Concorra a 2 exemplares do livro "Como Falar Bem em Público"
Recebi, como cortesia dos editores e por intermédio do Wagner Fontoura, 2 exemplares do livro "Como falar bem em público", lançamento da Ediouro. Trata-se de uma obra de 194 páginas, publicada pela Ediouro, com a firme intenção de ensinar técnicas para enfrentar (com sucesso) aquelas situações de pressão em aulas, negociações, reuniões, entrevistas e concursos.
Minha idéia é sorteá-los, e não vou enrolar: interessados só precisam me enviar um e-mail para o endereço falarbem@br-linux.org, dizendo qual foi a última oportunidade em que falou em público, incluindo também o seu nome e endereço postal completos (com CEP) até o próximo dia 6 de junho de 2008, sexta-feira. Na semana seguinte me encarregarei de sortear, divulgar por aqui o resultado, e enviar os brindes aos felizardos - e não vou usar os seus endereços postais ou de e-mail para nenhuma outra finalidade. Vou ler todos os e-mails, mas não prometo responder a nenhum, ok?
Claro que não resisti a folhear um dos exemplares, que já começou a me chamar a atenção a partir da lista de autores: William Douglas (Juiz Federal e professor universitário), Rogério Sanches Cunha (Promotor de Justiça e professor universitário e em escola superior de magistratura), e Ana Lúcia Spina (fonoaudióloga especialista em voz, doutoranda em ciências biomédicas, e professora de preparação para prova oral em concursos) - todos bastante habilitados a escrever sobre o tema, na minha opinião.
O livro é muito bem organizado, começando pelos aspectos mais psicológicos (a inspiração, a tremedeira, como ter mais segurança diante de examinadores), a mecânica de entrar em cena (inclusive as velhas perguntas sobre como se vestir), diálogo, argumentação e técnicas de oratória, autocontrole e mais. Os capítulos são curtos e diretos, incluindo um específico sobre o discurso amoroso, e outro sobre o ambiente corporativo.
O capítulo que eu mais gostei foi o intitulado "O peso do silêncio", que começa com uma citação de Platão: "O sábio fala porque tem algo a dizer; o tolo, porque tem de dizer alguma coisa", e em seguida discorre sobre quando NÃO falar, e sobre como usar o silêncio (incluindo as pausas) para reforçar o discurso.
Em termos de aprendizado, eu gostei do capítulo "Em busca do sim", que fala sobre o convencimento, e do apêndice 2, um guia de objeção e refutação.
Em resumo, "Como falar bem em público" me pareceu um excelente livro para quem precisa falar em público freqüentemente, mesmo que não tenha dificuldade com isso, já que não trata só daquelas técnicas de expressão e discurso, e busca até mesmo temas espinhosos como convencimento, argumentação e refutação. Recomendo!
Leia também:
- Criando apresentações efetivas – e mantendo a platéia acordada
- Controle remoto para apresentações - com seu celular
- Falar em público: várias modalidades de ensaios para ajudar a superar o medo
- Falar bem em público: Como transmitir a idéia certa sobre você em apresentações e reuniões
- 10 dicas: Como NÃO fazer uma excelente apresentação
- Powerpoint é só o começo: 7 dicas extras para apresentações impecáveis
- Como estar preparado para sua apresentação em sala de aula
- Apresentações e discursos: mais meia dúzia de dicas
Comentar
Comentários arquivados