Do leitor - 43 Fichas: alternativa para organização pessoal

Indicação de José de Paula E. Junior (coredump):

Faz um tempo que eu leio sobre a ‘metodologia’ GTD para gerenciar as coisas a se fazer na vida. O Lifehacker é um grande adepto e o Efetividade.net do Augusto Campos é um poço de win sobre o assunto, praticamente um espelho do 43 Folders que também é fantástico. O GTD é descrito no livro homônimo de David Allen e descreve formas interessantes e bem pensadas de aumentar a produtividade e melhorar o controle do tempo, das coisas a se fazer e de projetos em geral. O livro foi traduzido e pode ser encontrado no Brasil com o nome A Arte de Fazer Acontecer.

Uma das coisas que ele descreve no livro é um sistema de organização/arquivamento chamado tickler file ou mais famoso como 43 Folders (43 Pastas). É um sistema engenhoso, mas quando eu pensei bastante achei que ia gastar espaço demais, então criei um sistema parecido usando um fichário de pinho 5×8 e divisórias numeradas de 1 a 31 e com os 12 meses do ano:

No link abaixo, publiquei um texto descrevendo como eu adaptei a idéia do 43 Folders para usar um fichário menor e mais compacto.

Referência: http://core.eti.br/2008/11/30/43-fichas/

O Efetividade.net registra seus agradecimentos a José de Paula E. Junior (coredump) pelo envio deste material.

Comentar

Comentários arquivados

Artigos recentes: