Produtividade pessoal: "Top 10" de dicas para render mais, sem arrancar os cabelos
No que diz respeito ao trabalho, eu vivo uma vida dupla: ao mesmo tempo em que sou feliz em um emprego da "velha economia", atuando no campo profissional que escolhi, eu também exploro todos os dias os limites da "nova economia" virtual. Não sou "problogger" e nem pretendo, mas faz um bom tempo que os rendimentos mensais dos sites que eu mantenho rivalizam com o salário "oficial" todos os meses, e de vez em quando até ultrapassam.
Isso é bastante interessante sob o ponto de vista pessoal, porque são duas carreiras em paralelo funcionando bem - e sinergicamente, porque é comum trazer experiências do emprego para os sites, e vice-versa. Mas ao mesmo tempo cria um desafio permanente: como manter atualizados 2 sites, trabalhando neles apenas nas horas vagas, sem deixar a qualidade cair?
Meu escritório em casa
A resposta está tanto no campo da eficiência quanto no da efetividade. Quanto a este último, faz bastante tempo que escolho apenas as atividades que acredito que agregam mais valor ao serviço que presto ao leitor. Não participo de todas as modas dos blogs, e nem me sinto tentado a testar todo novo recurso ou serviço. Nada contra quem faz diferente, mas já que eu tenho tempo limitado, procuro utilizá-lo o melhor possível.
Já quanto à eficiência, a questão é simples: o tempo é limitado, os recursos também, portanto é necessário usá-los bem, produzindo o maior (ou melhor) resultado com o que se tem disponível. E boa parte disso se consegue investindo nas ferramentas certas e na preparação do ambiente.
Diversas das técnicas que eu adoto já foram cobertas aqui antes, e vou aproveitar a semana corrida para relembrá-las hoje, com links para os artigos originais.
Top 10: artigos sobre produtividade pessoal que eu uso no dia-a-dia
Veja as dicas e os links para os artigos do Efetividade que surgiram das minhas próprias demandas de produtividade, concentração e motivação para sobreviver (e aproveitar) na dupla jornada:
- Atenção à produtividade pessoal no trabalho em casa: Escritório em casa é o desejo de muitos, mas exige cuidados especiais para garantir a produtividade sem se transformar em uma nova fonte de stress.
- Usabilidade em casa: faça o ambiente contribuir com você: evite as armadilhas que você mesmo arma, e não deixe de aproveitar o potencial que a sua casa tem para tornar a sua vida mais fácil.
- Mantenha sua mesa organizada ao longo do dia - Manter a mesa arrumada *enquanto* trabalha pode fazer a diferença.
- Ganhe produtividade sabendo lidar com as interrupções no trabalho: A eficiência no escritório exige saber lidar com um suprimento inesgotável de distrações, mas mesmo quem trabalha em casa não está livre de uma série de obstáculos à produtividade.
- A solução para 6 problemas comuns no escritório doméstico: defina o tempo e espaço das suas atividades, planeje e organize seu espaço racionalmente, e saiba quando manter o que não é necessário para o trabalho fora desta área e deste tempo!
- Notebook: um notebook leve foi o responsável pelos meus maiores ganhos de produtividade ao longo do último ano. Os preços caíram, se você trabalha nesta área, está na hora de considerar colocar no orçamento.
- 2 monitores no seu PC: ganhe produtividade e reduza o stress - Usar um segundo monitor me permite produzir *muito* mais. Recomendo!
- Rede sem fio onde estiver: com um access point compacto, qualquer sala de reuniões ou quarto de hotel que tenha ponto de rede fica muito mais prático como escritório remoto.
- Monte o escritório doméstico ideal - Todo mundo tem seu próprio ideal sobre escritórios, mas quando ele é doméstico, você não tem quem limite nem quem oriente. Veja o que não esquecer: das cadeiras ao cartão de visitas!
- Atenção à Ergonomia - se você adquirir alguma doença causada pela sua própria atividade, nada terá valido a pena. Fique ligado no essencial!
- Mantenha o ambiente arrumado, mesmo que precise de uma ave mecânica para lembrá-lo!
Veja também a lista de ferramentas essenciais do Lifehacker para quem trabalha em escritórios virtuais.
Comentar
Comentários arquivados