Palm: Testando o teclado universal sem fio da PalmOne
Esta semana tive acesso a um "Universal Wireless Keyboard" original da PalmOne para testar e usar com meu LifeDrive. Estou testando desde ontem, e minha impressão preliminar é de que vale a pena - embora talvez eu pense isto justamente por ser um usuário do LifeDrive, que em si já é volumoso e pesado demais para ser transportado no bolso da camisa...

O teclado dobrado
Não que o teclado seja excessivamente volumoso ou pesado - pelo contrário, quando dobrado ele é pouco maior que o LifeDrive, e bem mais leve que ele. Mas isto já é o suficiente para sacrificar a discrição e praticidade dos Palms mais leves, como os das linhas Tungsten e Zire. Mas faz pouca diferença para quem está acostumado ao peso-pesado LifeDrive ;-)

Teclado com LifeDrive na horizontal
Quanto ao uso, é muito simples e bem projetado. Como o CD que acompanhava o produto não era recente, tive que fazer o download de um driver (um único arquivo PRC) no site da Palm, e transferi-lo para o LifeDrive. Ele forçou um reboot, e imediatamente após o reboot do Palm eu coloquei as 2 pilhas AAA no teclado e pude iniciar imediatamente o seu uso, sem maiores configurações.
Veja abaixo a análise e acrescente seus comentários!
Leia também: Palm TX chega ao Brasil para superar o LifeDrive.
O teclado é bastante fácil de usar, e além de escrever, tem suporte a diversas funções do equipamento - embora algumas continuem precisando do Stylus para clicar em determinados botões. O posicionamento das teclas de setas é um pouco estranho, e a barra de espaços dividida em duas teclas dificulta um pouco a digitação nos primeiros minutos, mas é fácil se acostumar.
Eu esperava ter dificuldades com a acentuação, mas não tive nenhuma: todos os caracteres do nosso idioma são suportados de maneira simples, embora exijam combinações com a tecla Alt Gr. Ao menos não é necessário decorar nada, pois as funções de acentuação estão identificadas nas teclas.

Não serve como substituto para um teclado de micro, mas se você freqüentemente precisa digitar textos um pouco mais longos no seu Palm, e o faz em ambientes que comportem um teclado, pode valer a pena investigar.
Para exemplificar, este post foi integralmente digitado na ferramenta Memos, do Palm, em poucos minutos. Se eu estivesse usando o Stylus, provavelmente ainda estaria no segundo parágrafo!
Comentar
Comentários arquivados