Mudança de apartamento: como sobreviver, parte 1

Mudanças podem ser oportunidades, mas geralmente também são grandes e custosos desafios. Algumas pessoas gostam, outras detestam, e boa parte delas concorda que 4 mudanças equivalem a um incêndio.

Mas, como quase tudo na vida, a mudança pode ficar muito mais fácil e prática se você planejar adequadamente, agir de modo eficiente no momento correto, e empregar as lições aprendidas anteriormente, seja por você mesmo ou por outros.

Estou em processo de mudar de apartamento na mesma cidade, algo que já fiz 4 ou 5 vezes anteriormente, e por isso já tive oportunidade de aprender minhas próprias lições, algumas das quais compartilho agora com vocês.

Você confere abaixo a parte 1, tratando sobre o planejamento, preparação e suporte à mudança. A segunda parte, com dicas específicas sobre o encaixotamento, sai ao longo da semana!

Leia também: Mudança de apartamento: como sobreviver, parte 2: o encaixotamento.

Como se mudar com efetividade: planejamento, preparação e suporte

  1. Faça um inventário: antes de mais nada pare e calmamente faça uma lista de tudo que acredita que vai precisar levar, dando prioridade aos itens de maior volume e peso (móveis, eletrodomésticos, etc.), mais importantes, mais valiosos e mais frágeis (enfeites, obras de arte, lâmpadas fluorescentes, etc.). A lista irá ajudar a fazer várias das escolhas que você terá pela frente, e servirá para o controle operacional também.
  2. Avise aos amigos o quanto antes: Mesmo nos casos em que você não precise de uma mãozinha para carregar a mobília, avisar é sempre bom: nessa hora surgem boas dicas, eles podem ter caixotes, ferramentas das quais você vai precisar, podem ter tido boas (ou más) experiências com transportadoras, etc. Mas se você vai se mudar sem contratar uma empresa, não se iluda: exceto nos casos de ausência de mobília, é muito difícil carregar tudo sozinho. E se você estiver se mudando para longe, dará a eles mais oportunidade para uma iniciativa própria para se despedir, reforçar contatos, encerrar assuntos pendentes, etc. Mudar-se pode também ser (embora nem sempre - certamente não é meu caso) uma atividade traumática ou melancólica, e o contato com os amigos pode ajudar.
  3. Não deixe a geladeira surpreendê-lo: Na hora de desligar tudo para fazer a mudança, você pode perceber que não sabe o que fazer com o conteúdo da geladeira e do freezer. Assim que souber que vai se mudar, dê uma olhada no que tem na sua geladeira ou freezer, e comece a consumir o que desejar, e puder, para não ter de transportar. Doe ou distribua o que não for consumir, a não ser que faça questão de levar consigo - mas dá trabalho (e pode ser um risco à segurança alimentar) transportar seus congelados, exceto se for em distâncias bem curtas! Lembre-se também de consultar o manual da sua geladeira ou freezer, porque às vezes eles precisam ser desligados algum tempo antes do transporte, para evitar problemas com os fluidos de refrigeração.
  4. Tome cuidado especial com cães e gatos: Ter uma medalhinha com o seu telefone pode não servir para nada se eles se perderem durante a mudança e você não for mais usar aquele número. Pense bem em como acomodá-los durante a mudança, como transportá-los em segurança e com conforto, e como assegurar que eles estejam bem identificados caso se extraviem, especialmente em trânsito.

  5. Separe uma caixa (ou sacola) pessoal para cada morador: Cada pessoa deve ter uma caixa, reservada desde alguns dias antes da mudança, para colocar roupas suficientes para 2 dias, os remédios que toma regularmente, higiene pessoal básica, um livro ou algo que use para desestressar, e outros itens de que possa precisar antes de abrir todo o restante das caixas, ao chegar no destino. Isso vai facilitar a vida de todos, e reduzir a necessidade de abrir caixas antes da hora de guardá-las com eficiência.
  6. Tire fotos digitais dos móveis montados: Se você mesmo vai se encarregar de desmontar e montar os móveis, tire fotos (pode ser até com o celular) dos detalhes da montagem, mostrando o que encaixa em que, onde vai cada parafuso, acessório, etc. Na hora de montar, às vezes o processo é menos óbvio do que deveria ser, e as fotos podem servir para tirar suas dúvidas.
  7. Atenção aos acessórios de montagem e parafusos: ao desmontar móveis para o transporte, coloque todos os acessórios de montagem dele em um plástico resistente, etiquete este plástico, feche bem, e prenda com fita adesiva a alguma peça grande do mesmo móvel. Se você guardar separadamente, ou se juntar tudo em uma só caixa, já era.
  8. Ferramentas e acessórios para a montagem: Coloque em uma caixa especialmente visível e facilmente encontrável todas as ferramentas e acessórios (como extensões de tomadas, adaptadores, etc.), bem como produtos de limpeza pesada, que serão necessários imediatamente após chegar ao novo endereço. Coloque-a por último no caminhão, para ter certeza de que ela será uma das primeiras a chegar ao novo endereço.
  9. Agende e orce tudo com antecedência: Se você vai precisar de montadores, carregadores, transportadores, instaladores, frete, carreto, caminhão de mudança, etc., o melhor negócio é acertar tudo previamente, pegar um orçamento por escrito, e preocupar-se bem menos depois. Uma mudança pode ser um processo intrincado, com uma série de envolvidos e interessados (a sua família, a companhia de luz, a telefônica, gás, água, banda larga, transportadora, imobiliárias, condomínios, vizinhos, etc.), alguns dos quais prestam serviço para você, e são pré-requisito para que os demais possam também desempenhar seus papéis - portanto, a atenção ao cronograma é fundamental.
  10. Divulgue bem o seu novo contato: por mais que você se esforce, não vai conseguir comunicar a todos os possíveis interessados sobre a sua mudança. Avalie se as pessoas que possam ser procuradas como referência (sua empresa, o zelador, porteiro, síndico, vizinho) devem ser informadas sobre seus novos contatos, e combine com alguém para receber e encaminhar o que chegar pelo correio nas primeiras semanas. Verifique se pode manter seu telefone por mais um mês, usando o recurso de correio de voz da operadora - se possível, com uma mensagem gravada dizendo seu novo número de telefone, além da opção para que a pessoa deixe o recado dela.

Uma dica extra é aproveitar a oportunidade de limpeza e renovação. Ao mudar, você desloca tudo o que tem em sua casa, e pode fazer uma revisão do que ainda quer levar consigo, o que pode ser melhor aproveitado por outra pessoa, e o que não precisa mais ser carregado. Não leve para a nova casa objetos que não tragam valor à sua vida!

Leia também: Mudança de apartamento: como sobreviver, parte 2: o encaixotamento.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: