Aviso aos navegantes: alguns posts antigos estão fechados para novos comentários

Alguns artigos antigos do Efetividade.net haviam se transformado em verdadeiros imãs de leitores que chegavam a eles em busca de assuntos similares aos temas tratados neles. O exemplo mais claro são os 2 artigos sobre passagens aéreas econômicas para as férias de verão, que tiveram suas áreas de comentários transformadas em uma imensa feira livre de leitores pedindo cotações de passagens para os mais variados destinos - o que não seria tão ruim, exceto que alguém poderia acabar se aproveitando da boa fé e desinformação deles.

Não haveria maiores problemas, mas não me sinto confortável em permitir que estes leitores eventuais, que chegam ao site via Gooogle e permanecem desinformados por não tentar nem ler o artigo, pulando diretamente para a área de comentários em que dezenas de outros leitores já cometeram o mesmo equívoco, continuem registrando lá seus pedidos de cotação, uma vez que sei que jamais serão respondidos.

Estando acostumado aos recursos do CMS Drupal, que uso no BR-Linux, não me conformei com as 2 possibilidades default que o Wordpress me oferece para lidar com os comentários de um artigo antigo. Para ele, ou eu mantenho os comentários abertos para inclusão, ou removo completamente a visualização dos comentários já existentes no artigo.

Mas não foi muito complicado realizar uma intervenção para fazer com que os posts da categoria "Closed" tenham exibidos os seus comentários já existentes, mas não ofereçam ao leitor o formulário para inclusão de novos comentários.

Já coloquei a idéia em prática, e a partir de agora não deveremos mais ver ali no quadro de comentários recentes aquela profusão de pessoas solicitando aquilo que não lhes foi oferecido ;-) Se alguém notar algo de estranho ou algum efeito colateral, por favor me avise!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: