Na prática: o que você faz pela preservação do meio-ambiente?

Quer tal praticar ecologia da porta da rua pra dentro?

Ativismo ecológisco e eventuais radicalismos à parte, é visível a degradação ambiental que o estilo de vida da nossa sociedade causa, em escala global. Participar de movimentos e grupos de ação, difundir slogans, contribuir com causas diversas e agir em grande escala é importante, e felizmente há pessoas dispostas a fazê-lo.

E todos nós podemos fazer nossa parte também em escala local - mas às vezes é mais fácil ir a uma passeata do que reduzir o tempo e a temperatura do banho diário, ou começar a descartar pilhas e baterias em coletores especiais, ou desligar os equipamentos elétricos quando não estiverem em uso.

A vizinha e amiga Carla andou publicando uma lista de passos para proteger a vida na Terra, direta ou indiretamente - e alguns deles, como levar sua própria sacola ou caixa ao mercado, parecem mesmo bem mais difíceis do que se limitar a bradar contra a caça às baleias.

A ênfase é a frugalidade e o uso de produtos locais, reduzindo a necessidade de produzir e transportar supérfluos ao longo de todas as cadeias produtivas. Selecionei 3 itens, para dar uma idéia do texto dela:

  • Evitar comida pronta. Entre comprar um pão ou fazer, eu faço. A não ser que o pão vá estragar por falta de boca para comer. Isso evita o gasto de energia da embalagem, o transporte, da produção industrial. Fora que fazer pão é uma delícia. Isso serve para tudo, inclusive para suco concentrado e sopa de pacote.
  • Olhe o peixe que você come. Cação, salmão, atum: a gente vai ficar sem daqui a pouco, se continuar do jeito que a coisa vai. É melhor comer tilápia, que é macia e saborosa.
  • Passe um mês sem comprar nada além do necessário. Você precisa comprar um sapato por mês? É, eu também não. E aquele livro que você comprou, não poderia emprestar da sua amiga? Ficar um mês sem comprar nada além do necessário (comida, combustível, material de higiene) é uma ótima experiência, e você ainda economiza pra viajar no fim do ano!

Veja o texto completo, e os links selecionados pela Carla, em "Uma vida mais verde é possível?".

Leia também: Economizar energia: 7 dicas para diminuir a conta e preservar o meio-ambiente.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: