Extreme Makeover: mudando tudo na página inicial do Google
A série de TV 'Extreme Makeover' mostra pessoas que passam por um longo processo para mudar completamente sua aparência. A idéia não me agrada, mas o conceito geralmente pode ser aplicado a diversos softwares e websites, permitindo a adaptação de seu visual e recursos às necessidades e interesses de cada usuário.
A existência deste recurso no Google já não é mais novidade: faz meses que a página inicial personalizada do Google já está disponível até mesmo na versão em português. Mas se você visitou este recurso apenas nas primeiras semanas de disponibilização e depois não voltou mais lá, vale a pena dar uma nova olhada: a quantidade de plugins e conteúdos adicionais que foram agregados ao longo dos últimos meses é inacreditável. Use o link "Adicionar conteúdo", mas certifique-se de ter bastante tempo livre para isso - esgotar a lista de resumos de sites, utilidades e até pequenos jogos vai demorar bem mais do que você imagina!
Acima você vê uma imagem da minha página inicial personalizada do Google, mostrando os applets e resumos que eu tenho ativados. Alguns destaques: uma lista de tarefas pendentes (que eu raramente uso, e em geral apenas de forma temporária), calculadora, relógio com calendário, citações, o jogo Bejeweled (que eu alterno com Sudoku e Pac-Man, dependendo do dia) e resumo de diversos sites de notícias em geral e entretenimento - os sites de interesse profissional eu prefiro acompanhar pelo Bloglines. É comum disponibilizar também um resumo da caixa de entrada do Gmail, mas eu prefiro dedicar uma aba inteira do Firefox a ela.
Quando você estiver configurando a sua página inicial do Google, não esqueça dos links abaixo: ;-)
- - efetividade.net
- - BR-Linux.org
- - Verdade Absoluta
- - Poeira Cósmica (ou seria Cômica?)
Com estes recursos, a visita à página inicial do seu navegador será suficiente para se informar sobre diversos conteúdos interessantes, e usar uma série de ferramentas úteis (como a calculadora e a lista de pendências que eu adotei, ou as consultas ao dicionário, wikipédia, tabela periódica e muito mais que estão disponíveis). E até para se distrair com uma partidinha inocente de Bejeweled no navegador ;-)
Comentar
Comentários arquivados