Modelos de relatório de estágio e de conclusão de curso: aprenda a formatar
Formatação padronizada, normas da ABNT e outros requisitos não precisam ser um pesadelo na véspera da data da entrega!
O relatório de estágio ou o trabalho de conclusão de curso são muitas vezes os primeiros documentos científicos de maior porte que o estudante se vê obrigado a escrever sozinho, e por isso mesmo são uma permanente fonte de dúvidas sobre como escrever e formatar.
Leia também: Como começar - e completar! - seu relatório de estágio ou trabalho de conclusão.
Vale lembrar que não é efetivo preocupar-se apenas com a formatação do conteúdo: um bom trabalho depende de atenção a todas as suas fases, desde o planejamento e a pesquisa - ao invés de investir em um manual de formatação, prefira manuais que explicam como fazer o TCC ou relatório de estágio como um todo.
Dito isto, reconheço que as dúvidas mais freqüentes estão relacionadas à questão da formatação, normas ABNT, estruturação do conteúdo e outros similares, e é por esta razão que resolvi escrever este breve artigo apresentando a minha fonte de consulta preferida sobre o assunto.
A biblioteca universitária da Universidade Federal de Santa Catarina preparou um Guia para Formatação de Relatórios de Estágio que explica tudo de forma direta e concreta, considerando as seguintes normas da ABNT:
- NBR 14724: 2005 - apresentação de trabalhos acadêmicos;
- NBR 6024: 2003 - numeração progressiva das seções de um documento;
- NBR 6027: 2003 - sumário;
- NBR 6023:2002 – referências.
Este documento tem uma vantagem adicional, além de ser resumido: os organizadores optaram por deixar de forma os aspectos das normas que não têm interesse imediato para quem está escrevendo relatórios de estágio.
O relatório de estágio é composto por elementos pré-textuais (capa; agradecimentos; sumário), textuais (introdução, apresentação da empresa; síntese da carga horária semanal; relatório descritivo; conclusão) e pós-textuais (referências; apêndices e anexos). E todos estes itens são apresentados no guia da UFSC, com detalhamento suficiente (sem exagerar) e com links para modelos e exemplos.
Não deixe também de ver o guia Como Fazer Referências, atualizado em 2007 conforme a norma NBR-6023/2002, para não errar na hora de registrar a bibliografia e as citações!
Leia também: Como começar - e completar! - seu relatório de estágio ou trabalho de conclusão.
Comentar
Comentários arquivados