Nokia N95: atualizando (grátis) o software do seu smartphone

O N95 é um celular (ou seria smartphone?) fora do comum no que diz respeito aos seus recursos, e o seu modelo original (conhecido como N95-1, e antecessor do N95 de 8GB lançado este ano no Brasil) permanece popular apesar da presença de sucessores, incluindo o N96, e (embora leve um baile em uma série de outros recursos) tem até alguns diferenciais positivos em relação ao campeão de hype iphone, da Apple.

Curiosamente, o N95-1 (lançado em 2007) tem até mesmo alguns diferenciais positivos em relação a seus sucessores. Isso não significa necessariamente que ele é superior ao N95 8GB ou ao N96, mas o slot para cartão MicroSD e a tampa que pretege fisicamente a lente da câmera certamente são vantagens que quem fez upgrade de modelo pode sentir falta (embora certamente aprecie a memória extra e bateria mais capaz, entre outras vantages).

Para mim, feliz usuário de um N95-1, o que mais faz falta nele em relação aos modelos mais recentes de celulares NSeries da Nokia é a versão atualizada de seu sistema operacional e aplicativos. Mas felizmente a Nokia se esforça por mitigar esta situação, oferecendo de vez em quando um upgrade do software e do firmware do aparelho. Embora essas atualizações não coloquem no N95 a versão corrente do sistema, elas incorporam uma série de melhorias, tornando possível aproveitar melhor o aparelho.

A atualização mais recente do firmware para o N95 foi lançada em setembro, mas eu, como a maioria dos usuários, não a apliquei imediatamente. Mas na semana passada eu resolvi fazê-lo, e ela fez tanta diferença positiva, que resolvi compartilhar com vocês, até mesmo para sugerir que verifiquem se o seu celular para ver se conta com oportunidades semelhantes - mas com cuidado, seguindo as recomendações dos fabricantes e da operadora, com atenção ao backup, à garantia, e aos termos de uso do seu suporte ;-)

O que mudou?

As alterações que mais me agradaram foram a maior duração da bateria e o menor tempo de espera ao ligar o aparelho e ao entrar em diversos de seus aplicativos. Dizem que a fidelidade das cores das fotos também melhorou, mas eu não tenho olho suficientemente bom para perceber ;-)

Mais novidades:

  • Uma opção para facilitar o compartilhamento on-line dos conteúdos (fotos, vídeos, etc.) do celular, usando serviços comuns como o Flickr e o Vox.
  • Auto-rotacionamento da tela: se eu seguro o aparelho de lado, a imagem muda automaticamente para o modo paisagem, sem precisar apertar nenhum botão. É necessário ativar esta opção nas preferências, pois ela vem desligada. Anteriormente esta opção estava disponível apenas com um software de terceiros.
  • Novidades no visual (ícones e temas).
  • Vários novos recursos do Nokia Maps (não uso, mas quero testar).
  • Atualizações menores no tocador de música, no suporte a VoIP e no Flashlite.
  • Correções diversas.

Tem mais novidades relacionadas aos serviços da Nokia, como Nokia Search, Download, Ngage e Comes With Music, mas confesso que me interesso por elas menos do que o fabricante gostaria ;-)

Repito: para mim, a questão da bateria e da velocidade foram suficientes para justificar os 45 minutos de trabalho do upgrade. O resto são curiosidades interessantes ;-)

Como eu fiz?

Eu comecei pelo backup. O N95 tem, em seu aplicativo "Memória", a opção de fazer um backup completo no seu próprio cartão micro SD, e foi a essa opção que eu recorri.

Neste procedimento, o backup não é apenas uma precaução: ele é necessário. O procedimento apaga 100% dos seus dados e configurações, e se você não tiver um backup para recuperar após o fim do upgrade, perderá tudo: tema, agenda, compromissos, aplicativos, etc.

Aliás, os aplicativos são um capítulo à parte: se você instalou aplicativos de terceiros, eles serão reinstalados após o primeiro boot, e é possível que alguns deles não possam ser, devido à expiração de seus certificados. A solução comum é removê-los e procurando uma versão atualizada.

Depois, entrei no site brasileiro da Nokia e segui as instruções de lá, sem erro. Mas minha sugestão é que você leia o seu manual e as instruções da sua operadora antes de começar.

Depois do upgrade

Ao final, o primeiro boot é looooongo, porque ele faz a reinstalação dos aplicativos que você tenha instalado anteriormente. Para os que deram erro, eu simplesmente removi para depois procurar uma versão atualizada.

Só não deixei para depois os 2 programas essenciais do meu N95:

  • a prática calculadora Calcium;
  • o compactador de tempo de espera em filas e ante-salas Frozen Bubble.

Quando completei, ativei nas preferências o auto-rotacionamento, e pronto: sistema atualizado, mais rápido e gastando menos bateria!

Procure o fabricante do seu celular e verifique se este tipo de recurso está disponível para você. Se não encarar a complexidade do procedimento, procure um cunhado mais geek para uma pizza, e pronto. Mas faça com cuidado, porque esta é uma das ocasiões em que um problema ou um erro podem resultar em colocar seu aparelho fora de combate permanentemente, ou necessitar de serviços que podem não estar cobertos pela garantia e podem demorar semanas ;-)

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: