atual de correspondência digital que chega aqui.

O hábito das respostas longas vem de longe

O sentenc.es é um manifesto a favor de respostas mais sucintas, sem ser telegráficas. Para a maior parte das mensagens que recebo, em 3 frases é possível responder com simpatia, relevância e completude - raras são as mensagens tratando sobre múltiplos assuntos ou demandando algo mais longo que isso.

Rapidamente aderi, e publiquei o 3frases.efetividade.net, uma versão brasileira (mas não uma tradução) do manifesto, informando sobre minha nova política pessoal de respostas por e-mail: sempre que possível, elas terão 3 frases ou menos, e assim eu consigo responder a mais pessoas deixando as mensagens na caixa por menos tempo.

Resultado real e fácil de perceber

No primeiro dia de adoção da nova política, zerei a caixa de entrada (que estava com mais de 70 mensagens que precisavam ser respondidas), e ela terminou o expediente completamente vazia em todos os dias desde então.

Embora as minhas respostas não tenham ficado com "cara de telegrama" ou impessoais, eu acrescentei na minha assinatura de e-mail o trecho abaixo:

--
Augusto Campos
 
P: Por que esta mensagem é tão curta?
R: http://3frases.efetividade.net

Assim quem tiver dúvida saberá a razão, quem não gosta de Top Posting saberá que eu adoto este estilo conscientemente, e eu ainda espalho um pouco mais a ideia das respostas curtas, para o caso de meus interlocutores também passarem por problemas similares.

Imagino que vários de vocês passem por dificuldades ocasionais para dar conta das mensagens das suas caixas de entrada, portanto fica a dica: uma política de preferir conscientemente as respostas curtas pode fazer a diferença tanto para você quanto para as pessoas que estão aguardando uma resposta sua!

Com que ferramentas você gerencia suas listas de tarefas pendentes?

Criar e acompanhar com atenção listas de tarefas pendentes (conhecidas também pela expressão em inglês "to do") é um traço comum às pessoas produtivas e organizadas, e é também objeto de muitos métodos, técnicas e ferramentas.

Já tratei do assunto diversas vezes aqui no Efetividade.net, incluindo menções ao engenhoso todo.sh (mais apropriado à turma do Linux e Mac), o criativo mural de Post-Its e várias outras maneiras menos incomuns.

Mas hoje é a vez de perguntar a vocês, conforme conversamos na semana passada. Queremos saber quais as ferramentas de produtividade (no caso da semana corrente, especificamente as de listas de pendências) que os leitores do Efetividade preferem, e para isso nada melhor do que perguntar diretamente a vocês, certo?

Antes de prosseguir, entretanto, quero esclarecer: lista de pendências não é a mesma coisa que agenda de compromissos - e nas próximas semanas eu também perguntarei a vocês quais suas ferramentas preferidas para gerenciar suas agendas de compromissos. Mas hoje é a vez das listas de pendências e tarefas.

Como responder

Como já conversamos quando propus a vocês esta série (que inicia hoje) em que tentaremos identificar as ferramentas preferidas de vocês para vários aspectos da produtividade pessoal, a ideia é ser inclusivo.

E ser inclusivo, neste contexto, significa que vale aplicativos para Linux, Mac, Windows, web, MSX, CP-500, smartphones diversos, truques mentais, ferramentas em papel, ferramentas de mesa, de parede, etc.

A participação de vocês deve ocorrer ao longo da próxima semana (até domingo, 5 de setembro), nos comentários desta notícia, e não há formato definido, mas eu gostaria que, para que a participação fique mais completa, vocês fossem específicos sobre alguns aspectos essenciais, tais como:

  • o nome da ferramenta,
  • onde pode ser obtida,
  • a facilidade de ativação e uso,
  • as vantagens percebidas
  • se tem custos específicos,
  • os requisitos para seu uso (por exemplo, se é para Mac, ou para celulares Blackberry, ou exclusivo para quem tem agendas Filofax).

Mas não precisam exagerar: usem as informações que melhor se aplicarem. Mesmo se alguém já tiver mencionado a sua ferramenta preferida, você pode acrescentar algo de válido falando sobre o seu caso de uso específico.

Na semana posterior (ou seja, de 6 a 12 de setembro) eu publicarei um artigo sintetizando as opções trazidas por vocês, acrescentando meus comentários e falando também sobre as ferramentas que eu uso.

E para estimular a participação...

Imagino que vocês vão ter interesse em participar espontaneamente, mas para estimular ainda mais, vou colocar dois brindes condicionais:

  • O primeiro brinde vai ser sorteado na data da publicação do resultado, entre os participantes completos, mas apenas se o número de participações completas for igual ou superior a 20.
  • O segundo vai ser sorteado na data da publicação do resultado, entre os participantes completos, mas apenas se o número de participações completas for igual ou superior a 50.

Portanto, não esqueça de avisar aos amigos para que eles também participem, e assim aumente a chance de chegar a haver os sorteios (já que os brindes aqui do Efetividade costumam ser bem interessantes!)

Entenda-se por "participação completa" aquelas em que o autor do comentário tratar especificamente sobre suas ferramentas preferidas para listas de pendências, e der detalhamento suficiente sobre as ferramentas que usa (veja acima uma lista das principais características que você não deveria deixar de abordar, quando aplicáveis). Vou ser flexível na hora de avaliar, mas não a ponto de ser leniente com cópias ou participações apressadas demais ;-)

Os brindes serão definidos ao longo da semana (conforme os requisitos forem sendo alcançados, se forem!) mas pretendo manter a linha adotada nas promoções recentes: gadgets para uso em produtividade pessoal, cadernos e blocos caprichados, e similares.

Importante: comentários participando do diálogo, complementando as particiações dos demais, fazendo perguntas, etc. são muito bem-vindos também, mas não participam do sorteio e nem da contagem. Cada pessoa só participará uma vez do sorteio, mesmo que mencione múltiplas ferramentas. Casos omissos serão decididos soberanamente pela administração do site. Os Termos de Uso do site serão aplicados normalmente aos comentários da promoção.

Agora é com vocês

Estou bem curioso para saber quais as ferramentas de produtividade mais populares em PCs, na web e nos principais smartphones, e imagino que surgirão algumas bem criativas e inesperadas.

Comentem, detalhem, referenciem, pois agora o conteúdo virá de vocês! E lembrem-se: a pergunta é sobre as ferramentas que vocês realmente usam, e não as que vocês ouviram falar, ok?

A Essência do Líder: ganhe seu exemplar!

"A Essência do Líder" é uma daquelas obras que li como estudante de graduação e depois lembrei de procurar novamente quando a carreira profissional exigiu rever conhecimentos específicos.

Seu autor, Warren Bennis, é reconhecido como um dos pioneiros do moderno estudo científico da liderança, a partir de estudos comportamentais de grupos realizados no MIT, na década de 1960. Seus trabalhos ajudaram a fundamentar a transformação das organizações para o atual modelo menos burocrático, mais adaptativo e participativo.

Sua crença na superioridade do estilo de liderança participativo e humanístico quando se trata de criar grupos e organizações capazes de adaptar-se a um ambiente em constante mudança se reflete ao longo de "A Essência do Líder".

Acredito, entretanto, que muitos leitores tiram melhor proveito da obra devido a outro dos posicionamentos do autor: o de que as pessoas não nascem líderes, mas sim se desenvolvem como tais. Feliz de quem tem oportunidade de desenvolver suas competências de liderança antes de precisar usá-las intensivamente, mas em todas as organizações coletivas humanas podemos ver os 2 extremos da consequência desta definição: pessoas em posição de liderança mas inaptas para liderar, e pessoas reconhecidas espontaneamente como líderes no momento em que surge a oportunidade.

Assim como não é possível aprender a andar de bicicleta lendo obras de referência sobre o assunto, sou cético quanto à possibilidade de alguém fazer surgir desse jeito a sua própria capacidade de liderar.

Mas um bom livro sobre o assunto (e é o caso) pode ajudar de outra maneira. Conhecer as características, habilidades e atitudes típicas da liderança, ver detalhes de exemplos de líderes (de áreas variadas: da TV à pesquisa da cura da AIDS, passando pela indústria tecnológica, movimentos sociais e mais), e saber mais sobre os passos que usualmente conduzem ao desenvolvimento da liderança pode ser bastante útil como complemento e guia para quem esteja sentindo a necessidade de trilhar este caminho, ou mesmo aprimorar a forma como lida com sua equipe e outras interações - e assim saberá melhor orientar a sua prática.

Esta é a tradução da versão comemorativa de 20 anos da obra considerada um clássico sobre o tema. A presença de exemplos parcialmente datados não prejudica a compreensão, ainda mais considerando que o tempo não desgasta elementos básicos como:

  • a confiança em sua própria visão
  • o autoconhecimento
  • a busca dos mentores certos
  • a compreensão clara de objetivos
  • a capacidade de aprender com os erros e acertos
  • a diferença entre comandar e liderar

O título original ("On becoming a leader") deixa mais clara a intenção do autor, que é realmente apresentar o caminho do desenvolvimento da liderança, em um texto didático e fácil de acompanhar. São 248 páginas repletas de conhecimento prático bem fundamentado academicamente, e eu recomendo!

Ganhe seu exemplar!

Atualização: os nomes dos ganhadores já estão publicados. Os termos da promoção encerrada, abaixo, continuam publicados apenas para propósitos históricos.

Graças ao apoio da Editora Campus Elsevier, vou sortear 3 exemplares entre vocês. Participar é muito simples: basta seguir o @efetividadeblog no Twitter e twittar a seguinte frase:

Estou concorrendo aos 3 livros de liderança da @CampusNegocios que o @efetividadeblog vai sortear: http://efetividade.net/?p=3076

Você tem até terça-feira (31/8/2010) para twittar a frase, e o resultado sairá no dia 1 de setembro em uma atualização deste post.

Os vencedores serão informados via Twitter, e terão 3 dias úteis para enviar, pelo formulário de contato do site, seu nome, e-mail e o endereço postal no Brasil (com CEP!) para onde a editora deverá enviar seu livro.

Ideia luminosa: luminária portátil com sensor de movimentos

Que tal uma luminária com sensor de movimento que funcione com pilhas (sem depender de tomadas e fios, portanto) e conte com 6 leds fortes capazes de lançar a luz que impedirá acidentes tropeços noturnos em ambientes relativamente grandes, mas sem ofuscar nem assustar ao acender?

Venho usando há 3 meses um conjunto de 3 dessas luminárias com sensor infravermelho, que comprei no DealExtreme por cerca de R$ 20 cada (se for comprar no exterior, calcule bem as taxas envolvidas!), e estou muito satisfeito com o desempenho delas, e não há como deixar de reconhecer que melhoraram a segurança da casa.

O meu caso de uso talvez não seja o mesmo que o seu, mas provavelmente é compartilhado por quem precisa levantar da cama durante a noite, seja para assistir a alguma criança ou enfermo, atender ao "chamado da natureza", ou qualquer outra razão. Existem variados motivos para não querer acender as luzes pelo caminho nessa hora (ofuscamento, não acordar outras pessoas, etc.), e assim vão surgindo os riscos de tropeçar em algum objeto fora de lugar, bater em uma porta entreaberta, etc.

Outras possibilidades, que aqui não ocorrem, são garantir a iluminação de áreas potencialmente perigosas (escadarias, por exemplo), ou mesmo a iluminação de conveniência próximo a portas, evitando ter de procurar as chaves no escuro.

E talvez portátil não seja bem a palavra certa para descrever: ela pode ser facilmente colocada no local em que você precisa dela. Seu formato é de cúpula, podendo ser colocada sobre um móvel ou parapeito - além disso, sua base tem 4 imãs (mais fortes do que o necessário para sustentar seu peso quando fixada sobre uma parede ou o teto) e 4 orifícios para fixação com parafusos.

Selecionando as configurações

O modelo que eu adotei tem 2 opções de configuração bastante práticas: é possível definir quanto tempo (20, 60 ou 90 segundos) a iluminação ficará acesa após a ativação, e qual o nível de iluminação do ambiente necessário para a ativação: eu configuro para ligar apenas quando está bem escuro, mas é possível (eu testei) ligar automaticamente até durante o dia, ou com a iluminação do ambiente acesa.

Existe uma terceira opção de configuração relacionada ao nível de brilho dos leds, mas não percebi diferença: em qualquer posição da chave, eles brilharam com a mesma (forte) intensidade, iluminando com segurança o corredor e a sala em que os instalei.

Iluminismo magnético

No meu caso, as luminárias estão todas fixadas em superfícies verticais de metal, usando os fortes imãs de fixação que vêm em suas bases.

Não fiz uma medição científica do ângulo de detecção do seu sensor, mas a prática (noturna) demonstra que é superior a 45 graus em todas as direções, em relação ao eixo. No meu caso prático, percebo que a luminária me detecta a cerca de 4 metros de distância, mas é possível que a sensibilidade dela seja superior a isso - não fiz testes em campo aberto.

Para o meu uso, um conjunto de pilhas AAA (palito) durou cerca de 2 meses e meio, e o led vermelho que deveria indicar a necessidade de substitui-las não o fez - notei que elas precisavam ser substituídas quando o sensor começou a gerar acendimentos indevidos (coisa que não ocorreu ao longo dos mais de 70 dias em que as pilhas estavam OK, e nem após elas serem substituídas).

Alternativas

O modelo que eu comprei importando via Internet e Correios foi escolhido após bastante pesquisa, e estou satisfeito com o desempenho e o custo.

Mas a pesquisa que eu fiz para o meu caso de uso pode não servir para você, então recomendo que procure por alternativas. Mesmo no DealExtreme.com (a loja virtual onde fiz a compra) existem outras opções mais econômicas, embora muitas delas não tenham a configuração de tempo de acendimento, que julgo importante, e fiquem acesas apenas por 8 a 12 segundos após cada ativação.

Outra alternativa a considerar é a Nightlux, da Osram, que é mais cara mas bem mais bonita.

E se você for inclinado a soluções mais amplas, consulte um especialista em iluminação, que certamente poderá lhe fazer um orçamento de instalação de minuteiras e luzes de balizamento ligadas diretamente à rede elétrica da sua casa.

Livro "Ganhando Dinheiro com Opções": resultado do sorteio, e código de desconto de 20% pros demais interessados

No final da semana passada publiquei minha resenha do livro "Ganhando Dinheiro com Opções, do Elvis Pfutzenreuter, publicado pela Novatec. Junto à resenha coloquei no ar uma promoção bem fácil para concorrer ao sorteio de um exemplar.

Hoje fiz o sorteio pelo random.org, e o ganhador é o Rafael Menezes!

Parabéns, obrigado aos demais pela participação e, se quiserem garantir o livro, consegui com a Novatec um desconto de 20% para vocês: basta entrar com o código de desconto efetividade.net ao fazer a compra diretamente no site da editora!

Artigos recentes: