Os blogs brasileiros concorrem entre si?

Nem toda interação envolve competição, e nem toda concorrência exige que alguém saia perdendo. Como isso se aplica aos blogs brasileiros?

Li hoje algumas referências a um artigo do Carlos Carvalho intitulado O futuro da blogosfera brasileira: até onde concorremos?, e estas leituras provocaram algumas reflexões.

Na minha opinião, as comunidades são formadas por várias vertentes e até mesmo por outras comunidades menores, com variados graus de integração. A idéia de haver "uma blogosfera brasileira" para mim só vale como uma grande abstração, pois trata-se de uma série de entes separados, às vezes completamente disjuntos, e tão variados e difíceis de tratar conjuntamente quanto um rebanho de gatos - neste sentido, o grande núcleo de blogs e blogueiros que interegem entre si com certeza forma um conjunto ou comunidade (vá lá, uma blogosfera), mas ela não agrega ou engloba o conjunto completo dos blogs nacionais.

A questão central levantada pelo Carlos Carvalho é se os integrantes da blogosfera concorrem entre si ou não. É uma questão interessante, especialmente quando pensamos na natureza desta possível concorrência. Entre outros significados, concorrer pode ser disputar a primazia, disputar a clientela, e também pode ser encontrar-se em oposição, visando suplantar uns aos outros. Em mercados sadios, é a concorrência uma das principais forças que conduz ao aprimoramento das ofertas disponíveis.

Na minha opinião, não há apenas uma resposta correta para a pergunta do Carlos. Parece mesmo haver na blogosfera um conjunto de participantes que de fato se posiciona como estando em competição pela primazia, ou mesmo buscando suplantar os demais. Muitos outros agem como se estivessem em uma permanente competição no estilo ganha-ganha, em que a sua vitória não depende da (ou causa a) derrota dos demais participantes.

Concorrência pode ser a chave da evolução

Esta é uma situação que ocorre em outras comunidades e mercados também. Uma mesma rua que conte com duas padarias pode levar a uma competição saudável entre elas (que de fato disputam entre si os mesmos recursos) com resultados positivos para ambas, ou a uma série de quadros em que o sucesso de uma delas contribui para o fracasso da outra. Nestes cenários, o grande problema para a evolução das ofertas disponíveis ocorre quando os participantes optam por forçosamente não concorrer, armando um cartel, loteando clientes ou de alguma outra forma posicionando-se à margem desta concorrência.

Quando uma grande rede de hipermercados se instala em uma nova região, entretanto, o posicionamento dela pode ser bastante predatório em relação ao comércio local, que muitas vezes simplesmente não consegue concorrer, e acaba saindo do jogo - porque concorre com o gigante pela obtenção de um recurso finito (e às vezes até escasso).

A disputa de diversos blogs pessoais, competindo entre si por recursos escassos, não é algo que ocorra com freqüência na realidade brasileira, na minha opinião. Quando os blogs são monetizados, pode haver a disputa por obter para si uma fatia maior dos orçamentos dos anunciantes, mas dada a disparidade entre o tamanho dos orçamentos e o total dos rendimentos dos blogs brasileiros, trata-se de uma situação extrema por aqui. Mas talvez ocorra todos os dias entre o Gizmodo e o Engadget, por exemplo.

De minha parte, não vejo o que ocorre no Brasil como concorrência propriamente dita, embora haja rivalidades aqui e ali, e até mesmo posicionamentos baseados no mais absoluto antagonismo de dono da verdade em cima do caixote. Pessoalmente, estou em competição comigo mesmo todos os dias, buscando melhorar indicadores e resultados, e publicar artigos sempre mais relevantes e que alcancem uma parcela maior dos leitores. Mas sempre consciente de que os eventuais leitores a mais que eu obtenho provavelmente não significam leitores a menos para os demais colegas ;-)

Mesmo assim, vejo como algo positivo a eventual competitividade na busca por oferecer os artigos mais completos, ou mais céleres, ou mais autoritativos, ou a cobertura mais ampla sobre assuntos de interesse. Como nos mercados sadios, quem sai ganhando com esta concorrência é o público - e por não haver a escassez de recursos, freqüentemente os blogs que estão competindo entre si agem como parceiros, se complementam e até mesmo atuam em conjunto de forma direta.

Para completar, considerando a dinâmica que ocorre com os mantenedores de blogs com quem tenho contato mais direto, acho que a comparação da Nospheratt acertou na mosca: a blogosfera é um samba de fundo de quintal.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: