Como aumentar a durabilidade de CDs e DVDs gravados

O Rodrigo Stulzer ficou vários meses sem atualizar o blog dele, mas agora que ressurgiu, veio com um artigo que não posso deixar de referenciar.

Ele conta os resultados de uma pesquisa que fez sobre como preservar por mais tempo o conteúdo de CDs e DVDs. Algumas coisas eu já sabia, outras confirmam o que o senso comum (ou o folclore urbano) já afirmava, mas outras são completamente novidade pra mim.

Alguns exemplos das dicas que ele coletou:

  • Discos feitos com camadas de phtalocyanine duram mais que discos manufaturados com outros químicos. Infelizmente esta não é uma informação disponível nas embalagens dos produtos.
  • Discos feitos de phtalocyanine têm uma camada refletiva dourada, mesmo assim não é possível garantir que discos dourados foram feitos de phtalocyanine.
  • Canetas marcadoras, usadas para escrever em CDs e DVDs, podem diminuir a vida útil da mídia. Estas canetas são feitas a base de xyleno ou tolueno, que podem danificar a superfície dos discos, comprometendo os dados ali guardados.
  • Papéis e decalques grudados nos discos também podem se deteriorar com o tempo e atacar o disco.
  • A recomendação para marcações de discos é escrever na parte central do mesmo, que é transparente e não possui dados.

Ele vai além: "O disco deve ser armazenado em local com temperatura e umidade condizentes e em caixas plásticas. Além disso deve-se gerar mais de uma cópia de segurança e armazená-las em locais diferentes. Periodicamente deve-se testar as mídias armazenadas e transferir os seus dados para tecnologias de armazenamento mais confiáveis, caso a anterior já tenha sido suplantada."

Tem bem mais lá de onde estas saíram, confira ;-)

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: