Assinante compulsivo? Veja 7 dicas para maior efetividade na leitura de feeds RSS

O leitor Rafael Rezende (rafaelsrcΘgmail.com) entrou em contato sugerindo um artigo sobre como organizar melhor o acompanhamento e leitura de feeds de blogs e sites, por ter enfrentado recentemente esta demanda. Na ocasião, ele descreveu:

Recentemente enfrentei um sério problema com a leitura das minhas notícias por meio de feed. Como sou um "assinador compulsivo" minha lista, mesmo que dividida e organizada, estava enorme, o que impossibilitava completamente a leitura, ainda mais com o meu tempo reduzido. Outro problema era a ordem de leitura, sempre começava pelas notícias amenas e acabava não tendo tempo para ler o que realmente me interessava profissionalmente.

Então resolvi dar um jeito e reduzir ou melhor, tornar essa ferramenta produtiva. Tanto restringindo o número de assinatura como adotando uma certa disciplina na forma de leitura começando sempre pelas profissionais.

Como ele havia acabado de resolver o seu próprio problema (que, tenho certeza, muitos outros leitores também já enfrentaram, eu inverti o sentido da solicitação, convidando ele próprio para escrever o artigo, descrevendo sua solução, para publicação aqui no Efetividade.net.

Ele aceitou meu convite e estruturou seu texto na forma de 7 dicas ou sugestões, que você confere a seguir.

Organizando a leitura de feeds RSS

por Rafael Rezende (rafaelsrcΘgmail.com), blogueiro convidado

Aqueles que já estão acostumados com a leitura de notícias e acompanham sites por meio de RSS já devem ter se deparado em algum momento com uma certa compulsão por cadastrar endereços em seus leitores.

De nada adianta poder ler notícias em tempo real se você possui uma lista interminável de fontes, a ponto de chegar oa dilema: ou você se torna muito improdutivo para dar conta de todas ou não lê nenhuma.

Esta é mais uma lista de como "organizar e racionalizar" e claro, inclui o princípio básico de todas as listas, planejamento.

1 - Definir prioridades, planejar: Se você não é colecionador de carros antigos em miniatura, não vai ser importante para você assinar um blog ou fórum sobre o assunto. Definir prioridades significa escolher o que é importante para você, o que gira em torno da sua vida e será realmente útil. Jogue fora tudo que é mera curiosidade, ou melhor, nem tudo, aguarde o item 3.

2 - Evite duplicatas: Ao se cadastrar em muitos endereços, você pode ler a mesma notícia várias vezes. Procure pelo site que faz a melhor seleção sobre o assunto, ou o blog que mais lhe agrada. Os outros você pode guardar como favoritos (item 3), visitando-os se precisar de mais informações sobre o assunto.

3 - Use os favoritos, guarde os menos relevantes. Uma conseqüência do primeiro e segundo itens. Usar os favoritos significa ter um lugar para aqueles endereços que podem lhe ser úteis no futuro, mas só valem um acompanhamento eventual.

4 - Organize, separe. Uma inscrição sobre informática normalmente teria uma pasta com esse nome ou como tecnologia, ou os mais entusiastas teriam várias pastas para esse tema. Na verdade um tema relacionado poderia ter utilidade acadêmica, profissional ou somente como diversão. Separe seus endereços em pastas com assuntos relacionados com o seu "dia-a-dia", como: Profissional, Acadêmico, Diversão, Pessoal... Essa forma de divisão é importante para o próximo passo, disciplinar sua leitura.

5 - Tenha um padrão de leitura, discipline. Se você dispõe de pouco tempo deve organizar sua leitura por horários disponíveis ao longo do dia. Defina aqueles que você deve ler integralmente, aqueles que podem ser lidos posteriormente e os que podem ser descartados. Dê preferência aos tópicos de assuntos profissionais ou acadêmicos, deixe por último aqueles sobre "hobbies" ou "entretenimento". Estes últimos, por serem leituras "mais fáceis", podem atrapalhar os que são mais importantes. Mesmo que você tenha muito tempo, até para ler as notícias em tempo real, não se engane, você pode estar deixando de fazer algo importante ou de ser mais produtivo para acompanhar suas notícias. Se organizá-las, só precisará de algumas visitas para estar atualizado com tudo que precisa.

6 - Não acumule, descarte. Se você ficar dois dias sem internet é provável que, quando volte, seja impossível dar conta de todas as atualizações. Acumular notícias não lidas vai atrapalhar sua leitura futura, de notícias importantes, em algum ponto pode te fazer desistir da ferramenta. Leia o que for importante, se sobrar algum tempo leia as outras notícias, se notar que não dará conta, marque como lidas.

7 - Escolha um bom leitor. Pode ser um programa leitor específico, leitor de e-mails e até mesmo o menu de favoritos do seu navegador. Escolha um que tenha uma interface agradável e bem organizada, tenha uma política de segurança e não seja pesado. Para mim, a melhor opção é usar um leitor online como o Google Reader ou o Bloglines que permitem a leitura de qualquer computador, o armazenamento online de notícias importantes e compartilhamento.

Ao fim, a idéia mais importante é que a leitura das notícias deve ser confortável, mesmo ao retornar após dias sem acesso.

(por Rafael Rezende (rafaelsrcΘgmail.com), blogueiro convidado)

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: