Usando o método Quake para obter um terminal mais prático

Você é um usuário tradicionalista e usa a linha de comando como um complemento para a produtividade do seu desktop? Saiba que você não está sozinho: muitos usuários de Linux, Mac OS e até de Windows mantêm uma janela da shell de seus sistemas sempre à mão, e a usam com bastante freqüência para realizar operações não tão facilmente mapeáveis para comandos do mouse em uma interface gráfica.

E se você usa múltiplos desktops e acaba tendo várias shells abertas ao mesmo tempo em cada um deles, conforme o dia vai passando e você vai emitindo mais e mais comandos, talvez vá achar esta dica tão útil quanto ela é para mim: experimente usar um container para terminal no estilo daquele que aparece na tela quando você pressiona a tecla ~ no jogo Quake.

A imagem acima mostra um screenshot rápido da tela do meu notebook rodando o Tilda, um container para terminal que funciona no ambiente GNOME. Quem já jogou Quake e outros jogos similares conhece o conceito: o Tilda desce na tela, como uma cortina, sempre que eu pressiono a tecla de comando, e some de novo quando eu termino de usá-lo. Quando eu precisar de novo dele, ele exibirá para mim a mesma shell de antes, ainda com os resultados do comando anterior na tela, pois ela permanece sempre carregada, sempre rapidamente disponível, e acessível a partir de qualquer desktop virtual.

É o fim das múltiplas shells abertas em cada desktop virtual, esquecidas ao longo de dias, ocupando memória e espaço na barra de aplicações abertas, e atrapalhando sempre que você precisa encontrar em qual das shells você estava trabalhando ;-)

Além do Tilda, usuários do GNOME podem recorrer ao brasileiro Guake. Usuários do KDE encontram a mesma funcionalidade no Yakuake. Usuários de Windows podem obter funcionalidade similar com macros de teclado, e o pessoal do Mac OS X também tem alternativa.

Cada um destes programas têm suas próprias teclas de comando, portanto não posso explicar em detalhes por aqui. Mas se você é usuário de consoles, seu perfil indica que você não terá dificuldades em procurar a documentação relevante ;-)

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: