5 razões para começar a chegar mais cedo nos seus compromissos

Estar presente é o essencial, mas chegar cedo pode fazer toda a diferença.

Uma de minhas frases favoritas é de autoria de Aaron Sorkin, criador do seriado de TV The West Wing: "As decisões são tomadas por aqueles que comparecem". Woody Allen já havia cunhado uma frase parecida: "Comparecer corresponde a 80% do sucesso". E quando você chega atrasado ou tarde, este percentual tende a diminuir, ao mesmo tempo em que aumenta a probabilidade de sucesso de quem chegou antes de você.

Claro que esta regra vale bem menos para aquelas pessoas que são cruciais para a tomada de decisões, que sabem desde o princípio que a reunião não começará, ou não realizará decisões importantes, enquanto elas não chegarem. Mas ninguém desempenha papéis cruciais em todas as dimensões da sua vida, e mesmo nestes casos há vantagem em chegar cedo.

Veja abaixo algumas das razões.

Vale a pena chegar cedo

As 5 razões abaixo foram selecionadas originalmente por Mike St. Pierre no artigo "6 Reasons Why it Makes Sense to Arrive Early", e têm foco no ambiente corporativo. Mas vale a pena refletir e adaptar as mesmas dicas a outros cenários da sua vida, incluindo o social, o familiar e o comunitário.

Quem chega cedo escolhe o melhor lugar: Não importa se você gosta de sentar na frente ou no fundo do auditório, ou se prefere um lugar à mesa perto do diretor ou na extremidade oposta: se os lugares não forem previamente marcados, quem chega mais cedo escolhe onde quer sentar, e quem chega atrasado tende a ficar nas "cadeiras do torcicolo", tendo que se contorcer para conseguir ver a tela da apresentação...

Quando você chega cedo, tem tempo de arrumar seu material: Às vezes dá trabalho colocar-se em condições de máxima produtividade em uma reunião ou apresentação. Chegando cedo, você pode abrir e fechar sua pasta quantas vezes quiser sem se preocupar com o barulho do velcro, abrir o notebook sem medo de que ele vá fazer um barulhão durante a inicialização antes de você ter tempo de colocá-lo no modo silencioso, procurar à vontade até encontrar o papel onde você anotou os pontos que gostaria de ver respondidos pelo palestrante, etc. Chegando depois que a reunião começou, tudo isso fica mais complicado - inclusive porque atrapalha todo mundo ao seu redor.

O "efeito chefe pontual": Se o principal participante ou envolvido na reunião, sob o seu ponto de vista, chega pontualmente, chegar a tempo passa a ser mais do que uma cortesia: é uma obrigação. E fazer o contrário pode ser mais do que um desrespeito.

Quem chega cedo pode rever a programação e participa das discussões preliminares: Você vai ter tempo de fazer uma revisão mental dos temas que você gostaria de ver debatidos e das perguntas que quer ver respondidas, preparando-se para tomar parte ativa na discussão e inclusive modelar a direção que ela irá tomar, se for o caso. Além disso, você poderá ser uma daquela meia dúzia de pessoas para a qual o apresentador fará perguntas que o ajudarão a adaptar sua programação ao público de sua organização.

Chegar cedo é correto: Além de gerar vantagens óbvias no contexto do compromisso ao qual você chegou cedo, esta é uma atitude que ajuda a formar a sua imagem. Administrar a sua agenda de forma a ter tempo para chegar 3 minutos (ou 5, ou 15, ou quantos forem relevantes para a sua programação) mais cedo aos compromissos é um desafio, mas tomar as decisões certas nesta área pode ser um grande redutor de stress.

Ninguém quer ser neurótico quanto a chegar atrasado, ou obsessivo com o relógio. Mas lidar bem com os compromissos e horários é uma característica das pessoas eficientes - e aproveitar bem o tempo que se ganha ao chegar cedo nos compromissos é um sinal de Efetividade.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: