Como converter e assistir vídeos e filmes no seu Palm ou smartphone

Que tal assistir animes, seriados, clips e filmes no seu PDA a caminho do trabalho?

Assistir filmes no Palm hoje em dia é bem mais fácil do que já foi no passado. Aplicativos livres como o TCPMP - The Core Pocket Media Player (download) incluem os CODECs para a maioria dos formatos comuns, portanto já é possível até mesmo simplesmente copiar o arquivo do vídeo original para o cartão de memória do Palm e assistir sem conversão nenhuma.

Mas a maioria dos usuários de Palm têm espaço de armazenamento limitado pela capacidade de seu cartão de memória SD - freqüentemente com menos de 512MB, e já lotado de músicas, arquivos de dados e outros conteúdos. Simplesmente copiar para lá os arquivos de vídeo com resolução e bitrate suficientes para ser exibidos com boa qualidade na tela (bem maior) do computador pode ser um desperdício - ou até uma impossibilidade, quando o cartão é de 512MB e o vídeo é um pouco mais longo.

Mas a operação de conversão para uma resolução e bitrate menores, preservando o sincronismo do áudio, pode fazer uma grande diferença. Os resultados variam, mas o que tenho notado é que os filmes de duração de cerca de 100 minutos, ocupando originalmente pouco mais de 700KB, passam a ocupar cerca de 90KB após a conversão - ou seja, dá de gravar mais de um filme completo até mesmo em um cartão MMC de 256MB do seu Palm.

Você pode fazer a conversão a partir do Windows ou mesmo do Mac OS, se desejar. Eu testei com Linux, tanto usando aplicativos gráficos quanto diretamente na linha de comando. A linha de comando abaixo, sozinha, faz a conversão completa de um típico arquivo de filme:


mencoder ARQUIVO-ORIGINAL.mpg -ofps 15 -srate 24000 -oac mp3lame -lameopts cbr:br=32:vol=5:mode=3 -ovc lavc -lavcopts vcodec=mpeg4:vbitrate=96:vhq:keyint=300 -vop scale=160:120 -o ARQUIVO-DESTINO.mpg

Optei por descrever a linha de comando, e não o procedimento em aplicativos interativos, porque é muito mais fácil e rápido reproduzir uma linha como esta do que apresentar cada diálogo e campo de um programa interativo. Você precisará ter instalado no seu micro o Mplayer (que inclui o comando mencoder) e o conjunto de codecs de vídeo e áudio mais comuns. Se estiver usando o Ubuntu, pode instalar usando o Automatix. Usuários de outras distribuições, ou mesmo de Windows, podem procurar os pacotes do mplayer e dos CODECs específicos para o seu sistema.

Se preferir usar um programa interativo, você pode tentar mapear as opções da linha de comando acima para o seu aplicativo preferido. Não vou explicar cada uma delas, mas você não deve ter dificuldade em localizá-las: fps (quadros por segundo), sample rate, opções do codec de áudio (oac), opções do codec de vídeo, razão de aspecto. Um programa que você pode usar no Linux para esta função é o Avidemux (também instalável via Automatix). Usuários do Windows podem procurar o WinMencoder ou Mencoder win32.

Para assistir aos filmes, tudo que você precisa fazer é instalar o TCPMP - The Core Pocket Media Player (download) no seu PDA e copiar os arquivos compactados para o seu cartão de memória.

Testei pessoalmente em um Treo 650 e em um Lifedrive, assistindo animes, filmes, clips e episódios de seriados (todos devidamente licenciados, claro) com sucesso e funcionando desde a primeira vez, sem sustos.

Para saber mais:

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: