Arrumando as malas com efetividade: semana das malas no Efetividade.net

A experiência conta muito, e quando mais você viajar, menor será a sua mala. Mas aprender com a experiência alheia vale muitos pontos, e não há por que cometer os mesmos erros que todo mundo já cometeu, sabendo que há tantos erros novos que ainda podem ser cometidos!

Por que escrever sobre arrumar malas?

Na semana passada, enquanto assava um churrasco com amigos, uma TV estava ligada e mostrou por acaso a uma entrevista do Max Gehringer na TV, dando dicas sobre carreira. O Max em geral dá dicas boas e provoca a reflexão e o debate, mas desta vez disse algo que chamou a atenção: o jovem que não sente uma vocação para uma determinada área e não sabe no que pretende trabalhar, mas quer fazer curso superior (e é bom que queira!), escolhe bem se resolver fazer um curso de Administração, porque é amplo e generalista, e complementa muito bem este mundo de especialistas profissionais em que vivemos hoje.

No churrasco havia representantes de várias profissões: uma médica, uma dentista, um engenheiro, alguns advogados e alguns estudantes de áreas variadas. E eu era o único administrador, aí naturalmente virei o alvo dos comentários, a favor e contra as afirmações do Max, alguns expressando o óbvio (que sem especialistas os administradores não poderiam operar cérebros ou construir barragens, por exemplo), outros reconhecendo o que o Max quis mesmo dizer (que a presença de um administrador generalista pode potencializar a efetividade dos especialistas), e outros aproveitando para falar mal dos seus chefes, a maioria dos quais (descobri após uma breve enquete) tinham formação de especialista nas mesmas áreas das pessoas que estavam criticando, e não a formação de administrador.

E o engenheiro presente me pediu um exemplo dessa suposta vantagem do administrador por ser um generalista profissional. Aproveitei para explicar que ser um administrador generalista não significa ser um "especialista em nada" e nem um "sabe-tudo profissional", mas sim ser um especialista em administrar, com treinamento específico para entender o funcionamento e os relacionamentos entre todas as áreas (inclusive as mais técnicas) de uma organização (mas não entender a fundo a especialidade de cada profissional, claro) .

O exemplo que pude oferecer de imediato, e que felizmente convenceu a todos rapidamente, porque o churrasco estava quase pronto, era a pauta do Efetividade, que a maioria dos presentes lê: é um blog todo baseado em conceitos de Administração (inclusive o de efetividade em si), e justamente por isso consegue absorver uma gama variadíssima de assuntos: de mochilas a preços de passagens de avião, passando por otimização de blogs, apresentações de slides, presentes de Natal... tudo com um toque de busca da efetividade, de otimização de procedimentos e de maximização do retorno. Generalista sem ser desprovido de foco.

Mas enquanto estávamos comendo a primeira tábua de alcatra, uma das gurias propôs que os presentes me desafiassem a escrever um artigo sobre algum assunto que eles inventassem, e no qual eu não fosse especialista. E eu usei a resposta técnica normal nestes casos: "por que não cuidas da tua vida, sua mala?" Mas era tarde demais, a semente estava lançada, e eu fui desafiado por todos a escrever um artigo sobre... arrumar malas. E o desafio vale uma caixa de Budweiser importada dos EUA (e não essa da Argentina que tem nos supermercados daqui).

Vocês acham que vou ganhar? Imediatamente lembrei a todos que arrumar a mala com efetividade pressupõe grandes doses de bom senso e um bom levantamento preliminar de todas as informações essenciais sobre o roteiro da viagem, meios de transporte, a temperatura e clima do local, a duração da estadia e o tipo de eventos que você irá encontrar: praias, reuniões de negócios, longas caminhadas ou o que for. E mais:

  • que as pessoas que registram na memória suas experiências com arrumação de malas, ou que procuram experiências alheias na literatura a respeito (gestão do conhecimento) na hora de arrumar têm mais chances de alcançar um bom resultado logo na primeira vez (qualidade)
  • que a disciplina de cenários é usada ordinariamente por qualquer mulher que arruma a mala pensando "e se chover no deserto?", "e se depois do enterro tiver um baile?", "e se tiver uma praia na estação de esqui?"...
  • que todos os presentes, quando arrumam sua bagagem, levam em conta as contingências e efetuam planejamento.

Ou seja: fui um mala também. Daí pioraram minhas condições: o artigo tem que ter pelo menos 3 partes/capítulos, cada um com pelo menos 10 itens (este de hoje não conta). Se eles gerarem mais do que 10 comentários ou trackbacks ao longo da semana, ganho em dobro. E se eu não conseguir, tenho que pagar uma caixa de cerveja nacional a cada um dos presentes.

Portanto, preparem-se: esta será a semana das malas no Efetividade.net ;-)

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: