Queda do PageRank seria ataque do Google contra prática da venda de links?

Desde 24 de outubro o Google parece estar rebaixando em até 4 pontos o PageRank de uma série de sites destacados, e especula-se (e em certa medida confirma-se) que o ponto em comum entre eles são questões sobre a forma como incluem links em suas páginas.

O PageRank (o nome é uma referência a Larry Page, um de seus criadores e fundador do Google) é o método matemático que o Google emprega para atribuir o grau de relevância relativa de cada uma das páginas incluídas em seu índice.

Aumentar o PageRank é um desejo comum de autores de sites e blogs, porque (ao menos aparentemente, uma vez que há outros fatores ocultos até mesmo no âmbito dos resultados de pesquisa do Google) o Google PageRank é provavelmente o indicador externo mais relevante para o número de novos visitantes - e conseqüentemente para o faturamento, quando o site tem anunciantes (ou Adsense) ou faz vendas. Para entender melhor como funciona, leia o artigo "PageRank: entenda o que é, para que serve, e por que existem tão poucos blogs nacionais com PR maior que 5", aqui no Efetividade.

A novidade é que desde 24 de outubro parece estar havendo uma alteração arbitrária no valor exibido pelo Google para o PageRank de diversos sites conhecidos. Alguns sites (Engadget, JohnChow, Forbes, Problogger...) perderam 2 pontos, outros (SEO Roundtable, Quickonline Tips, ...) perderam 3, e houve até caso (Statcounter) de perda de 4 pontos. No Brasil há pelo menos 1 caso registrado até o momento de perda de 2 pontos, mas não se sabe se a onda ainda vai chegar por aqui com mais força.

Percebe-se que a mudança é mesmo manual e ainda está em curso - por exemplo, um site afetado aparece com o seu PageRank usual quando acessado usando a sua URL com o prefixo "www." (que ele não adota), e com PageRank mais baixo quando acessado sem o prefixo, da forma como seu autor configurou.

A alteração não prejudicou o tráfego nos sites afetados. Segundo consta, a mudança é apenas no PageRank exibido, e não nos resultados das pesquisas no Google - o que parece dar mais sentido à teoria de que a intenção do Google é dificultar o mercado de venda ou troca de links feito com intenção de interferir no posicionamento em sites de busca (já que o indicador básico do valor neste comércio costuma ser o PageRank), ou punir os sites que se envolveram neste tipo de comércio, ao reduzir o valor de mercado dos seus links e o valor do PageRank que eles transferem por intermédio destes mesmos links. Mas há diversas outras teorias a respeito também, e desde o dia 24 já surgiram dezenas de posts dissecando cada uma delas.

Gostaria de destacar um deles. Em "Official: Selling Paid Links Can Hurt Your PageRank Or Rankings On Google", Danny Sullivan afirma o que os outros apenas sugerem. Ele diz que entrou em contato com o Google (que até o momento não se pronunciou oficialmente) e obteve a confirmação de que as reduções são mesmo relacionadas à venda de links, que ocorrem após verificação manual, e que podem haver ações adicionais, como exclusão dos resultados de busca do Google, se os sites mantiverem a prática. Ele também apresenta informações sobre os motivos de a estratégia adotada ter sido essa, e não várias outras que são sugeridas pelo público.

É claro que os sites podem fazer o que quiserem - o Google não manda na Internet. Mas se os sites têm interesse em se posicionar bem nos resultados do Google, é sempre interessante alinhar-se às políticas deles, lendo no mínimo o essencial: as Webmaster Guidelines.

Estamos ainda aguardando esclarecimentos oficiais, ou mais detalhes pelos canais oficiosos, mas creio que já há informação suficiente para os potenciais afetados pensarem em suas estratégias!

Vale mencionar que no serviço Google Webmaster Tools há formulários tanto para informar sobre a prática de links pagos (leia-se: delatar) quanto para solicitar reconsideração de penalidades aplicadas a seu site.

Leia também:

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: