Produtividade e a busca míope pela ferramenta perfeita

Você dedica bastante tempo e esforço a buscar as ferramentas perfeitas para a sua produtividade pessoal?

Se sim, certifique-se de estar fazendo isso pelos motivos certos. E a razão é simples, embora muitas vezes demoremos a perceber: quando já temos ferramentas suficientemente boas, o ganho que uma ferramenta ainda melhor pode trazer muitas vezes não compensa o esforço de continuar testando novas ferramentas.

Existe pelo menos uma razão válida para continuar testando mesmo assim: satisfazer o gosto pessoal por testar ferramentas. Mas assuma que é por isso, senão você acaba aumentando as suas chances de chegar a uma dessas 2 situações adversas:

a) frustração por perceber que, mesmo com ferramentas cada vez mais aperfeiçoadas, sua produtividade geral não aumenta mais

b) auto-engano ao ficar mudando as métricas da produtividade pessoal, descontando do total o tempo, esforço ou dispêndio dedicado às novas ferramentas, para sentir que este esforço está sendo "justificado".

Trocando em miúdos: se você já encontrou métodos, técnicas e ferramentas de organização e produtividade pessoal que funcionam bem para você (por exemplo, o GTD, ou o Remember the Milk, ou o Hipster PDA), relaxe um pouco e colha os frutos, sem ficar na azáfama de testar mais métodos para ver se algum deles vai tornar você hiper-eficiente.

Ao estudar Qualidade, usualmente aprendemos (com uma longa série de números) que aumentar o nível de qualidade de 99% para 99,5% é muuuuito mais caro do que aumentar de 90% para 99%. E com a nossa produtividade pessoal, a relação de esforço é similar.

Não estou dizendo para você se contentar com os 99,99% - em geral, todo mundo quer perseguir 100%. Mas não faça isso sem perceber, e nem pelos motivos errados!

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: