Sobre pesquisas de popularidade na Internet e o míssil do Cancerman

Correndo o risco de encher o saco de vocês com o 5o. post no mesmo dia (sim, o dia dos blogs não termina à meia noite) , não consegui me conter e tenho de fazer um breve comentário sobre a análise do Cardoso sobre os rankings de blogs.

Não vou reproduzir os argumentos dele aqui (pra isso você pode simplesmente seguir o link acima), mas quero só acrescentar que na minha opinião ele está coberto de razão: é muito bom quando o seu blog aparece em rankings, também espero ainda aparecer em muitos (o BR-Linux de vez em quando brilha, mas o Efetividade ainda tem que comer muito feijão com arroz), mas o ranking em si não prova nem classifica nada além da opinião dos votantes diretamente, nem mesmo quando a diferença entre os premiados é tão grande quanto a que deu na categoria Blogs dos Tchananã Awards do sempre divertido Judão.

E qualquer estudante de pesquisa 2 ou de estatística que tenha passado de fase sem colar pode explicar a razão: compor uma amostra equilibrada é difícil, e os desvios grandes são quase impossíveis de conter e equilibrar quando a votação é voluntária e por iniciativa do votante.

Então, exceto quando a amostra é gigantesca e completamente diversa, raramente o resultado das votações de popularidade via Internet demonstram algo que possa ser extrapolado como sendo além da opinião exclusivamente de quem votou. Pesquisas como a do Technorati (baseada em links), ou a do Google (o pagerank, também baseado em links) se beneficiam do tamanho e da diversidade da amostra, mas ainda assim são fortemente desviadas, e não demonstram com clareza nem mesmo a popularidade.

Dito isto, vamos a mais uma sessão de perguntas e respostas do Efetividade:

Estes índices valem menos por causa disso? Claro que não, são indicadores e ajudam a classificar, além disso estão entre os mais amplos e independentes índices de que dispomos. Da mesma forma, as pesquisas específicas de sites (seja a do BR-Linux, a do Judão ou as do Terra) são uma indicação do pensamento do seu próprio público, e em alguns casos também são os melhores dados de que dispomos sobre determinadas opiniões, ou para cruzar com outros dados disponíveis.

Mas algum destes dados pode ser tomado como representativo de uma opinião da população digital como um todo? Não, de forma geral não, ou pelo menos não isoladamente. Apenas em alguns casos específicos são o melhor indicador disponível.

Como fazer uma pesquisa representativa na Internet? Bom, você pode me contratar para uma consultoria. Tem que definir o objeto, identificar a população e suas categorias, calcular o tamanho da amostra para a margem de erro desejada, selecionar os integrantes da amostra com estratificação e de forma não voluntária... Pensando bem, dá muito trabalho. Consulte o CRA do seu estado, eles podem indicar uma empresa idônea!

Então essas listas não valem nada?

Claro que valem! São divertidas, é um grande reconhecimento constar delas, e eu quero ver o Efetividade.net em muitas ainda, incluindo a do prêmio Nobel de Medicina, o VMA, o VMB e o Oscar de efeitos especiais. Queria também que o Poeira Cósmica tivesse constado na lista da revista Época, mas agora é tarde ;-)

Quem aparece tem mais é que comemorar, e quem não aparece tem mais é que batalhar pra aparecer na próxima.

Confesso que escrevi este post inteiro só para poder dizer que concordo integralmente (com a ressalva obrigatória de que escrever pensando em ganhar dinheiro é apenas um entre os muitos objetivos possíveis para alguém que escreve blogs) com o Cardoso quando ele escreve :

Lembre-se, nenhum ranking é absoluto, os baseados em links, como o BlogBlogs e o Technorati são extremamente volúveis, e quem achar que um prêmio desses é motivo para se deitar sobre os louros. está ferrado. Até porque se deitar sobre os louros é uma boiolice danada, e deitar-se sobre as louras, dada minha massa, pode ser danoso à saúde das meninas.

Escrever pensando em dinheiro é kosher. Se você tem um mínimo de visão vai se esforçar para produzir um conteúdo excelente, pois este dará muito mais retorno do que um post miguchês descartável. Objetivo: Dinheiro: Meio: textos de qualidade. Funciona. Já escrever pensando em prêmios e rankings? Você quer mesmo que a praga que foi o auge do iBest volte, quando todo site tinha uma telinha “vote pelamordedeus no flogão BixoKarente para best melhor blog de 2004″?

Não vamos fazer voltar aquela época triste da busca desenfreada pelos prêmios do Ibest, quando ele ainda funcionava mais ou menos como no esquema de rifa de colégio, em que a turma que vendesse mais bilhetes ganhava o passeio ao zoológico! Os prêmios são legais (sempre gosto de constar nas listas) mas não devem voltar a ser o objetivo.


"Agente" Spender, o Cancerman do Arquivo X

E qual a participação do míssil do Cancerman nessa história? Olha, quando eu comecei a escrever este post eu tinha feito alguma conexão entre a possibilidade de o Cancerman ter escapado daquele míssil lançado contra ele no último episódio do X Files e a possibilidade de estas pesquisas nossas de cada dia indicarem alguma coisa com precisão científica, mas confesso que não lembro mais qual era. Foi mal.

E meus parabéns ao Jacaré Banguela e a todos os demais classificados pelo público do Judão!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: