Sobre

Efetividade, s. f. Qualidade do que atinge os seus objetivos estratégicos, institucionais, de formação de imagem etc. (Houaiss)

Agenda em dia e caixa de entrada vazia! Mais produtividade com pouco esforço. Eficiência e eficácia não bastam: como ser bem mais efetivo aplicando dicas e truques simples.

Este não é um site de auto-ajuda! É um blog pessoal dedicado à busca da efetividade com ferramentas e técnicas ao alcance de todos.

O autor de todos os textos do site, exceto quando indicado, é Augusto Campos, que é Administrador, pós-graduado (especialista) em Implantação de Software Livre, cursando atualmente outra especialização em Gerenciamento de Projetos. Trabalha na área de Planejamento Estratégico em uma organização de porte nacional e reside em Florianópolis. Ele tem o maior prazer em receber seus comentários por intermédio do formulário de contato.

Conceitos: Saiba um pouco mais sobre eficácia, eficiência, efetividade e produtividade

As avaliações do desempenho de qualquer indivíduo, organização ou projeto estão relacionadas aos conceitos de eficácia, eficiência e efetividade. Estes conceitos são independentes entre si, ou seja, é possível alcançar cada um deles sem alcançar também os outros. O ideal, entretanto, é alcançar os três.

Em uma definição simplificada, eficácia é a capacidade de realizar objetivos, eficiência é utilizar produtivamente os recursos, e efetividade é realizar a coisa certa para transformar a situação existente.

Elaborando um pouco mais, pode-se afirmar que a efetividade diz respeito à capacidade de se promover resultados pretendidos; a eficiência indica a competência para se produzir resultados com dispêndio mínimo de recursos e esforços; e a eficácia, por sua vez, remete à capacidade de alcançar as metas definidas para uma ação ou experimento.

Já a produtividade é um conceito que tem similaridade com o da eficiência, e refere-se à relação entre o resultado obtido e o esforço dispendido. Ou seja: quanto menor o esforço, o custo ou a quantidade de recursos dispendidos para alcançar um mesmo resultado, maior a produtividade. Ou ainda: quanto melhor a qualidade, o volume ou o valor do resultado alcançado com o mesmo custo, maior a produtividade.

Este blog concentra-se na busca de métodos, técnicas e ferramentas para alcançar a efetividade, a eficiência e a produtividade pessoal. O ideal é a cada dia conseguir agregar mais valor ao ambiente, de forma positiva e dispendendo menos esforço.

Expediente

- A idéia e os textos são de Augusto Campos, exceto quando indicado o contrário.
- O CMS é o Axe.

Exceto quando mencionado explicitamente, ou quando se tratar de citação (adequadamente indicada no corpo do texto, por intermédio de tipo diferenciado, aspas e/ou margem esquerda adicional) de material alheio ou ilustração, todo o conteúdo textual original do Efetividade.net está disponível livremente para leitura, uso, redistribuição ou modificação, entre outros direitos, conforme definido na licença livre GNU Free Documentation License, versão 1.2 publicada pela Free Software Foundation, sem seções invariantes. Para facilitar a interpretação: você pode reproduzir o conteúdo no seu blog, mas esperamos que referencie a origem (links são bem-vindos) e o autor, no mínimo. Para todos os detalhes, verifique a licença. Os direitos e responsabilidades autorais pertencem ao Efetividade.net, Augusto Campos ou aos respectivos autores indicados nos textos.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: