Organização: Que tal reduzir o volume e a complexidade antes de começar?
Como tornar menos árdua a tarefa de livrar-se da bagunça acumulada, e de evitar que ela volte a se acumular.
Gabriel Galvão publicou em seu blog o artigo "Como se organizar em 7 passos" [nota: o site dele não está mais disponível (08/2010)], tradução parcial e adaptação do artigo 7 Secrets of the Super Organized, que apresenta alguns conselhos de organização pessoal.
Ao contrário da maioria das listas de dicas de organização que tenho visto recentemente, esta não é 100% compatível com o popular método GTD - o que não quer dizer que ela seja melhor ou pior, mas apenas que se destaca por ser diferente.
Entre as dicas apresentadas no artigo, gostaria de destacar três que me chamaram a atenção, todas elas claramente relacionadas entre si.
A primeira delas é também a número 1 da lista original: Reduza antes de organizar. Se você vai arrumar o armário ou o escritório, e a complexidade e variedade são grandes, pode considerar uma atividade prévia: rapidamente identificar os itens que não precisam da sua atenção, porque serão descartados, doados, movidos para outro depósito ou mesmo delegados a alguém mais. Simplesmente retire-os rapidamente de seu caminho, acumule-os conforme o caso (numa lixeira, numa caixa para doação, etc.) e passe a se dedicar aos itens que merecem sua atenção para a organização a que você se propôs. Esta abordagem é diferente da fase de coleta proposta pelo GTD, mas em determinadas situações pode fazer sentido - reduzir a complexidade e dividir as tarefas em etapas que possam ser abordadas de forma direta são duas técnicas que conduzem à eficiência.
Em seguida vem a número 5: Guarde agora mesmo. Não coloque na gaveta, em uma pasta ou em uma pilha para "guardar depois". É assim que a bagunça nasce e foge do controle! A não ser que você esteja em um processo que não deva ser interrompido (como a arrumação de armário descrita acima), leve diretamente ao lugar certo, e deixe lá. Um complemento interessante pode ser: "Jogue fora agora". Não deixe uma pilha de papéis inúteis se acumular: se não vai arquivar ou tomar alguma ação objetiva, jogue-os fora assim que tomar conhecimento deles.
Para completar, a número 6: Limpe conforme você usa. Explicando com um exemplo: lave os pratos após usá-los, e já aproveite para secar a pia - se você deixa a louça se acumular, a tarefa vai ficando mais intimidante e até mesmo mais difícil. Dividir para conquistar é um princípio que vale até mesmo para a organização doméstica!
Dê uma olhada no artigo do Gabriel [nota: o site dele não está mais disponível (08/2010)], veja quais os princípios que mais vão chamar sua atenção, e discuta conosco aqui nos comentários!
Comentar
Comentários arquivados