Ganhar dinheiro na Internet: Revista Empreendedor apresenta os casos de sucesso de Janio Sarmento e Edney Souza

Ganhar dinheiro publicando um site na Internet é uma aspiração comum, e muita gente tenta todos os dias. Estudar os casos de quem conseguiu (e está disposto a contar) é interessante, e mostra que não é tão fácil como muitos dos que tentam estão pensando ;-)

O portal da revista Empreendedor, dedicada ao "sucesso na carreira profissional e no empreendedorismo", publicou uma longa matéria sobre as oportunidades de negócio que ela classificou como sendo parte da web 2.0. O texto fala sobre aspectos diferenciados, incluindo o interesse de levar a marca e os serviços das empresas até o público das comunidades virtuais, participando diretamente ou por intermédio de links patrocinados, por exemplo.

São descritos brevemente os 'cases' de empresas que obtiveram sucesso em alcançar o seu público desta forma, de empresas especializadas em assessorar neste tipo de processo, e até mesmo de empresas que estão por trás de comunidades virtuais brasileiras, como o Via6. Material bastante interessante para os milhares de estudantes de Administração e cursos correlatos que precisarão escrever trabalhos ainda neste semestre sobre o futuro da economia eletrônica ;-)

A matéria é longa, e a parte que me interessou mais diretamente foi a que trata de um universo que eu acompanho de perto, embora não esteja nos meus planos seguir: o de quem adotou o blog como sua profissão. Em especial são apresentados 2 casos de quem se propôs este objetivo e já sente que chegou lá.

Vamos a alguns trechos sobre o Janio Sarmento, por exemplo:

Janio Sarmento criou seu blog, em 2004, com a mesma intenção da maioria das pessoas: expressar suas opiniões. Em meio às pesquisas para organização de um livro – que nunca foi publicado –, descobriu, nos Estados Unidos, pessoas que estavam ganhando dinheiro com publicidade em seus blogs e resolveu se profissionalizar. Sarmento descobriu que a propaganda nesse meio era mais eficiente do que em sites de jogos, por exemplo, porque o Google, ao mostrar os resultados de uma pesquisa, dava prioridade ao conteúdo dos blogs – pela quantidade de texto e atualização freqüente –, mostrando-os na primeira página.

O Blogue do Janio tem hoje cerca de mil visitas por dia, e Sarmento não vive apenas dele porque, segundo ele, é muito ambicioso, pois o dinheiro gerado pelos anúncios são sua principal fonte de renda. “O que eu ganho com o blog é mais do que o salário do meu último emprego, e só não me dedico exclusivamente porque tenho um cliente de consultoria que me paga muito bem, e tenho pena de abrir mão desse dinheiro”, diz.

A possibilidade de se sustentar com a internet tem seduzido muitos jovens, mas, segundo Sarmento, é preciso ter paciência, porque o resultado demora a aparecer. “As pessoas pensam que é simplesmente encher o blog de conteúdo, botar meia dúzia de anúncios do AdSense, e o dinheiro aparece. Não é bem assim. Demora. Eu demorei um ano para começar a ver o dinheiro mesmo”, diz Sarmento, que faz parte de uma nova classe de internautas surgida com as ferramentas de publicidade da plataforma Web 2.0: os pro-bloggers (blogueiros profissionais).

São nove horas de trabalho por dia, entre pesquisa e atualização para o Blogue do Janio e para o Lucrando na Rede, também de sua propriedade. O conteúdo é de autoria própria ou com informações de blogs de tecnologia e marketing norte-americanos. Ele também tem uma empresa de hospedagem de sites, a Porto Fácil, que figura como patrocinadora de seus blogs. Na verdade, Sarmento usa o blog para fazer propaganda da empresa, e vice-versa, então, como ele diz, é o patrocinador de si mesmo.

A história do Janio serve como gancho para apresentar a do Edney Souza, criador do Interney.net, integrante (junto com o BR-Linux) do seleto clube dos sites individuais que estão no ar no Brasil há 10 anos ;-)

Selecionei trechos do texto sobre o Edney também:

Com o sucesso, Sarmento já planeja dar suporte a novos blogs, oferecendo infra-estrutura técnica, posicionamento de anúncios e escolha de palavras-chave em troca de um percentual dos lucros. A estratégia já é utilizada com sucesso por Edney Souza, dono do blog Interney.net, que, em 2007, completou dez anos on-line. Quando a internet chegou ao Brasil, ele já trabalhava com informática e criou o site como ferramenta para aprendizado. Por solicitação dos amigos, começou a colocar dicas de informática na página. A audiência foi tão grande, que ele precisou começar a pagar pela hospedagem. Foi quando resolveu incluir publicidade on-line para pagar, pelo menos, as despesas. “A primeira experiência não só pagou os custos do site como me deu lucro”, conta.

Ao ver o resultado, ele passou a investir mais tempo na publicidade e hoje vive exclusivamente do Interney.net. No início de 2005, Edney Souza trabalhava como gerente de sistemas e ganhava, com o blog, mais dinheiro do que o seu salário. Na metade daquele ano, pediu demissão e passou a se dedicar só ao site.

Depois de um tempo, percebeu que o crescimento do negócio era limitado à sua capacidade de produção de conteúdo e criou o Interney Blogs, que funciona como um condomínio. “Eu tinha uma audiência muito grande, aí tive a idéia de aproveitar essa audiência para divulgar outros blogueiros com conteúdo bacana, mas que não tinham planejamento de marketing e, em troca, dividimos os lucros.” Os bloggers que fazem parte do grupo não têm preocupação com publicidade, hospedagem ou detalhes técnicos, basta escrever. A idéia foi ampliar conteúdo, que, segundo Edney Souza, é o verdadeiro produto da internet.

Atualmente, existem 21 blogs no condomínio. A meta é chegar a 50 no próximo semestre. Os “condôminos” são escolhidos por Alexandre Inagaki, parceiro de Edney Souza no projeto, conforme os assuntos com maior potencial de público ou pela quantidade de audiência que o blogger já tenha conquistado. Todos os blogs do condomínio têm contrato em que a obrigação é atualizar uma vez por mês, mas, na prática, quanto maior a freqüência de atualização, maiores são os ganhos com publicidade. O Interney.net tem cerca de 80 mil acessos por dia.

Embora eu não tenha dúvida de que é possível obter receita considerável exclusivamente da atividade de manter seu blog, os exemplos do Janio e do Edney, bem como outros selecionados pela revista, são interessantes porque foram além disso, encontrando neste nicho todo um ecossistema de oportunidades de negócio, atuando como verdadeiros empreendedores.

Recomendo, portanto, a leitura da matéria completa no portal da revista Empreendedor!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: