Efetividade nas férias do Efetividade - compartilhando a conexão 3G

Estou em férias na praia dos Ingleses, em Floripa, desde a semana passada, e confesso que viemos para cá preparados para conviver com conexões lentas e limitadas à Internet na hora de realizar nossos acessos diários à web, e-mail, etc. - eventualmente recorrendo até mesmo à famigerada lan house da rua da praia.


Modem Huawei

Nós somos usuários freqüentes de Internet, cada um com seu perfil de uso: a namorada usa Skype várias vezes por dia para conversar com os familiares distantes, e eu acompanho uma grande variedade de sites e recebo bom volume de correspondência digital. Assim, eu trouxe o modem 3G (um Huawei E226 da Tim) com a expectativa de que pudesse funcionar aqui, e não me arrependi: funciona com velocidade equivalente à banda larga de 1Mbps que eu usava há algum tempo. Assim, um problema estava resolvido, e bastava revezar qual dos notebooks estaria conectado em cada momento.


Mini-roteador D-Link

Mas meu passado de administrador de redes não demorou a se manifestar. Ao invés de criar uma rede sem fio ad hoc entre os 2 notebooks para compartilhar a conexão, lembrei do meu velho "D-Link DWL-G730AP: um roteador para redes sem fio completo e pesando apenas 50g", que estava na mochila, conectei-o a uma porta Ethernet e a uma USB do meu notebook (para o roteador não precisar ser colocado na tomada), configurei os IPs e roteamento adequadamente (seguindo basicamente este tutorial e o manual do roteador, e deu certo: em alguns minutos, o notebook dela estava conectado ao roteador, que estava conectado ao meu notebook, que estava conectado ao modem da TIM, que estava conectado à Internet, e todo mundo navegava feliz no final da tarde e nas horas de chuva ;-)

Se você for viajar levando a conexão consigo, e sua situação for parecida, recomendo planejar (quem sabe até mesmo ensaiar?) uma solução deste tipo. Tem várias maneiras de compartilhar conexões: cabos de rede comuns (com hub ou switch), cabos de rede cross, redes sem fio ad hoc (sem roteador ou access point), ou mesmo o uso de um roteador/access point, que foi o que eu fiz. Escolha a sua, procure documentação (ou um especialista), e boa sorte!

Outra alternativa bem interessante pode ser deixar a tralha toda em casa e se concentrar em aproveitar o sol, o sal, e o tempo livre. Mas se você for levar tralha tecnológica, aproveite bem ;-)


O Aigo MID que ganhei da Intel

E já que estou falando nas minhas férias tecnológicas, faço mais 2 registros:

1) a disponibilidade da minha rede sem fio improvisada foi instrumental para poder aproveitar o Aigo MID que ganhei da Intel nesta segunda-feira, conforme narrei no BR-Linux. Ele é bem prático para acessar a web deitado na rede ;-)

2) a Promoção de Verão do Efetividade, com as dezenas de autores que enviaram para cá material de boa qualidade para publicação, está me permitindo curtir muito mais as férias. Obrigado a todos os que participaram! E tenho uma boa notícia: a promoção vai ser reaberta nos próximos dias, com prêmios bastante efetivos ;-)

Opinião: Professor não é Babá

Indicação de Silvania Santos:

Gosto de uma música do Raul que diz assim: "Eu perdi o meu medo, o meu medo, o meu medo da chuva". Ela poderia ser usada como fundo musical de uma cena pouco comum: quando o educador tem a coragem de dizer "Não! Eu não compactuo com esse modo de educar e por isso eu me demito".

Ao longo dessa última década, assisti colegas professores adoecendo de ansiedade e para mim essa é uma pequena mostra de como a profissão que eu escolhi e amo representa um potencial risco ao mal do século: a depressão.

O psicanalista César Ibrahim Mussi me ensinou recentemente que a função do educador é apresentar o aluno à condição de desamparo, em outras palavras: professor não é aquele que mima. César defende que a árdua tarefa de dizer não e remeter ao aluno à incerteza é fundamental para preparar o sujeito para a vida. Se queremos "DES-ENVOLVER" o nosso educando, é preciso remover a proteção, o estado de "conforto" e remeter o aprendiz a um novo patamar onde ele busca ativamente o conhecimento ao invés de esperar por migalhas de informações como um pobre pássaro depenado que fica passivamente esperando, de boca aberta, em seu confortável ninho.

É preciso coragem para lutar contra a pulsão de morte configurada na tendência à paralisia típica das instituições de pseudo-ensino que, por medo de perder seus alunos, transformam seus mestres num bandos de babás. Os pais precisam de uma boa dose de astúcia para identificar e fugir das escolas que prometem demais: a NÃO garantia é pressuposto da educação.

Por isso não dá para acreditar nas propostas que se vinculam ao temor do desamparo e não estabelecem responsabilidades ao educando. Tenho pena dos alunos mimados que não aprenderam a enfrentar a frustração e sucumbem ao medo na hora de enfrentar os desafios da vida. Esses que passam ano após ano sem aprender porque não precisaram se comprometer e assumir uma posição ativa na escola.

Seus mestres, por medo, não enfrentam os problemas da falta de respeito e de compromisso. Mais preocupados com o mísero salário no final do mês, não apenas aceitam, mas com permissividade movem o moinho do despotismo. Dignidade para o educador é admitir a sua própria miséria e condicionar a sua gestão à uma constante luta contra a inércia: não dá para aceitar aluno dormindo, brincando, brigando, exigindo prova com consulta...

Des-envolver é um poderoso exercício para enfrentar a própria frustração que contagia os pares e os educandos. Isso me faz lembrar de outra música: Todos Juntos. Lembra dela?

Referência: http://aeducadora.blogspot.com/2008/11/sabe-aquela-msica-do-raul-eu-perdi-o.html

O Efetividade.net registra seus agradecimentos a Silvania Santos pelo envio deste material.

ResultsOn promove evento para nós, ovelhas negras, nesta quarta em SP

Quem escreve é o Rafael Bucco, da ResultsON, simpática revista em formato inovador e com conteúdo que tem tudo a ver com o Efetividade (aliás, o Efetividade apareceu por lá recentemente, tratando sobre autocrítica), e dessa vez anuncia um evento a se realizar em São Paulo nesta quarta-feira, cujo convite eu replico a todos os possíveis interessados:

Agora eu pego no seu pé sempre, afinal, seu blog é o exemplo a ser seguido pra gente aqui! :-) Dessa vez, escrevo para dizer que dia 17 de dezembro, nesta quarta, teremos o segundo evento da ResultsON em seu 1o ano de vida!

Faremos um dia em que pessoas que vão fazer o contrário do que se espera em momentos de crise vão falar de seu planos, em no máximo 20 minutos, com abertura para perguntas e debate. A idéia é reunir empreendedores, ovelhas negras, gente que age e pensa diferente no mundo dos negócios.

Sei que não é de SP, mas mesmo assim digo: está mais que convidado para aparecer lá! Vai ter gente muito legal dando seu depoimento - Mandic, Edney Souza, Fugita, Mackeenzy (Videolog), Daniel Heise e outros.

Vai ser no Espaço Gafanhoto, Av. Rebouças 3181 - a partir das 14h30. De quebra faremos o lançamento da edição especial da Results, sobre startups inovadoras.

Está dado o recado! O trabalho da ResultsON é bastante interessante, e lamento não poder estar em SP na data. Recomendo!

É aberto e free, mas precisa confirmar presença por e-mail. Veja como, e mais detalhes sobre o evento, lá no blog deles: "Um encontro de negócios com gente que pensa diferente".

Como vai a limpeza do seu computador?

Indicação de Luana Oliveira:

A organização não deve se ater apenas a um escritório impecável. Mesmo que você não esteja encontrando motivação para dar uma boa arrumada no quarto ou no escritório, não se esqueça da manutenção preventiva no seu computador.

No mínimo de 6 em 6 meses é necessário realizar uma limpeza interna no gabinete e nos demais componentes do computador. O acúmulo de poeira pode danificar o equipamento fazendo, por exemplo, o cooler travar e resultar no super aquecimento do processador. Com isto, o computador pode deixar de ligar ou ficar reiniciando constantemente, dentre muitos outros transtornos.

Mais detalhes no link a seguir.

Referência: http://www.lu4.org/2008/11/13/como-vai-a-limpeza-do-seu-computador/

O Efetividade.net registra seus agradecimentos a Luana Oliveira pelo envio deste material.

Estratégias para vencer a procrastinação

Indicação de GIBRAN ZOCCOLI:

Procrastinar em bom português quer dizer empurrar com a barriga, deixar para depois, adiar, ficar morgando, enrolar, etc.. Conhece? Muita gente tem tempo de sobra, mas devido a procrastinação acabam ficando sem tempo!

Separei 4 dicas para você evitar a procrastinação na sua rotina:

1 - Foque em TAREFAS - O que você está fazendo no momento é uma tarefa? Se não for, é provável que está perdendo tempo a toa! Geralmente, quando ficamos procrastinando, estamos pulando de uma coisa para outra, é aquele site que você acessa, ai lembra de outra coisa e vai ver, depois vai ver o vídeozinho que recebeu, depois manda um “oi” no MSN… enfim faz um monte de coisas mas nada de prioridades identificadas! Então a dica é: SE VOCÊ NÃO ESTÁ FAZENDO UMA TAREFA, PARE E FAÇA ALGUMA!

2 - Comece algo pequeno - As vezes dá preguiça mesmo, fica aquela ausência de disposição para começar a próxima tarefa, a dica nesse caso é fazer uma série de coisinhas simples, fáceis e pequenas, isso ajuda você a embalar. Um bom exemplo, é focar em responder seus e-mails, responda um a um, depois faça as ligações que precisa, cheque seu saldo na banco, etc. nada que precise usar muito a mente..

3 - Quebre em pequenas partes - Temos uma enorme tendência a procrastinar coisas grandes, chatas e complexas. Nesse caso a saída é planejar essa atividade em pequenos pedaços, mas distribuídos em vários dias. Eu por exemplo, odeio fazer o planejamento de forecast do ano, mas como preciso fazer, quebro em uma atividade com 10 tarefas, que é concluída ao longo de 5 dias. Isso evita focar 1 dia só para o forecast, fica menos chato fazer partes menores e minimiza os possíveis atrasos de última hora.

4 - Crie recompensas - Se nada adiantar, você vai ter de usar a velha tática que sua mãe usava: “…se fizer a lição ganha sorvete!!!…” Pense em algo que você queira muito (pode ser de comer), compre ou peça para alguém trazer e ao terminar a tarefa dê o presente para você… funciona para vencer a procrastinação e pra engordar também!

Referência: http://hsm.updateordie.com/gestao-do-tempo/2008/10/estratgias-para-vencer-a-procrastinao/

O Efetividade.net registra seus agradecimentos a GIBRAN ZOCCOLI pelo envio deste material.

Projetando os gastos para 2009

Leia também: Fluxo de caixa: instrumento essencial para profissionais independentes e Presentes de Natal: encarando as despesas de final de ano sem se endividar.

Indicação de J. F. Mitre:

Mas um fim de ano se aproxima e mais uma vez os gastos aumentam. Todos os anos todos os canais da mídia enfatizam a necessidade de criar uma "educação financeira" e ajustar planilhas de gastos adequadamente.

Do meu ponto de vista, mas importante do que ajustar os gastos mensais a cada etapa do ano, é prever o futuro. Sim. Prever o futuro. Mas não estou falando de adivinhar com cartas ou tarô ou mapa astral o que vai acontecer no ano de 2009.

Estou falando de prever todos os gastos do ano de 2009. O texto do link abaixo procura colocar alguns pontos nessa história de "prever o futuro", mostrando como antecipar os gastos do ano seguinte, permitindo fazer um planejamento financeiro pessoal bem completo.

Referência: http://jfmitre.com/2008/11/projetando-os-gastos-para-2009.html

O Efetividade.net registra seus agradecimentos a J. F. Mitre pelo envio deste material.

Artigos recentes: