Exemplo de efetividade: comunicações entre abrigos na enchente em SC
A notícia vem do blog Alles Blau, que traz as últimas notícias diretamente de Blumenau, um dos municípios mais afetados pela catástrofe climática aqui em SC:
Para facilitar a comunicação entre os 58 abrigos ativados em Blumenau (numero atualizado em 29/11 às 22h) a Vivo doou 61 telefones celulares para a Operação Esperança. Os equipamentos permitem ligações gratuitas entre todos os telefones móveis da Vivo, com prefixo 47.
A doação aconteceu em parceria com a Nokia, responsável pela fabricação dos equipamentos. Os telefones entrarão em funcionamento, após serem distribuídos aos responsáveis pelos abrigos, nesta segunda feira, 01/12.
Tenho certeza de que são muitos os exemplos similares - eu mesmo acompanhei casos de empresários doando (em silêncio, geralmente) produtos, materiais ou serviços de suas empresas para o apoio aos desabrigados e a reconstrução das cidades afetadas, e tive o prazer de participar e apoiar em uma ou duas ações do tipo.
Situação em Itajaí
Mas o exemplo da Vivo é emblemático: quando há um número tão grande de organizações com número considerável de participantes voluntários e espontâneos, e prestando um serviço cuja importância é tão crucial para quem o procura, a comunicação é um dos problemas essenciais para que possa haver ações coordenadas, controle e alguma eficiência.
O custo - tanto dos aparelhos quanto do oferecimento de ligações gratuitas - para quem os ofereceu é marginal, o resultado para a comunidade afetada é enorme, e ainda gera alguma visibilidade positiva para a empresa - especialmente se considerarmos que a iniciativa da divulgação do fato partiu da prefeitura de Blumenau, e não da Vivo.
Parabéns, e que sirva para inspirar quem mais esteja interessado em contribuir da forma como puder para ajudar a transformar a situação existente, bem dentro do conceito de efetividade adotado neste blog.
Comentar
Comentários arquivados