Que tal uma geral no seu guarda-roupas motivada pela oportunidade de doar aos desabrigados em SC?
O verão está começando, e já seria o momento natural de revisar o seu guarda-roupa. Muita gente guarda por anos a fio peças de roupa que nunca mais pretende usar, quando poderia perfeitamente dar utilidade a elas, ou doá-las a quem precisa.
E o pior: estas roupas, cobertores, toalhas e outras peças tornadas inúteis ocupam espaço e ficam no caminho sempre que você quer escolher o que usar.
Vendo ao meu redor a tragédia climática que se abateu sobre o meu estado, já aproveitei e refiz a revisão do guarda-roupa, que havia completado recentemente, ao me mudar. Encontrei até mesmo algumas peças que não usaria antes do próximo inverno, e sei que poderão ser muito mais úteis às dezenas de milhares de pessoas que ainda estão em abrigos e não terão para onde voltar - na região de Blumenau, devido à situação do solo (as equipes dizem que lembra a consistência de sorvete derretido), em muitos casos as pessoas não perderam somente as casas: o próprio terreno não existe mais, ou não será mais capaz de sustentar uma edificação.
Deslizamento em Gaspar
Como estou em SC, não foi difícil fazer a entrega deste material em um posto de coleta. Para quem está mais longe, talvez dê mais trabalho. O G1 explica como doar alimentos, água, roupas e materiais em alguns estados. As Universidades Federais e Escolas Técnicas Federais e CEFETs também estão funcionando como postos de arrecadação. E de modo geral, se você ligar para a Defesa Civil de sua região (usualmente pelo fone 199), será orientado como proceder. Claro que também é possível contribuir via depósito bancário.
Vale olhar também a lista das necessidades básicas de materiais dos abrigos, até mesmo para ver que a lista dos alimentos considerados não-perecíveis é bem mais ampla do que muitas vezes imaginamos.
Agora, voltando ao tema da organização do guarda-roupa, ficam as dicas abaixo, recicladas de um artigo anterior:
Marque na sua agenda para algum dia desta semana, e dedique duas horas a rever cada uma das prateleiras, cabideiros e gavetas. Compre alguns cabides extras, vista-se confortavelmente, com uma roupa que permita provar as peças sobre as quais você tiver dúvida se ainda servem ou não, e já separe duas ou 3 caixas médias para separar as peças que não retornarão ao guarda-roupas. Veja abaixo como fazer.
Organizando o roupeiro
Para melhores resultados, você tem que tirar 100% das peças do guarda-roupa. Dê atenção especial às seguintes categorias:
- Roupas que não servem mais: Muito grandes, ou muito apertadas. Decida o que quer fazer com elas, mas não as coloque junto com as que servem. Se achar que é cedo para doá-las, coloque-as em uma caixa e guarde-as em separado, para não ficarem no caminho a cada vez que você for escolher o que quer usar.
- Peças que você precisa, mas raramente tem oportunidade de usar: coloque-as fora do caminho, em um canto. Se estiverem em cabides, tente arranjar algumas capas plásticas (aquelas que as lavanderias usam para proteger peças em cabides) para preservá-las melhor. Aproveite e avalie se não está na hora de mandar lavá-las!
- Peças puídas ou que perderam a forma: esticadas, tortas, elástico "cansado"? Separe-as e livre-se delas. Avalie se ainda estão em condições de uso para doação, ou transforme-as em estopa.
- Peças manchadas ou desbotadas: A não ser que seja uma camiseta de dormir ou aquela que você usa para lavar o carro, você precisa tomar uma decisão: ou vale a pena tentar tirar a mancha, ou a peça tem de sair definitivamente do guarda-roupa.
- Peças da estação passada: O verão está começando, e está na hora de rever com atenção as peças de inverno. Separe (e doe) as que você tem certeza de que não irá usar no inverno seguinte, e avalie quais das que sobraram (especialmente roupas de cama) estão precisando ser lavadas antes de ser guardadas.
- Cama, mesa e banho: Você não tem toalhas demais? E lençóis? Se faz muito tempo que não usa alguns deles, pode ser a hora de se livrar deles.
Quando terminar o emagrecimento do guarda-roupa,é hora de recolocar tudo, mas agora repensando o uso do espaço. Coloque primeiro as peças usadas com mais freqüência, dando a elas os melhores espaços, e depois use as sobras para armazenar as peças usadas mais raramente.
Comentar
Comentários arquivados