Do leitor - Preparando a si mesmo (e sua família) para resistir melhor em caso de desastres naturais

Na condição de morador de Santa Catarina e tendo acompanhado de perto situações como as que ocorreram por aqui no final do ano passado, com regiões inteiras sendo varridas por deslizamentos e inundações repentinas, achei bastante pertinente o artigo enviado pelo Paulo.

Este tipo de preocupação parece paranóia para todo mundo, até a hora em que o impensável acontece. E o pior é que ele tem o costume de acontecer mesmo, todos os dias, para bastante gente que nunca acreditou nele.

Indicação de Paulo Marcondes:

Gostamos de pensar que o Brasil é um país privilegiado, livre de tufões, furacões, terremotos, vulcões, nevascas e outros desastres naturais. Felizmente parece que também não corremos riscos de invasões por outros países ou de revoluções.


Kit de sobrevivência urbana (EUA)

Não podemos evitar, na maioria das vezes não podemos prevê-los, mas podemos fazer alguma coisa para diminuir suas consequências, pelo menos para nós mesmos e para aqueles que amamos. A probabilidade de ocorrer um evento de grande magnitude são geralmente pequenas, mas quando eles ocorrem, a possibilidade de grandes perdas é alta.

Daí vem a necessidade de preparativos especiais para essas situações, conforme apresento no link a seguir.

Referência: http://paulomarcondes.googlepages.com/evitandodesastres

O Efetividade.net registra seus agradecimentos a Paulo Marcondes pelo envio deste material.

Livro "Estratégias de e-mail marketing"

Recebi do Murilo Gun o convite para o lançamento do livro "Estratégias de e-mail marketing", dele e do Bruno Queiroz, que vai ocorrer amanhã (terça, dia 10) na Livraria Martins Fontes a partir das 19h. Não estarei em São Paulo, mas repasso o convite aos interessados!

O e-mail marketing pode ser um assunto delicado, principalmente quando consideramos as muitas formas em que ele pode ser um tiro no pé, angariando antipatia dos potenciais consumidores, e prejudicando, ao invés de elevar, a imagem da marca.

Mas existe e-mail marketing feito com categoria. Não-invasivo, relevante, ético e... desejado! É o caso de vários mailings e newsletters comerciais que eu recebo regularmente, como a da Threadless, da Thinkgeek, as ofertas da Amazon e da brasileira Comprafácil, entre outras.

E é o caso oposto ao de tantas outras tentativas mal-sucedidas que acabam sendo incluídas no filtro de spam de todos nós - não vou citar exemplos, mas na minha opinião vários expoentes do varejo on-line brasileiro ainda precisam aprender muito sobre como mandar material que interesse de verdade aos seus consumidores - mesmo nos raros casos em que o envio ocorre por solicitação do próprio cliente!

Para quem quer saber como fazer marketing efetivo por e-mail, os tópicos abordados no livro "Estratégias de e-mail marketing", do Murilo (que talvez alguns de vocês já conheçam por sua atuação em stand-up comedy) e do Bruno podem ser um bom começo - e certamente já me ajudaram a repensar algumas coisas sobre a newsletter semanal que mantenho.

Eu ainda não li todo o exemplar que eles gentilmente me enviaram, mas além de ter gostado da parte introdutória (incluindo os aspectos éticos, e como fazer com que nem os leitores e nem os softwares confundam sua mensagem com spam), gostei também dos capítulos sobre como popular o cadastro de destinatários do e-mail marketing, e de como compor e criar as mensagens.

Estou bastante interessado nos capítulos que ainda faltam, inclusive sobre os indicadores relevantes sobre as campanhas, e como aumentar a eficiência da entrega.

Recomendo a todos que tenham interesse no bom uso do e-mail para divulgar suas iniciativas e produtos!

Concurso: plano realista para se preparar - e passar

Para passar no concurso público dos seus sonhos, é necessário estar preparado - e isso não se resume a procurar apostilas para download e estudar.

Mais de 120.000 vagas em concursos públicos estão previstas para 2009. Seja uma decisão certa ou errada abrir esta quantidade de vagas neste momento, elas não deixarão de ter apelo sobre o grande número de pessoas que passam pela incerteza do mercado de trabalho neste momento de crise.

Já passei na minha cota de concursos públicos, convivo com boa quantidade de pessoas que continuam passando, e reconheço nelas uma série de práticas que as levou ao sucesso - elas estão muito mais relacionadas a manter a calma e a motivação, do que ao número de horas de estudo.

Em particular, venho observando há tempo que abandonar todos os lazeres e dedicar-se integralmente a devorar livros e cursos não é uma característica comum entre os aprovados. Passar em concurso tende a ser uma maratona, e não uma corrida de curto prazo, portanto a vantagem está em quem consegue preservar o fôlego (e a motivação) a longo prazo.

Assim, além de uma preparação completa (conteúdo, aspectos psicológicos e provas complementares - física, psicotécnica, médica, etc.), é necessário:

  • Conscientizar-se de que não vale a pena manter o foco nos seus concorrentes. Os fóruns de bate-papo com outros "concurseiros" muitas vezes causam mais mazelas e desinformação do que vantagens. Concentre-se no que diz o edital, e em avançar o máximo possível, independente do que seus concorrentes digam;
  • Preparar-se para uma campanha de longo prazo - portanto, sem possibilidade de deixar de lado os demais aspectos da vida (incluindo o lazer e a vida social!). Busque o equilíbrio sempre!
  • Estudar do jeito certo - pelo conteúdo do edital, na proporção do peso de cada disciplina. Erros muito comuns são estudar com base no conteúdo e distribuição de matérias nas apostilas que eventualmente lhe caiam às mãos, estudar pouco, não cobrir todos os temas do edital e concentrar-se em matérias "preferidas";
  • Se necessário, buscar experiência: inscrevendo-se em outros concursos, resolvendo provas passadas e simulados. Especialmente se você tiver desafios de ordem psicológica que reduzam seu desempenho na hora da prova. A prática leva à perfeição!

Evite também os erros comuns. leia o edital inteiro, chegue cedo e leve tudo que for exigido - nada do que consta no edital é sugestão... Ouça com atenção as instruções dadas no início, e leia a folha de rosto (e se possível a prova inteira - ajuda bastante o subconsciente, se você estiver preparado) antes de começar, e comece pelas questões rápidas e fáceis. Trate o gabarito com a importância devida, e reveja antes de tomar qualquer atitude definitiva, copmo transcrever ou entregar.

Além de várias outras técnicas já mencionadas em nossas dicas para estudar e prestar concursos ;-)

Trecho do artigo publicado em Organize-se para passar no 'concurso dos sonhos' em 2009 (g1.globo.com):

Especialistas alertam: somente com disciplina e organização o candidato conquistará uma das mais de 120 mil vagas no serviço público com previsão de serem preenchidas por meio de concursos em 2009.

Segundo eles, o caminho a ser percorrido entre a escolha do concurso público e o dia da prova deve ser encarado com tranquilidade, mas com muito foco e dedicação.


Trecho da matéria do G1

"O candidato precisa acreditar que passará no concurso como resultado de seu esforço. Ser aprovado é mais do que sorte. É estudo, treino e dedicação. Todos são capazes, desde que estudem o necessário", diz Carlos Alberto de Lucca, coordenador geral do curso preparatório Siga Concursos.

"O número ideal de horas para se estudar é o maior número de horas que o candidato puder, mantida a qualidade de vida e do estudo", recomenda William Douglas, professor, juiz e autor de 28 livros sobre técnicas e dicas de preparação para concursos.

Leia também:

Do leitor - Saiba como planejar melhor suas metas para o ano que começa

Indicação de Pedro Henrique Santana, lembrando que no Brasil o próximo ano começa só na quarta-feira de cinzas ;-)

Mais um ano chegando…

É normalmente nessa época que começamos a pensar em tudo o que não conseguimos fazer no ano que passou, seja por falta de tempo, dinheiro ou disposição, mas que pretendemos realizar no ano que entra. E daí surge a famosa “listinha”:

1. Começar a fazer ginástica/musculação;
2. Viajar para o exterior;
3. Trocar de carro;
4. Iniciar uma pós-graduação / fazer prova de certificação;
5. Dar mais atenção para os amigos;
6. …

Em poucos instantes, elencamos dezenas de metas que dificilmente sairão do papel. Mas por que isso sempre acontece?

Saiba como planejar melhor suas metas para próximo ano lendo o meu artigo É hora de PLANEJAR seu 2009.

Agradecemos a Pedro Henrique Santana pela disponibilização do material.

Promoção de Verão II: Mais de 100 inscritos, e ainda dá tempo!

Lembra da Nova edição da Promoção de Verão 2008/2009 do Efetividade, em que você indica um artigo e concorre a 10 exemplares do livro A Tríade do Tempo e mais 10 do Você, dona do seu tempo, disponibilizados pelo próprio autor, Christian Barbosa?

Já temos mais de 120 autores inscritos, e ainda dá tempo: você pode enviar seu artigo até a meia-noite de terça-feira, 10 de fevereiro - veja os detalhes.

Ainda não li os artigos e nem verifiquei quais estão de acordo com as regras da promoção, mas eis a lista dos que já se inscreveram, em ordem alfabética:

  1. Adaniel Marcelo Lopes
  2. Adiso Vicente Marques
  3. Aglailda Batista
  4. Albertinho
  5. Alessandro Gonçalves
  6. Aléxia Lage de Faria
  7. Allan Garcia
  8. Ana Paula
  9. André Diniz
  10. André Meireles Ledo
  11. Angelica Maria da S
  12. bergkamen
  13. Bruna Oliveira
  14. callininha2009
  15. Carlos Delfino
  16. Carlos Fertonani
  17. Carlos Lorenzon
  18. Carolina Vieira
  19. Cássio Santos
  20. Christiane Atta
  21. Daniel Henkel
  22. Daniel Quadros
  23. Daniel Ribeiro
  24. Danilo Barba
  25. dfhshfd
  26. Diego Beyer
  27. Dilan Nery Lopes
  28. dulce
  29. Edgar Ferreira da Silva
  30. Eduardo Francisco dos Santos
  31. Eduardo Martins Leonel Ferreira
  32. EMILIA
  33. E.NUNES
  34. Fabio Brito - PsychoPenguin
  35. Fábio Marassatto
  36. Felipe Diniz
  37. Felipe Martins
  38. Filipe Gonçalves
  39. Francisco A Silva
  40. Frederico Recsky
  41. GIBRAN ZOCCOLI
  42. Gilson Doi Junior
  43. Graziele Morelli
  44. Hamilton Luiz Ledesma de Nadai
  45. Helber Marcondes da Silva
  46. Heleninha
  47. Hernane Odon
  48. J. F. Mitre
  49. João Henrique
  50. João Henrique Correia Pimentel
  51. José Antonio Pinto
  52. José de Paula E. Junior (coredump)
  53. José Lopes de Oliveira Júnior
  54. Julio Cesar Fausto
  55. Kleber Anderson
  56. Leticia Garbi Novaes
  57. Lígia Buchfink
  58. Lígia Gabriela Buchfink
  59. Lu
  60. Luana Oliveira
  61. Lucas
  62. Lucas Pasquali
  63. Luis Augusto Vulcanis
  64. Mª Aaprecida Ferreira
  65. Marcella de Almeida Canto
  66. Marcio Oliveira
  67. Marco A Darvas
  68. Marcos Rezende
  69. Marlos Ápyus
  70. Marquês
  71. Masferr
  72. Matheus Ramos
  73. Maugustodias
  74. Mauricio Teixeira
  75. Meditação Transcendental
  76. MEIRE T DE SOUZA CRUZ
  77. Michel Guaratini de Camargo
  78. Michel Luiz
  79. Miguel Leiva
  80. Mirian Sanches Mendes
  81. Monthiel
  82. Nair Baranski
  83. Nanny Costa
  84. netmask
  85. Nilda Neves
  86. Paulo Marcondes
  87. Pedro Henrique santana
  88. Phydell
  89. Plínio
  90. psycoman
  91. Rafael Ceolin
  92. Rafael Franco
  93. Raphael Nascimento
  94. Raphael Nascimento
  95. reginaldo
  96. Renan Brasil
  97. rgere
  98. Ribamar Ferreira de Sousa
  99. Ribamar FS
  100. Ricardo Oliveira
  101. Rita Lucina
  102. Rodrigo Carvalho Silva
  103. Rodrigo Carvalho Silva
  104. Rodrigo Felix
  105. Rodrigo Leal
  106. Rojas Comunicação
  107. Rudinei Rodrigues Modezejewski
  108. Sérgio Durand
  109. silvania de paula souza dos santos
  110. Silvania Santos
  111. Talissa Lopes de Barros Conceição
  112. Tarcisio Cavalcante
  113. Tecnofagia
  114. Tecnofagia
  115. Thiago Bomfim
  116. TKK
  117. Victor Rodrigues
  118. Wagner Santos
  119. willian savi
  120. Wilson de Freitas
  121. Wilson Freitas
  122. Xisberto

Detalhe Importante 1: um dos brindes da promoção é voltado claramente ao público feminino, portanto pretendo dar prioridade às autoras na distribuição dele. Se algum autor tiver preferência por concorrer a este brinde, ou se alguma autora preferir concorrer ao outro livro, entre em contato comigo até 10 de fevereiro avisando!

Detalhe Importante 2: para compensar a mudança de probabilidade de sorteio introduzida pelo Detalhe Importante 1, vou acrescentar mais 6 livros cedidos pelos amigos da Ediouro à promoção.

Detalhe Importante 3: veja também o resultado da primeira Promoção deste verão no Efetividade.

Do leitor - Dentista: devo marcar uma consulta?

Indicação de Marcella de Almeida Canto:

Dentista: devo marcar uma consulta?

Sim. Sempre!

Mesmo achando que está tudo "ok", visitas regulares ao dentista se fazem necessárias para manter uma boa saúde oral. Problemas como a desmineralização do esmalte (que pode causar a cárie) são silenciosos e indolores no início. Então não é muito melhor tomar medidas de prevenção?

Como escolher meu dentista?

* Peça referências à pessoas em que você confie, como amigos, parentes e/ou colegas de trabalho.
* É importante que você escolha um dentista com que se sinta bem, tenha liberdade para falar tudo o que lhe incomoda e seja ouvido atentamente.
* Você pode também ligar para uma associação de dentistas de sua cidade e solicitar uma lista de profissionais ou até mesmo procurar na internet. Hoje em dia, cada vez mais os profissionais procuram demonstrar seus métodos de atendimento na rede.

Que tipo de dentista estou precisando?

* Clínico geral: é o profissional treinado para fazer todo e qualquer tipo de tratamento, podendo, se necessário, indicar alguns dos especialistas abaixo.
* Odontopediatra: especialista no atendimento a crianças. Esse profissional domina técnicas lúdicas que visam deixar a criança à vontade no consultório, permitindo que qualquer tipo de intervenção seja feita de maneira adequada.
* Periodontista: profissional especializado no diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas à gengiva.
* Endodontista: especialista em diagnosticar e tratar enfermidades da polpa dentária. Ele faz o famoso "tratamento de canal". Eu atuo aqui.
* Ortodontista: especializado na correção do posicionamento dos dentes através de aparelhos ortodônticos.

Popularmente, a odontologia é uma área da saúde muito temida pelos que precisam dela. Mas é preciso lembrar que o Cirurgião Dentista não é aquele que provoca a dor. Ele a tira de você.

Enfim, ficar atento à saúde dos dentes, gengiva e outros tecidos bucais, significa estar confortável com sua saúde geral.

Cuide-se!

Agradecemos a Marcella de Almeida Canto pelo envio do material.

Artigos recentes: