Transformando um caderno comum em uma agenda de compromissos personalizada

O desafio de se manter atualizado sobre seus próprios compromissos, tarefas e pendências pode ser acompanhado de várias formas e com várias ferramentas. Atualmente uso o software Agendus, no Palm, e eventualmente recorro a um bloco de anotações - mas já passei por diversas outras alternativas, incluindo o hipster PDA e as agendas tradicionais em papel.

Embora eu goste da idéia de uma agenda em papel, nunca encontrei uma que refletisse exatamente as minhas necessidades. Por isso achei interessante a proposta de Mike Rohde de criar uma agenda de papel a partir de um caderno comum - ou, no caso dele, de um caderno Moleskine, de excelente qualidade. Veja abaixo as dicas do Mike, e links para imagens que valem mais que mil palavras ;-)

Leia também: Onde e como comprar cadernos, blocos e agendas Moleskine no Brasil.

Mike pegou um caderno Moleskine, pautado e em tamanho pequeno, e dividiu cada par de páginas em 6 áreas, correspondentes aos dias da semana (o sábado e o domingo dividem a mesma área, com um traço vertical). Datar cada campo deve ter dado bastante trabalho, e marcar o mês e a semana no topo de cada página deve ter dado trabalho, mas considerando os outros itens abaixo, acho que valeu a pena.

Logo após as páginas de Dezembro, ele separou (com post-it flags, como as do nosso artigo anterior) meia dúzia de grupos de páginas para marcar "next-actions" de seus projetos pessoais (sim, ele também adota a metodologia GTD, da David Allen).

Para completar, ele adotou um esquema modificado dos símbolos de Bill Westerman para indicar o status das tarefas - completadas, delegadas, pendentes, etc. Naturalmente, cada um pode escolher seu próprio conjunto de símbolos, e pode usá-lo em qualquer tipo de agenda em papel ;-)

O Mike relata que está gostando de trabalhar com o planejamento da semana inteira visível de uma vez só, em tamanho suficiente, e em papel - onde ele pode facilmente anexar um post-it ou prender um cartão de visitas com um clipe. O fato de ter escolhido um caderno Moleskine também ajuda, pois ele tem capa rígida, encadernação que permite abertura total (180 graus), um elástico que o mantém fechado com segurança, marcador de páginas e um envelope para guardar papéis soltos na contracapa.

O que você usa como agenda?

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: