Produtividade e Motivação: Muitas pendências? Que tal acabar com elas ao longo dessa semana?

Dezembro começa na semana que vem. É o último mês do ano, e na prática acaba sendo mais curto do que fevereiro. Como está a sua lista de pendências?

Ninguém quer deixar atividades para o período de festas, férias ou mesmo para os dias quentes de janeiro. Mas se você não começar a agir agora mesmo, a lista vai continuar crescendo até a véspera de Natal, e aí será tarde mais!

Esta será a semana da produtividade pessoal aqui no Efetividade.net, e vamos começar com um artigo temático de fim de ano. Claro que o ideal é manter controle estrito da lista de pendências todos os dias do ano. Mas se você quer apenas um paliativo para zerar o ano, este é o momento, e aqui estão as dicas!

Como zerar sua lista de pendências

O primeiro passo é conhecer a sua lista. A não ser que você já seja um praticante do GTD (leia: GTD: 4 dicas simples para facilitar a adoção deste método de produtividade pessoal) ou de outro método de organização pessoal, provavelmente elas estão espalhadas: pilhas de documentos a analisar e despachar, tarefas pendentes que estão registradas apenas na sua memória, uma caixa de e-mails transbordando, itens perdidos nas gavetas e armários, e muito mais.

Comece fazendo uma boa coleta das suas pendências, centralizando ou registrando o que você precisa fazer ou entregar. O método GTD tem uma série de preceitos sobre como fazer isto de forma bem feita e definitiva, mas mesmo que você faça em uma "listinha" unificada, já é melhor do que ter tudo espalhado e sem um controle centralizado. Procure registrar o que precisa ser entregue ou completado, e não a tarefa correspondente, pois melhora a visualização do todo.

Depois de ter a lista completa, ou tão completa quanto possível, e unificada, tudo fica mais fácil: é só começar a *fazer* os itens da sua lista de pendências!

Para aumentar as chances de dar certo, vamos a algumas dicas:

  • Reserve um horário: Agora que você já sabe o tamanho da sua lista de pendências, pode estimar em quantos dias quer esvaziá-la, e reservar na sua agenda diária o tempo para isto. Que tal agendar o horário das 8:30 às 9:30 todos os dias desta semana, e ainda deixar toda a tarde de quarta-feira livre para isso?
  • Acorde mais cedo: Se for possível para você, aprenda como acordar cedo e ganhe bem mais tempo para zerar suas pendências.
  • Escolha por onde começar: Algumas pessoas precisam começar pela tarefa difícil, ou acabam postergando-a para sempre. Outras precisam começar por algo simples para se motivar, e depois que pegam o ritmo, podem se dedicar ao mais difícil. Escolha a sua opção, e siga em frente.
  • Mantenha o foco: Se necessário, ouça música, tranque a porta, desligue o computador, ou faça o que for preciso para que você consiga se fixar nas tarefas chatas. A meta precisa ser completar o máximo delas com o menor esforço possível, e ainda assim chegar a um resultado com a qualidade necessária.
  • Se necessário, temporize: a Galinha Temporal é uma boa ferramenta para manter a motivação de completar as tarefas mesmo quando não se tem tempo para tratá-las integralmente de uma vez só.
  • Seja seletivo: Depois que você começar a resolver os itens da sua lista de pendências, terá condições de reavaliá-la. É provável que você tenha incluído nela vários itens que não são verdadeiramente pendências, mas sim aspirações ou vontades. Que tal colocá-los em uma lista separada, como a de resoluções de ano novo? Mas não se engane: separar pendências e aspirações não é desculpa para procrastinar, nem para "exportar" para 2008 os problemas reais de hoje, que você deve resolver já!
  • Prepare-se antes: Se amanhã é o dia que você agendou para zerar aquela prateleira de documentos acumulados, prepare-se desde hoje: reúna as pastas, envelopes, caixas e sacos de lixo de que você vai precisar, e deixe separados os eventuais materias de referência que serão necessários. na hora de começar, comece com o pé direito, ou você nunca irá terminar!

Produtividade já! Vai cansar um pouco, mas você vai entrar em 2008 muito mais tranqüilo! E para entrar no clima, leia também o artigo "15 Tips to Make Today the Day You Finish Your To-Do List".

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: