Parcerias com blogs: "Tio, me dá um link?"

Cada vez mais autores de blogs tentam conseguir que outros sites publiquem links para eles usando a estratégia errada. Veja como isso acontece, e de que forma obter links para seu site sem cair nos mesmos problemas.

Devido ao entendimento precário sobre como funciona a geração de valor na web, parece ser crescente a tendência de novos participantes tentarem alcançar seu lugar ao sol por meio de propostas de trocas de links, chamadas (em geral impropriamente) de parcerias, na intenção de melhorar seu posicionamento em sites de busca, com base em seu entendimento de como funcionam as técnicas de SEO (otimização para sites de busca).

A busca de obter links relevantes é algo muito importante para o desenvolvimento da audiência de um blog ou site. Se os seus planos incluem a busca da audiência, é normal desejar e mesmo procurar ativamente obter estes links. Mas isto não é a primeira atividade a que você deve se dedicar, e nem mesmo a mais importante.

Antes de pensar em buscar ter links, você precisa ter outras coisas, entre as quais se destaca o conteúdo ou o serviço prestado. Original, relevante e correto, sobre um assunto que possa interessar à sua audiência, mesmo que ela ainda não saiba disso.

Tem sido comum a busca por um atalho neste caminho, na forma de uma mensagem a autores de outros blogs, pedindo o apoio na divulgação, na forma da inclusão de um link para o blog do pedinte, na barra lateral ou no rodapé. Não há nada de errado em pedir, mas em geral estas mensagens compartilham algum dos problemas a seguir:

  • O seu blog ainda não tem conteúdo, ou este não é original, relevante ou atualizado.
  • O assunto do seu blog não tem relacionamento claro com o público do site para o qual se pede o link.
  • A sua proposta não oferece nenhuma vantagem clara para o público do site para o qual se pede o link.
  • Mesmo assim, você inclui a oferta de alguma contrapartida cujo valor para o público do site para o qual se pede o link é negligível ou mesmo inexistente - por exemplo, a inclusão de um link em retribuição.
  • A mensagem é enviada em massa, para diversos sites, sem acrescentar nada que indique que você se deu a qualquer trabalho que não fosse obter uma lista de endereços de sites e compor uma mensagem genérica.
  • Além de ser enviada em massa, a mensagem é disfarçada para parecer que é pessoal ou individual.

Oferecer links a outros sites interessantes é algo que todo site faz com prazer, ou pelo menos deveria. Mas antes de pedir os links, você precisa garantir que o seu site *é* interessante, e dar um jeito de comunicar ao autor do site no qual deseja um link qual o motivo pelo qual isto será interessante para os seus leitores, ou para ele mesmo.

Claro que há um Ardil-22 nisto tudo - mas ele funciona a seu favor. Basicamente, se você caprichar o suficiente no seu conteúdo, você nem mesmo precisará pedir muitos links - outros autores que começarem a conhecer o seu trabalho vão escrever recomendando algum texto seu, e nem se darão ao trabalho de lhe avisar. O oposto também é verdade: se o seu conteúdo é desinteressante, o esforço para obter links será infindável e inefetivo.

Mas se você quer obter um atalho, e se deu ao trabalho de ler até aqui, vou dar uma dica: encontre quais são os principais sites no seu nicho ou assunto, escreva alguns artigos *caprichados* que complementem material que eles tenham publicado recentemente sem esgotar, publique em seu blog, e os notifique, pedindo que ajudem a divulgar este conteúdo. Se o seu conteúdo for bom, o atalho tende a funcionar bem!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: