"O general inteligente vence suas batalhas com facilidade" (Sun Tzu)

Sun Tzu, que no século 4 a. C. escreveu o livro que hoje conhecemos como "A Arte da Guerra" (que você deveria ler, ou reler, se ainda não o fez), escreveu:

O que os antigos chamavam de um general inteligente era aquele que não somente vencia, mas que primava por vencer com facilidade.

As vitórias pela inteligência parecem fáceis, do ponto de vista de quem observa, mas em geral demandam bem mais planejamento e preparação - esforços que o observador casual não percebe, ou não associa à vitória que observou.


Sun Tzu

Já tive minha cota de chefes que abriam mão de vitórias certas, usando expressões como "mas assim é muito fácil", ou "mas assim qualquer um faz".

Quando se conhece claramente o objetivo da organização, uma "vitória fácil" que a deixe mais perto de sua missão, ou de realizar sua visão, é algo desejável.

Abrir mão de um plano vitorioso pela preocupação de que vai parecer, ao observador externo, uma vitória fácil demais pode ser sintoma de insegurança, ou de fogueira das vaidades, colocando seu próprio ego acima dos objetivos da organização.

E o pior: muitas vezes essa atitude significa gastar uma série de recursos que seriam desnecessários, para atender a alvos secundários (mas vistosos), que acabam ficando (sob o ponto de vista do gestor) mais importantes do que o objetivo original.

Na próxima vez que você vir um plano simples ser descartado em prol de outro que envolva mais holofotes e fogos de artifício, lembre-se de Sun Tzu e procure influenciar as pessoas ao seu redor para que pensem mais claramente nos objetivos envolvidos, antes que acabem chegando a uma vitória de Pirro!

Para completar, mais um trecho da Arte da Guerra:

Se não for do interesse da Instituição, não aja. Se não tiver condições de vencer, não recorra ao conflito armado. Se não estiver em perigo, não desencadeie as hostilidades.

Se não agüenta o calor, não fique na cozinha!

Saiba mais: A Arte da Guerra (336 páginas, Ed. Martins Fontes).

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: